12 de janeiro de 2009

Yakustk - Sempre fria






... a propósito de frio

Yakutsk é o nome da cidade mais fria do mundo: Sabias da sua existência? Nem eu!
Para quem reclama do frio, a 5°C negativos o frio pode ser refrescante. A 20°C negativos a humidade no nariz congela e fica difícil não tossir. A 35°C negativos a pele exposta ao ar fica dormente e a necrose é um risco. E a menos 45°C até usar óculos fica complicado. O metal gruda no rosto e nas orelhas e rasga pedaços da pele quando se decide tirá-los.

Yakutsk é uma cidade remota na Sibéria Oriental (população: 800 mil), famosa por aparecer no clássico jogo de tabuleiro Risk e por deter a fama de ser a cidade mais fria da Terra. Em Janeiro a média fica em torno de 40°C negativos.
Não há comboio para Yakutsk. Outras opções são uma viagem de 1,6 mil quilômetros de barco subindo o rio Lena, nos poucos meses do ano em que ele não está congelado, ou então a 'estrada dos Ossos', uma estrada de 2 mil quilômetros construída por prisioneiros do Goulag (o sistema penal soviético).
Lenine e Staline foram dois dos presos politicos exilados em Yakutsk.
A região é rica em ouro e diamantes, razão pela qual os soviéticos decidiram transformar Yakutsk num importante centro regional, primeiro com o sistema de trabalho forçado do Gulag, depois colonizando a região com milhares de voluntários em busca de aventura, melhores salários e a chance de construir o socialismo no gelo.
No mercado, cheio de gente vende-se peixe, porcos e coração de cavalo, tudo congelado. "É claro que faz frio, mas a gente acostuma-se", diz Nina, uma yakut que passa oito horas por dia de pé na sua banca de peixes.
Os seres humanos acostumam-se com qualquer coisa!

Extrato duma viagem feita por alguém, que não eu, à cidade mais fria do mundo.

19 comentários:

Anónimo disse...

Kim:
Fiquei a "conhecer" a cidade mais fria do mundo. Muito sinceramente não fiquei com vontade de lá ir.
Se eu já aqui tenho frio, imagina o que seria lá. Morria de certeza. Quase senti pena de Staline, pessoa que merecia bem o castigo. Goulag, palavra quase tão horrivel como Guâtanamo, Tarrafal, Aushevitz-Birknau, Ravensbrbruck, que cheiram a dor, frio e maldade.
Nenhum ser humano, por pior que seja merece tal castigo.
Beijo
Maria2

Anónimo disse...

Maria tens muita sensibilidade aos sofrimntos que poliferam por esse mundo,mas não nos podemos deixar escorregar neles.
Enquato pudermos e nos deixarem vamos usando estes meios para ajudar nem que seja só denunciando.
Para que isso aconteça não nos podemos esquecer, de apanhar sol e de nos aquecermos, para manter o equilibrio.
Já à algum tempo que não leio um comentário de uma outra Maria que nos ofertava com os seus quadros com cores bem mais alegres.
Um beijinho grande Maria.
Que tudo não passe de imaginação minha.

Anónimo disse...

Também acrescento nessa longa lista Treblinka.

Carla D'elvas disse...

estou gelada ;)

Beijo meu

Anónimo disse...

Eu quando sinto frio costumo aquecer-me com o conforto de palavras amigas e penso que mesmo que estivesse num local destes arranjaria sempre algum calôr na amizade , isto é se não pudesse sêr algo mais.
Aqui em Portugal,felizmente temos o sol, que por vezes se esconde mas não é por muito tempo.
Desejo que esse frio não seja provocado por nada inconveniente de saúde.
De facto a lista daquelas terras gelam qualquer um.
B. Carla mar

Laura disse...

Nino Kim; Costuma-se dizer que cada um (nós, incluidos pois) tem o que merece, vive onde merece!... Todos os lugares onde vivemos, quando é assim, são lugares de expiaçã das faltas cometidas noutras vidas. Não comecem a desdizer! