1 de novembro de 2009

José Saramago - Cai(m)

Nunca me apeteceu descobrir Saramago.
Fi-lo agora, já que nunca é tarde para recuperar o tempo perdido.
Sabia da sua erudição mas o estigma do despedimento dos vinte e quatro jornalistas, que não eram da sua cor, no Diário de Noticias, nunca deixou de pairar na minha memória. É frio, distante, taciturno e às vezes até parece uma alma penada, daquele mundo em que não acredita. Arrasta consigo os dias de glória trazidos pela Terra do Pecado, nas Jangadas dos Conventos, nos Ensaios dos Elefantes, na Cegueira dos Evangelhos.
José Saramago, cada vez mais perto da eternidade, terá julgado que o seu nobelizado estatuto lhe permite todas as alarvidades.
Pode não haver Deus, pode não acreditar nele, pode dizer tudo o que pensa e pode escrever tudo o que quiser. Felizmente que estamos em democracia, onde cada um é livre de dizer o que pensa. Pois bem, mas podia também amenizar a arrogância com que projecta cada palavra.
Saramago, num tempo próximo, até poderá vir a ser considerado precursor da verdade anti-Deus, pelo safanão que deu nas mentes mais retrógradas, qual Lutero do século XXI, mas terá ultrapassado todas as marcas do socialmente correcto.
Poderá não acreditar em Deus, o que eu aceito e respeito, mas daí a mandar Deus à merda e dizer que Deus é um filho da puta vai uma distância incomensuravelmente maior que de Lisboa a Lanzarote. Se Deus não existe não terá mãe, certamente.
Uma salomónica sentença poderia dividir Saramago em dois. Dum lado ficaria a irritante figura humana. Do outro, o iluminado escriba.
O homem confunde-me. Quem serei eu ao lado de tão letrada figura, mas escrever os substantivos, mafra, versalhes, buckingham, abel, caim e tantos outros, umas vezes com letra minúscula, sem qualquer tipo de critério, e outras com letra maiúscula, não é de facto uma inovação literária nem faz parte do novo acordo ortográfico. Pode até ser um falso neologismo, mas é seguramente uma prova de que o seu estatuto tudo lhe permite.
Saramago conseguiu deslumbrar-me com a sua escrita e ao mesmo tempo conseguiu também a minha indiferença. O Velho Testamento nunca antes tinha sido tão glosado.
Saramago, de quem não se esperam cacografismos, escreve: Caim parou de ensilhar o jumento, (página 98) quando deveria escrever - Caim parou de encilhar o jumento. Ou o livro foi escrito a correr, porque proveitos eram precisos, ou cada vez tenho mais a noção de que nada sei, o que também é altamente verídico.
Até concordo com alguns ditames do escritor no que concerne à existência de Deus, nomeadamente o da violência com que Esse Deus castiga os seus servos, sejam eles inocentes ou culpados, o que me francamente me fustiga é a forma como ele O bane.
Efectivamente há passagens da bíblia profundamente controversas e essa é uma miragem que pairará sempre no caminho de todos os que acharem não serem senhores da verdade absoluta. A começar por mim!
Como eu talvez também estarei um dia, Saramago, aliás saramago, está gágá!

121 comentários:

Parisiense disse...

Pois eu já tentei ler 2 livros dele, mas francamente não consigo. Acho que de português tem pouco e se apanhei réguadas para escrever, fazer a pontuação e todas as regras gramaticais para agora ter de ler um fulano que não faz nada disso, ou eu vou ter de matar os meus professores (pelas réguadas e castigos que levei ) ou não leio o que esse senhor escreve.
Optei pela segunda porque francamente não entendo e até me incomoda a maneira como ele escreve ao que parece PORTUGUÊS.

Quanto ás polémicas dele tanto com a igreja como com a politica passam-me ao lado, porque simplesmente ignoro-o.

Beijokitas

Maria disse...

Kim

Li o "Memorial do Convento" e gostei. Li a "Jangada de Pedra", gostei menos. Não consegui ler na totalidade mais nenhum livro de saramago, até a ler "As pequenas memórias", pequeno livro, mais ou menos autobiográfico. Não gosto do homem, não gosto do escritor e continuo a dizer, que o prémio Nobel que lhe foi atribuído, não me deu a mínima alegria. Depois de Torga, Aquilino e Jorge Amado, terem sido postos de lado, porquê ele?
Não li, nem vou ler "Caim". Não vi, nem quero ver, a entrevista que deu. Como sabes, até não sou crente incondicional. Como disse Lobo Antunes, numa entrevista, que já vi duas vezes, estou como Hemingway, acredito em Deus, às vezes, à noite. Questiono-o muito.
Mas respeito a crença dos outros e não admito insultos a nada nem ninguém, sem lhe dar o direito de resposta.
O homenzinho deve pensar que ele, é deus. É triste perder a noção do rídiculo e chegar a um plano tão reles.
Subiu-lhe o Nobel à cabeça. Espero que a "pólvora" não lhe rebente o que resta dos neurónios.
Belo post, amigo.
Beijinho

Laura disse...

Ah, haja alguém que me faça entender, o porquê de eu, euzinha, pouco letrada até, mas, quando leio algo, sei se gosto ou se não gosto. E para mim isso é tudo.
Emprestaram-me um livro dele, ainda os miúdos eram miúdos, estavamos em tempo de praia, e o livro se não me engano era o Evangelho Segundo Jesus Cristo. Sentei-me na varanda na aragem da tarde, que corria na praia da Amorosa, comecei,nem foram precisas muitas folhas, para abrir os olhos desmesuradamente, é isto o livro tão badalado? esta gente enlouqueceu? Deram-lhe o prémio, um prémio que se costuma dar aos melhores Escritores do mundo, do Mundo, senhor!... Admite-se que se fale assim? Isso é a expressão de usar a liberdade para o que se quer? É isso? Ah, perdão, perdão meus queridos Avós, perdão pelos avós de todos, peço eu, pois não pode haver raça mais execrável do que esse Caim que blasfema e diz o santo nome de Deus, em vão!...

