22 de junho de 2007

O SALTO - parte 16

- Chantal, peço-te imensa desculpa, mas essa não é de facto a minha forma de estar. Foi um impulso estúpido, porque nem sequer pensei que me ias alimentar a imaginação de te poder ter.
Chantal olhava-me agora com ternura. E continuei – Vou-te contar uma coisa. Tive uma educação cristã. Os meus estudos foram feitos num Seminário. Eu queria ser padre. Não aconteceu por acaso. A minha formação humana e cultural não tem nada a ver com aquela ordinarice, com que te presenteei. Não tenho palavras! As minhas desculpas!
- Olha Alain, também eu te vou contar um pequeno segredo. Acabaste de ganhar a minha admiração. Tenho trinta e seis anos. Sou uma mulher casada. Não tenho filhos. O meu marido é um homem extraordinário e é membro do Governo. Mas, ouve bem. Eu não sou nenhuma puta. Trataste-me com tal. Trouxe-te comigo porque senti uma atracção por aquilo que se escondia por detrás do teu olhar. Mas a vida não é assim. Tens de aprender a olhar à tua volta e a comedir as palavras. És um puto cândido. Não te percas.
Estava estarrecido e acabrunhado. Limitei a olhá-la. Apetecia-me beijá-la, como amiga.
A nossa patética figura em roupão, estava já desajustada do contexto.
- Alain, vamos ficar assim. Amigos! Está bem? Podes vir visitar-me quando quiseres e vamos ficar grandes amigos. Mas … pode ser só assim?
Já em ré menor, fomo-nos descobrindo e fazendo projectos do que poderia vir a ser aquela amizade. Ofertou-me conselhos. Escolhi roupa do marido. Recebi cem francos e a promessa duma amizade duradoira.
Fiquei mais menino e vergado ao peso do opróbio, lacrimejei nos seus braços.
Levou-me à porta, encostou o indicador direito nos meus lábios, beijou-me a boca que o seu dedo separava da sua e murmurou envergonhada:
- Alain!.. Talvez um dia …!!!

2 comentários:

Carla D'elvas disse...

a tua CHANTAL é uma grande MULHER.
a AMIZADE é o valor mais importante nas relações humanas.
ter um AMIGO é realmente ter um TESOURO.
encantei-me com a CHANTAL e com o ALAIN :)
conta-me..."estórias"! mais!!!

RS disse...

Alain- O Intrépido.

Mestre Kim quero redimir-me por não ter comentado (mas já o fiz) o post de 17 de Abril. Provavelmente não comentei logo na altura e depois passou. Mea Culpa.

https://www.blogger.com/comment.g?blogID=5415260316548407605&postID=6757809921829044318