Kim, disseste a verdade, disseste o que sentiste, e não insultaste ninguém, mas o homem (ah, que bem me sabe por vezes ser surda e não poder ouvir o que essas mentes tacanhas falam e as deixam falar para milhões de pessoas ouvirem!... quando são palavras assim, nem entram em mim, nem quero saber do que eles dizem, e seja assim como Jesus dizia quando se referia á escumalha, Racca!... Dizem que jesus, perdoou a quem o matou, mas, nunca perdoou a quem o difamou!... Esperemos na Sua justiça, mesmo o pobre demente terá perdão, mas, até lá, terá de engolir as palvras insultuosas que falou!... Realmente, ele é que é um CAIM! e demente, demente...Não vês o seu aspecto? A sua forma de falar. Nem me rala que atacsse a Igreja, que essa já nada me diz, é uma Entidade como outra qualquer, mas falar assim? Não, Nem ele nem outro que seja, tem o direito de falar da forma que o fez, porque a liberdade de expresão, foi-nos dada para, com educação e maneiras, falar decentemente, seja lá do que for!...
Beijinho, e, está lindo este post, porque a revolta deve morar nas almas solidárias... laura

Osvaldo disse...

Kim;
Pela primeira vez o meu comentário será curto...

Conheço pouco, muito pouco da literatura espanhola e dos escritores espanhóis!... por isso não tenho opinião sobre este senhor...

Na próxima fala de escritores do nosso país.

Um abraço para ti e para o Luis e bjs para a Luisa.

da Ana e Osvaldo

Teté disse...

Bom, na verdade concordo contigo em relação ao saramago, como homem: é prepotente (também não me esqueci da história do DN), sizudo, antipático e muito arrogante.

Nunca consegui ler um livro dele, daí não ter opinião sobre os seus livros - mas se não estava a gostar, precisamente pela falta de pontuação, parágrafos e tal, não vou ler por mais prémios Nobel que ele receba. Ler, para mim, é prazer, quando não é fecho o livro e parto para outro.

Concordo que tem de ser feita a dicotomia entre o escritor e o homem: pode-se gostar muito de um escritor e ele ser um traste como ser humano, ou vice-versa.

Agora mantenho que ele tem direito a dizer o que bem lhe apetece, que a liberdade de expressão não significa que tenhamos todos de ser politicamente correctos e ter a mesma opinião. Ele continua a ser politicamente incorrecto (como sempre foi), não vejo nisso nenhuma incoerência ou senilidade. Creio até que tem um certo prazer em espicaçar a Igreja, e esta tem dado "bola", o que redunda numa publicidade gratuita, tanto para os livros dele como para a Bìblia... ;)

E, como bem sabes, os jornalistas quando têm poucas notícias (o novo governo ainda não tinha sido divulgado), adoram uma "boa" polémica para aumentar audiências televisivas ou as vendas dos jornais...

Beijocas, Kim!

Je Vois La Vie en Vert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Je Vois La Vie en Vert disse...

Boa, Osvaldo ! Gostei !

Querida amigo Kim,

Este jogo todo de marketing que fez o saramago (já agora sem maiúscula...) resultou em mim numa vontade de comprar um livro que não tinha em casa : a Bíblia (aliás foi o Leo que mo ofereceu ontém tendo comprado na igreja onde cantei) mas o tal escritor "espanhol" não vai receber um tostão meu de direitos de autor !
Não acredito que esteja gagá, acho que pensa que ele é deus.
E está redondamente errado porque Deus (que se escreve com maiúscula) nunca ofendeu ninguém. Não aprecio a falta de respeito, ainda menos quando se trata de convicções das pessoas.

Como dizes, podia ter criticado a igreja mas não Deus, ainda por cima se para ele não existe !

Ainda hoje o pároco disse que exigimos que Deus esteja ao nosso serviço, pedimos-Lhe tudo e quando não recebemos o que esperamos, dizemos que Ele é mau ou que não existe. É fácil, não é ?

Vou fazer com o tal "espanhol" como faço com a "brasileira" : ignoro-os.

Beijinhos

Verdinha

Je Vois La Vie en Vert disse...

Normalmente, não alinho muito nestas coisas mas hoje decidi fazê-lo :
Escolhi-te para o desafio rápido.
Queres participar e eventualmente ganhar um livro ?
Então vá ao meu "Coffre des Trésors" :

http://jevoislavieenvert3.blogspot.com

Beijinhos

Verdinha

Anónimo disse...

.......bem já era impossivel ler os livros dessa criatura, mas realmente só mesmo a demência ou o facto de estar esclerosado, podem justificar semelhante livro.......é caso para dizer: senhor Saramago QUE DEUS NA SUA INFINITA JUSTIÇA LHE PERDOE....

Carla D'elvas disse...

Eu leio a Bíblia e leio José Saramago. E sei, também, que se lesse a Bíblia na União Soviética tão acarinhada pelo senil Saramago seria enviada para o Gulag e o próprio Saramago não lhe poderia ter dedicado muito tempo. Como qualquer narrativa de um povo, há histórias de maus costumes, crueldade e do pior da natureza humana. Mas Saramago esqueceu-se de ver para lá da narrativa e perceber a mensagem de boa esperança que se retira da Bíblia. O problema dele é que lê a Bíblia e mete-a encafuada no seu sistema de valores - que só prevê o gulag, a tortura, o centralismo, o acefalismo da opinião. Em 1975, a despedir no Diário de Notícias, em 2009 a falar do que não sabe ler :(

Li Caim. O livro lê-se sem grande esforço até ao fim. É, também, o livro certo para por de lado ao fim da 3ª página.
Este livro é uma espécie de tentativa débil e muito fraquinha cheia de dichotes a armar ao engraçado, senti-me num livro que se consubstancia numa espécie de paródia mal parida ;)
O azedo Saramago tentou o humor fácil, quase brejeiro, aquele tipo de coisa insossa que não se espera de um Nobel (e culto escritor!).

Um grande beijo,

c :)

Anónimo disse...

“No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance ("Terra do Pecado"), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista "Seara Nova".
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal "Diário de Lisboa" onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do "Diário de Notícias". Desde 1976 vive exclusivamente do seu trabalho literário. “

POIS É, ISTO DE COMEÇAR OPERÁRIO METALÚRGICO E ACABAR PRÉMIO NOBEL DE LITERATURA, E AINDA POR CIMA ATEU, CUSTA A ENGOLIR A MUITA GENTE.
MAS A REALIDADE TEM DESTAS PORRAS
VÁ LÁ QUE JÁ NÃO HÁ FOGUEIRAS.

Os livros de José Saramago encontram-se publicados nos seguintes países: Albânia, Alemanha, Argentina, Áustria, Bangla Desh, Bósnia-Herzegovina, Brasil, Bulgária, Canadá, China (mandarim, cantonês), Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Cuba, Dinamarca, Emiratos Árabes Unidos, Eslováquia, Eslovénia, Espanha (castelhano, catalão, valenciano, euskera), Estados Unidos da América, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Guatemala, Hungria, Índia (índi, malayam, bengalí), Irão (farsi), Iraque, Islândia, Israel, Itália (italiano, sardo), Japão, Letónia, Lituânia, Macedónia, México, Montenegro, Noruega, Países Baixos, Perú, Polónia, Reino Unido, República Checa (checo, eslovaco), República Dominicana, Roménia, Rússia, Sérvia, Síria, Suécia, Suíça, Tailândia, Taiwan, Turquia, Uruguai. (53)

Os livros de José Saramago encontram-se publicados nos seguintes idiomas: albanês, alemão, castelhano, bengali, sérvio (cirílico), croata (latino), búlgaro, inglês, mandarim, cantonês, coreano, dinamarquês, árabe, eslovaco, checo, esloveno, catalão, valenciano, euskera, finlandês, francês, grego, húngaro, índi, malayam, farsi, islandês, hebraico, italiano, sardo, japonês, letão, lituano, norueguês, holandês, polaco, romeno, russo, sueco, tai, turco, esperanto.

PROVAVELMENTE O PORTUGUÊS MAIS CONHECIDO NO MUNDO DEPOIS DE CRISTIANO RONALDO. SEGURAMENTE ESTÁ NO GRUPO DOS MAIS ILUSTRES PORTUGUESES.
MAS TAMBÉM É NORMAL OS GRANDES PORTUGUESES SEREM MAL TRATADOS PELOS PORTUGUESES ENQUANTO ESTÃO VIVOS.
DEPOIS DE MORTO LOGO SE VÊ.
QUALQUER HOMEM É LIVRE DE NÃO QUERER MORRER NA “PAZ DO SENHOR”
FIQUEM COM DEUS EU NÃO.

FR

Kim disse...

MEU QUERIDO FR
O Maradona também era o melhor do mundo e como homem não presta para nada.
Entendo o teu ponto de vista e quando escrevi o artigo já imaginava o teu comentário, só que também esperava que tu te centrasses nas questões aqui focadas, já que a sua capacidade literária não deixa DÚVIDAS.
O que está em causa aqui é a postura do homem e as suas ditatorias intervenções.
Conheces mais alguém a quem se permita alterar por completo a lusa gramaticalidade e ainda por cima ser Nobel?
Como é evidente, sou eu que estou errado, mas se eu fosse escritor e me lembrasse de escrever de trás para a frente, contando com o beneplácito dos Deuses, talvez viesse a ser galardoado. Pela inovação e pelo arrojo.
Meu querido amigo, sabes bem que eu sou autêntico "nabo político" e tal como tu não acreditas em Deus, porque este não é vísivel, também eu não acredito naquilo que se diz e se não pratica.
Ora cá está um belo tema para deglutir aquando do próximo repasto. Contigo e ... não só.
Grande abraço

Carla D'elvas disse...

Cada um tem a sua crença - mesmo que seja descrença - e o que Saramago quer é ser considerado um escritor maldito :) Eu acho que ele também quer vender livros e estas guerras na altura da saída de Caim, fazem-lhe certamente muito jeito.
Tanto, quanto os saneamentos no Diário de Notícias, ou a eliminação das dedicatórias a Isabel da Nobrega- a quem tanto deve -, na reedição dos seus livros.

Quando a leitura do mundo e da vida se fica por banalidades preconceituosas e ignorantes, só posso lamentar :(
... e assim no "melhor" Nobel cai a nódoa ;)

(O que ele disse em relação à Bíblia, contém tanto ódio que quase parece amor...)

beijokinha :D

c

Francisco rosa disse...

Amigo Kim

Podes chamar-me nabo à vontade que não me ofendo.
Mas não é por Deus ser invisível que não acredito na sua existência porque se fosse essa a justificação era mesmo nabo.
Não acredito em nenhum Deus nem em nenhuma religião porque todas elas são uma invenção do homem uma ficção.
Os cadernos do “Tempo e o Modo” foram muito importantes para o meu ateismo mas nesse tempo era um ateu/cristão agora sou ateu/ateu.
O confronto entre a Metafísica e o Materialismo fez faisca.
Três séculos após o triunfo do Iluminismo os deuses expulsos pela porta fora estão a reentrar pela janela.
Bom mas isto é uma conversa que dá para muitas horas bem regadas.
Abraço.

FR

Kim disse...

AMIGO FR
Claro que não és nabo. Nabos são os pobres de espírito e aqueles que se calam no tropeçar de cada injustça.
É por isso que gosto de ti!
É assim que gosto de ti!
Um grande abraço

Anónimo disse...

... comi uns pastelinhos de nata que me souberam p'la vida. graças a deus! :)))
jc/.

Anónimo disse...

ah! o REVISOR do livro deixou passar alguns erros e gralhas.
Acontece aos melhores :)
... e lá vai mais um pastelinho :)
jc/.

Anónimo disse...

Seve disse...

SARAMAGO é só melhor escritor português vivo e não só.

Oh Kim o Saramago foi operário mas agora não é tipógrafo/revisor...

Anónimo disse...

Seve disse...

Mas porquê tanto ódio a um escritor Português e Universal?

Eu li a mais bela história de amor que se escreveu até hoje (MEMORIAL DO CONVENTO)

Saramago, um homem com uma sensibilidade e, acreditem, uma solidariedade do tamanho do Mundo.

Quem não percebe LEVANTADOS DO CHÃO é porque à partida está cheio de ódio por um GRANDE, ENORME escritor PORTUGUÊS.

Anónimo disse...

Seve disse...

Mas porquê tanto ódio por um grande, enorme, gigante da literatura mundial? Porquê? Um Português (é mais português que alguns parisienses deste bloggue), dum coração enorme, duma sensibilidade do tamanho do mundo, escreveu a mais bela história de amor publicada até hoje (MEMORIAL DO CONVENTO).

Oh Kim, é preconceituoso escrever assim sem mais: despediu vinte e quatro jornalistas do DN, é ódio porque não explicar os motivos nem saber os porquês é unicamente ódio...

Como ele (Saramago) diz, olha se ainda se fizessem fogueiras em S.Domingos...

Anónimo disse...

Seve disse...

Devo dizer que também eu achei que as recentes declarações feitas na altura do lançamento de CAIM, não me pareceram oportunas, cheiraram-me a marketing, mas logo foram aproveitadas pelos que o odeiam e não é por ele ser escritor, sabem porque é? é isso mesmo é unicamente pelas suas opções políticas, nem mais!

Anónimo disse...

Seve disse...

Até o indivíduo que habitualmente não lê gostará de LEVANTADOS DO CHÃO.

Leiam O HOMEM DUPLICADO, leiam TODOS OS NOMES, leiam A MORTE DE RICARDO REIS, verdadeiros monumentos da literatura portuguesa. Nem é preciso ser um grande leitor para ler qualquer um destes livros que citei.

Anónimo disse...

Seve disse...

Conhecem o grande, enorme, gigante, poeta António Aleixo? claro que não conhecem....mas todos conhecem o Cristiano Ronaldo....ah bom povo português....
Tal como Saramago, foi um HOMEM que comeu o pão que o diabo amassou. Pois Aleixo é talvez dos maiores portugueses do século XX e ninguém conhece, claro que não, nem convém....

Anónimo disse...

Seve disse...

A propósito de padres/bíblias/papas/igrejas/mão no peito etc...estarão a par das monstruosidades da Igreja na Irlanda, contra as crianças acolhidas em conventos? então inteirem-se e vejam se o Saramago não tem razão.

Oh Kim ora aqui está um tema que não poderás calar...

Laura disse...

Ah, sou tão parvinha que pensava que o dito senhor era espanhol, logo, de Espanha nem bons ventos nem bons casamentos, deve ser por isso que; se os livros são bons, o homem deve ser demasiado hipócrita...

Uma coisa é certa, a hora de cada um é a sua hora, e, se aqui é assim, do lado de lá decerto não será de mandar tantas bocas, além de que lá não há o palcod as vaidades mundanas...vai calar-se caladinho, enquanto manda em surdina, um; oops, enganei-me, o gajo sempre existe!...mas, tudo bem, cada um é livre para falar, adoro discutir com alguém, sobre isso, e sobre o pouco que sei, com a aprendizagem, transformá-lo em muito, mas, na paz de Deus, como soe dizer-se..
Boa JC, e vai mais um pastelinho, sempre sabe melhor que ouvir Cains...

Beijinhos Kim, muitos..laura

Carla D'elvas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carla D'elvas disse...

Caro Seve

Alguns pecados atribuidos à Igreja Católica existiram de facto e de alguns ela até já pediu desculpas publicas. Tardias, possivelmente. Mas, apesar de tudo, desculpas.
Saramago tem todo o direito de dizer o que quiser. De tudo e de todos. Com a mesma liberdade que assiste a qualquer de nós de fazer o mesmo e de gostar ou não do que ele diz. E de, também publicamente, o exprimir. Foi o que aqui aconteceu.
Ninguém nega a qualidade de Saramago. Por isso foi Nobel. Mas é essa mesma liberdade que me faz considerar a minha preferência por outros autores, nomeadamente, Agustina, autora que me enche de orgulho de ser Mulher e de ser portuguesa :)

Reduzir a Bíblia a meia dúzia de frases marcadas pelo preconceito religioso é uma desonestidade.

c

Anónimo disse...

Seve disse...

De hipócrita é que Saramago não poderá nunca, jamais, ser acusado. Hipócrita é toda a padralhada/papada/freirada que comete as maiores atrocidades sob o véu da santidade. Caso mais flagrante IRLANDA.

Leiam "O MEDO DO COLARINHO" Patrick Touher, O ESQUADRÃO DE DEUS de Paddy Doyle, O GULAG IRLANDÊS de Bruce Arnold. E nenhum foi escrito por Saramago.....

Anónimo disse...

Seve disse...

O MEDO DO COLARINHO por Patrick Touher

A Vida em Artane Escola Industrial foi uma educação de crueldade e medo. Gerido pelos irmãos cristãos, a escola tornou-se sinónimo com o desrespeito generalizado das crianças na Irlanda em 1940 e 1950 e está atualmente sob investigação policial.
A história de Patrick's Touher é uma prova de coragem e determinação das crianças que foram esquecidos pela sociedade. Enviados para lá aos oito anos, Patrick Touher passou oito longos anos em Artane Escola Industrial sob o regime opressivo dos Bothers cristã.

Patrick Touher revela novo material chocante sobre abuso físico e sexual por parte do temível e brutal Christian Brothers, que controlava a escola e os meninos que viviam ali.

A história que não poderia ser dito - até agora.

Laura disse...

Cda vez me sabem melhor os pastelinhos do J.C. com a licença de todos, e lá vai mais um para mim, ouutro para o Kim, (é pa rimar)...Beijinhos a todos e todos são boa gente, eles é que não eram, sem duvida!...
Tudo o que foi feito por uns e outros, falamos de Igrejas, isso já nem interessa porque já foi feito, mal, claro, e de nada servirá, interessa abrir bons exemplos daqui para a frente, porque se vamos revovler o passado tenebroso, cruel, ah, passaremos a vida a assar castanhas no inferno de Dante!... ou transformamo-nos em vampiros...
sejamos apenas boa gente no futuro e, tudos e há-de compor...Beijinhos carinhosos a todos, da miuda de Braga...que é muito iletradinha, mas, entendo o que se diz,se passa e o que vê...laura

Anónimo disse...

tá forte.....tá tá!!!!pastel de nata pra todos!!!ai saramago saramago, sempre a falar com segundas intenções!!!!cerebrum forte é muito bom!!!

Je Vois La Vie en Vert disse...

"é mais português que alguns parisienses deste bloggue", escreveu o Seve.
Não sei se estou incluída nestes parisienses mas lamento - maneira de dizer porque não lamento nada ! - dizer que não sou francesa mas sim belga.
Caro Seve, não odeio ninguém mas tenho direito a não apreciar alguém que ofenda as minhas convicções e não sou obrigada a ler o que não me agrada, pois não ?

mas realmente o que me apetecia agora era um pastel de nata...

Um beijinho para ti, Kim

O teu texto foi um bom golpe de marketing, , o "ranking" de comentários subiu em flecha ! ;D

Laura disse...

Claro, e um pastelinho ou pastelão para o anónimo, claro, não vá ficar com vontade de comer outra coisa qualquer, pastelinhos para todos ó moço J.C.
laura

Laura disse...

E do lado de lá, continuaremos as conversas com os anónimos, anónimas e todos, refastelados em boas poltronas de couro, jesus tem lá disso, decerto...ou acham que aqui é que é? Lá, lá do lado de lá... Lamento informar-vos de que a vida não acaba aqui..isso é que era bom...mas, como ninguém acredita, lá se verá...

ROSÉ disse...

Para quê tantas palavras, para alguém tão insignificante, apenas digo que ele é a encarnação do diabo, ou seja o diabo em figura de gente, fugir dele.Beijinhos da Maria das Caldas

Kim disse...

SEVE - Esperava impacientemente o teu comentário que sabia ser totalmente oposto ao meu.
No entanto acho que, impelidos por um sectarismo rudimentar, ambos estaremos a extrapolar os factos.
Ninguém tem dúvidas que Saramago é um grande escritor, mas não é o Prémio Nobel que faz dele o melhor.
Relativamente ao facto dele ser escrito e não revisor, também é verdade e acontece a qualquer um, até porque há mais gralhas. No entanto, se for eu dá-las, ai valha-me Deus.
O despedimento dos vinte e quatro jornalistas do Diário de Notícias não o vejo com o ódio que tu falas, antes pelo contrário, o ódio que ele tinha por quem não apadrinhasse a sua facção. Sei muito bem do que falo pois um jornalista meu grande amigo (Acácio Franco) fazia parte desse grupo de saneados e isso eu nunca mais esqueci. Tinha vinte e dois anos e política era a última coisa que ele queria discutir. É que, às vezes, se não és por mim estás contra mim.
E mais curioso ainda é que havia duas pessoas nesse grupo, que eram efectivamente as mais discordantes e já reaccionárias e essas não foram saneadas, acabando por serem elas, algum tempo depois, a despedirem-se por solidariedade com o grupo.
Mas tu não vais ao centro da questão. Refugias-te na vida miserável dos alentejanos, esquecendo que todo o povo de Norte a Sul vivia uma vida miserável.
Já viste que levas tudo a direito? Quem não pensar como tu não está no caminho certo. Sinto sempre nas tuas palavras o tal ódio de que tanto falas. Nunca da tua parte há uma cedência,uma concordância, uma assumpção, um talvez.
Apenas estamos de acordo quanto às suas declarações terem sido proferidas com outro intuito. Claro que as ditas foram feitas a pensar nos cifrões, o que não me parece muito correcto para quem deseja um mundo mais justo.
É por causa de discussões(?) como esta que uma amizade demora uma vida a construir e um minuto a destruir.
Felizmente não é o meu caso, porque cada ser é dono de si mesmo e tem direito a expressar a sua opinião livremente como ambos acabámos de fazer.
Sabes uma coisa Seve? Estou a responder-te assim porque sei que gostas de polémica. Ei-la!

Laura disse...

Adoraria estar num dos vossos almoços, desligar o surfista e, ler nos vossos lábios, simplesmente, mas os teus amigos devem ser cá um pedaço de cultura, saber, que , imagino...como disse anets; tudo boa gente, e se pensamos diferente, ora que bom...senão a vida seria uma pasmaceira pegada...
Um dia, um dia, quem sabe, deixam-me sentar ali num cantinho, a escutar...Prometo não me meter...sou tão pequenininha...Jinho a todos, da, laura

Anónimo disse...

Seve disse...

Meus Queridos Amigos já viram a pasmaceira que seria se não houvesse um pouco de controvérsia.
E como conseguiria este tão simplório anónimo 5 minutos de insolidão?

Oh Parisiense não me dirigia a alguém em especial é para o alguém que considere Saramago Espanhol, é Português da Charneca. Se calhar mais português que a Agustina pois a ser portuguesa seria Augusta, quanto muito Augustinha, que é como se chama uma prima do Saramago....

Anónimo disse...

Seve disse...

Oh Kim, então tu queres que eu acredite que em 1975 um jornalista (atenção um jornalista) a última coisa que queria era discutir política...em 1975? pensarás que estarás a falar para alguém que nasceu depois de 1980? ou julgar-me-às assim tão anjinho....

Anónimo disse...

Seve disse...

Oh Kim

Então se os reaccionários não foram despedidos não teve obviamente nada a ver com questões políticas mas certamente com questões de gestão, certamente impostas à admnistração...ou não será?

Anónimo disse...

Seve disse...

Refugio-me na vida miserável dos Alentejanos porque foram sobretudo esses que fizeram ouvir a sua voz, os do Norte, aonde também os havia, esses (descontentes) foram abafados e chantageados pela Igreja e padres pois aí exerciam a sua lei a bel prazer; e que podiam esses desgraçados contra a voz da poderosa e riquíssima Igreja?

Anónimo disse...

Seve disse...

E aquele desgraçado daquele Padre simplório que é preso por traficar meia dúzia de armas? e o(s) Papa(s), o(s) maior(es) traficante(s) de armas (atómicas) do universo?

"SUL" de Miguel Sousa Tavares é um livro que explica alguma coisa sobre o Santo Padre Papa João Paulo II, nomeadamente sobre uma sua viagem a África.

Anónimo disse...

Seve disse...

Oh Kim

A nossa amizade é de uma vida não se destrói nem num minuto nem num século, é eterna!

Beijinhos

Anónimo disse...

Seve disse...

E dou Graças a Deus por te ter como amigo!

Nem Saramago diria melhor!

Kim disse...

Tudo está bem quando acaba bem!
Amén|

Anónimo disse...

Ok. Eu alinho num pastelinho de nata :)

Beijinho

Isabel

Laura disse...

Embora já sentisse que são apenas escritos e que um grande amigo do Kim, não iria discutir até ao fim, questões que são para falar num lauto almoço, senão, ó seve ó FR, ó Jc, onde as almoçaradas depois? ah, nenhum post vale um tusto furado, comparado com a amizade eterna que existe entre todos, porque eu lei-vos sempre,sempre, e como diz a Isabel, alinho também em mais um pastelinho de nata, ah, tão bom...Amen sim senhora laura.

Anónimo disse...

quere se me parecer que o pastelinho azedou.....hehehehehe

este saramago ainda vai dar que falar, e agora é em espanha!vamos ver se vai saltar pastel no ventilador!

Anónimo disse...

saramago quer é vender o peixe "dele" mas é pena, é que não cai nele e entenda que anda a borrar a pintura!!!
aventura se onde nao deve....que dirão nuestros hermanos???

Laura disse...

Nuestros hermanos dirão que; amanheceu, beba-se um cafézinho para sacudir este torpor que chega de manhã, quando se passou a noite, nos braços de Morfeu! Acompanhado de uma natinha, ora pois!
Um bom dia a todos em paz, alegria e amor... E, venham mais destes, já que a amizade vingou!...

Laura disse...

Kim, como vi que só faltava mais um! E lá vão 50 bem contados.
Um beijinho para esses lados, e tudo de bom para todos. Laura

Anónimo disse...

isto é que é preciso!!!
amizade para todos, e o saramago não fica de fora......

....quanto á noitada com o Morfeu.....UUUUUUI deve de ter sido uma farra.....hehehe!!

façam o favor de ser felizes!!!
e com este 52

Laura disse...

Anónimo, o Morfeu só embala, acarinha, adormece, enfim, maravilha, quem não tem remorsos e coisas assim, dorme na paz dos Anjos! No meu caso,sem rmorsos e com o sono em dia...mas que bom...
Laura, evão 53...ejhhhhhhh gosto muito de me rir...

Anónimo disse...

é muito simpático o Morfeu!!!

sem remorsos? com o sono em dia?

num tou entendendu!!!hummm escapa se me algo!!!

rir, faz bem á alma por isso aconselho todos a rir muito!!

e vão 54

Anónimo disse...

55, PÁ!

só para comunicar que o pastel de nata está azedo, tal qual o Saramago...

Francisco rosa disse...

DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANZA

TAMTARAMTARAMTAMTAMTAM
TAMTARAMTARAMTAMTAM
TAMTAMTAM......

FR

Laura disse...

Bonanza ou bonança, ou alguma companhia seguradora? trálárilálá... Haja paz, bonança, parecia que era mais a série, dos manos Bonanza!... Beijinhos.

Anónimo disse...

Paz para os bem aventurados
Luz para os que buscam na escuridão
Perdão para os que cometem o pecado da gula, com tanto pastelinho

Amém
The Priest

Dad disse...

Eu gostei da enorme metáfora que é o Caim. As crenças de cada um não podem estar em causa, já que acreditar em Deus é um dos exercícios mais profundamente solitários.
É reconfortante acreditar. Eu inscrevo-me entre os que querem sentir esse benefício e sentem, mas abençoados daqueles que não acreditando agem, muitas vezes, muito melhor do que eu e de todos os que dizem que acreditam.
Acho que isto é uma falsa polémica.
Eu sou suspeita porque gostei de muito dos livros de Saramago.
Gosto da imaginação e da liberdade criativa dele.
O Memorial do Convento fez-me ver Mafra de um outro modo e não me importava nada de ter o dom da Blimunda e um Sete-Sóis comigo!

E por aqui me quedo!

Estive a ver o Blog que conhecia mal e gostei do que vi por aqui.

Beijinhos,

Bichodeconta disse...

E eu que não sou ninguém fico com pena de ter entrado aqui. Seguramente ajudou-me a tomar uma grande decisão.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Boa noite,

Já passou algum tempo após o termino da conversa, mas só hoje tive o prazer de conhecer o blog e de ler os comentários.
Começo por esclarecer que José Saramago não ganhou o prémio Nobel da Literatura, porque foi proibído de o receber pelo poder político de então. Como todos sabem e foi amplamente discutido aqui, Saramago sempre foi uma figura sem qualquer espécie de tabus ou de problemas em dizer o que quer que seja. Já na altura isso incomodava muita gente.
Saramago é um dos maiores escritores que eu já li (e já li mais do que os bastantes para o poder comparar) e a suposta falta de pontuação (que francamente não sinto e já muitas pessoas ma confessaram tal como vocês) tem a ver com a fluidez do texto; o escritor coloca a pontuação conforme lhe é desejado que o leitor a escute dentro de si.
O seu valor é confirmado pelo mundo fora, prova disso são as inúmeras traduções para outros países, como já foi aqui referido. Aliás, o facto das pessoas o contestarem significa por si só o grande valor que ele tem, pois caso não tivesse valor as pessoas não falariam sequer nele.
Um escritor depara-se muitas vezes com um papel ingrato: ele é chamado a escrever sobre a forma como vê a sociedade e fá-lo a maior parte das vezes em sentido figurado. Isso pode ferir a susceptibilidade de muita gente.
Mas isso não lhe tira o direito de escrever aquilo que lhe vem à cabeça, tal como não lhe tira o direito de receber o Nobel (direito que lhe foi negado).
Termino dizendo que me amarga profundamente que as pessoas critiquem o livro sem nunca o terem lido. Aliás, ainda nem o livro tinha saído para as bancas já uma infinidade de pessoas (incluíndo a igreja) o comentava e injuriava.

Resta-me agradecer-lhe por pôr em discussão assuntos como este, pois à literatura não é dada muita importância em Portugal.
Raquel Brandão

Anónimo disse...

E ensilhar encontra-se escrito de forma correcta, já que a ortografia pode variar segundo a região, como é o caso de ouro/oiro ou louça/loiça...
Raquel Brandão

Anónimo disse...

Hi,

I am new here..First post to just say hi to all community.

Thanks

Anónimo disse...

Greetings

Watch movies without download here:
http://www.freemoviez.biz

You will like it

Chaw

[URL="http://www.freemoviez.biz"][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

Anónimo disse...

Buenas noches

You can watch latest movies for free here:
http://www.freemoviez.biz

It is a very big movie site

Greets everyone!

[URL=http://www.freemoviez.biz][IMG]http://static.thepiratebay.org/img/firefox-22.png[/IMG][/URL]

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

hello


just registered and put on my todo list


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

hey


Just saying hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read.

Anónimo disse...

if you guys constraint to give lineage to [url=http://www.generic4you.com]viagra[/url] online you can do it at www.generic4you.com, the most trusted viagra pharmacopoeia repayment in recurrence generic drugs.
you can ascertain drugs like [url=http://www.generic4you.com/Sildenafil_Citrate_Viagra-p2.html]viagra[/url], [url=http://www.generic4you.com/Tadalafil-p1.html]cialis[/url], [url=http://www.generic4you.com/VardenafilLevitra-p3.html]levitra[/url] and more at www.rxpillsmd.net, the pre-eminent [url=http://www.rxpillsmd.net]viagra[/url] originator on the web. well another great [url=http://www.i-buy-viagra.com]viagra[/url] pharmacy you can find at www.i-buy-viagra.com

Anónimo disse...

Bonjour

I just wanted to say hi to everyone

See you later

[URL=http://www.patpat.net][IMG]http://openvpn.net/archive/openvpn-users/2005-05/pngd55nFojmJX.png[/IMG][/URL]

Anónimo disse...

shingle roof,cedar roof,roof,idroof

ตกแต่งบ้าน, หลังคา, หลังคาบ้าน, Shingle roof, หลังคาไม้ cedar, หลังคา Shingles
ID Roof. ผู้นำเข้าและจัดจำหน่ายผลิตภัณฑ์ หลังคา กระเบื้องมุงหลังคา ทั้งหลังคา Shingle roof, หลังคาไม้ cedar สำหรับการตกแต่งบ้าน รีสอร์ท โรงแรมต่างๆ
idroof.com http://idroof.com
[url=http://idroof.com]http://idroof.com[/url]

Anónimo disse...

hiya


just signed up and wanted to say hello while I read through the posts


hopefully this is just what im looking for looks like i have a lot to read and then a lot to wright

Anónimo disse...

Long time lurker, thought I would say hello! I really dont post much but thanks for the good times I have here. Love this place..

Anónimo disse...

Hello dude!

It is my first time here. I just wanted to say hi!

Anónimo disse...

Hello Today i found something worng in an website, its not look like a human website..or page idk how to call it
can someone take a look and tell me if its a real?

here is the link:

http://www.kingofpirate.com/alien/

Thanks.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

I found a cow inside my burger! Can i take legal action? [url=http://www.dinside.no/824414/raske-penger-finnes-ikke]tjen penger på internett[/url]

Anónimo disse...

Seotons - Entreprise de Creation site internet

Anónimo disse...

Hello. And Bye.

Anónimo disse...

Hello. And Bye.

Anónimo disse...

Hello. And Bye.

Anónimo disse...

Hello. And Bye.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

I love what you guys are usually up too. This type of clever work and reporting!
Keep up the wonderful works guys I've you guys to blogroll.
My homepage : amphora pipe tobacco

Anónimo disse...

Great post. I was checking continuously this blog and I am impressed!

Very useful info specially the last part :) I care for such information much.
I was seeking this certain information for a long time.
Thank you and good luck.
Look into my web blog - amber leaf tobacco

Anónimo disse...

top [url=http://www.c-online-casino.co.uk/]casino bonus[/url] brake the latest [url=http://www.casinolasvegass.com/]free casino[/url] free no set aside hand-out at the foremost [url=http://www.baywatchcasino.com/]online casino
[/url].

Anónimo disse...

Just want to say your article is as surprising. The clearness on your publish is just great and that
i could suppose you are a professional in this subject.
Well along with your permission let me to grab your RSS feed to
keep updated with impending post. Thank you a million and please continue the rewarding work.

http://meta-world.com/index.php?do=/profile-20753/info/
http://www.artikelplaatsing.nl/article.php?id=1500
My page :: zarlino

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]casino online[/url] tag that you can theme Suffer dizziness Diplomatic edifice speedily from your mobile? We in behalf of a pre-eminence unfixed casino at specific's disposal an supervision to iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Shoulder obtain of your gaming with you and be a prizewinner [url=http://www.adults.gd]online adult toys[/url] wherever you go.

Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]free casino[/url] brake the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]realcazinoz[/url] unshackled no set aside perk at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]baywatch casino
[/url].

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

top [url=http://www.001casino.com/]online casinos[/url] check the latest [url=http://www.realcazinoz.com/]casino games[/url] unshackled no store hand-out at the chief [url=http://www.baywatchcasino.com/]loosen casino
[/url].

Anónimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anónimo disse...

I used to be recommеnԁeԁ this web site via mу cousin.
I'm not certain whether or not this post is written through him as nobody else understand such distinct about my problem. You are incredible! Thanks!

Also visit my web page; fotografos de bodas df

Anónimo disse...

For newest information you have to go to see web
and on web I found this web site as a finest site for most up-to-date updates.



Here is my webpage; free phone calls
my website: free call

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

I sіmply coulԁn't leave your web site before suggesting that I extremely loved the standard information a person provide in your guests? Is gonna be back often in order to inspect new posts

Here is my blog cccam serveurs gratuit
Also see my web page: www.kaboodle.com

Anónimo disse...

Very good іnfoгmation. Luckу me Ӏ ran aсross yοur wеbsite by сhanсe (stumbleupοn).
I havе book marked it foг later!

My wеb ѕite ... zjzgfc.gotoip2.com
Also see my webpage > www.swisstaekwondo.ch

Anónimo disse...

Thanks for the mаrvelouѕ pοsting! I truly enjoyеd reading
it, you are a gгeat аuthoг.
І wіll make ѕurе to boοκmark your blog anԁ may сome
bacκ later on. I ωant to encourage you to ultimately continue уouг
great work, have a nice weekend!

Look аt my web pagе - www.restaurants.com.tw

Anónimo disse...

Definitivamente vou recomendar aos meus amigos Free iPhone 5 iPhone livre

Anónimo disse...

Ahаa, itѕ nice conveгsation on the topic of this paragraph
herе at thіs blog, I have read all that, so now me also commenting at this place.



my web ρage ... cccam line

Anónimo disse...

Good blog yοu have gοt hеre.. Іt's hard to find good quality writing like yours these days. I seriously appreciate people like you! Take care!!

Have a look at my homepage :: custom database development

Anónimo disse...

Hello, I enjоу reading thrοugh your
post. Ι wanted to write a little comment tо support you.



Αlso visit my wеb рage; fb covers weed

Anónimo disse...

I have гead some eхcellent stuff hегe.
Definіtely ρrice bookmarkіng foг revisіting.
I ωondеr how so much effort уou put to makе thіs
tyρe of wondеrful informаtiѵе wеb site.


My blog: web development company mumbai

Anónimo disse...

I have read so many articles concerning the blogger lovers but this article is truly a good
article, keep it up.

Also visit my web-site - Pure Green Coffee Bean Extract

Anónimo disse...

You can certainly see your enthusiasm within the article you write.
The world hopes for more passionate writers such as you who are
not afraid to mention how they believe. At all times follow
your heart.

Also visit my blog post ... scrabble game

Anónimo disse...

I constantly spent my half an hour to read this webpage's posts all the time along with a mug of coffee.

my weblog - mike walden acne no more secrets

Anónimo disse...

Thank you, I've recently been searching for information approximately this subject for a long time and yours is the best I have found out so far. However, what in regards to the conclusion? Are you certain in regards to the supply?

Also visit my blog post - jump manual scam

Anónimo disse...

you're really a just right webmaster. The site loading velocity is amazing. It kind of feels that you're doing any unique trick.
In addition, The contents are masterpiece. you've performed a magnificent job in this matter!

Review my homepage ... kyle leon muscle maximizer

Anónimo disse...

Greetings! Very useful advice within this post!
It's the little changes which will make the largest changes. Thanks a lot for sharing!

Review my page: joey atlas workout

Anónimo disse...

Hey there would you mind letting me know which webhost you're utilizing? I've
loaded your blog in 3 completely different web browsers and I must say this
blog loads a lot faster then most. Can you recommend a good web hosting provider at a fair
price? Many thanks, I appreciate it!

Look into my weblog jump manual user reviews

Anónimo disse...

I have read some good stuff here. Definitely price bookmarking for revisiting.

I surprise how much effort you put to make this sort of great informative site.


Here is my homepage ... jump manual review yahoo

Anónimo disse...

Heya i am for the primary time here. I came across this board and I
find It really helpful & it helped me out a lot. I'm hoping to present one thing back and aid others such as you helped me.

Here is my webpage - jump manual reviews does work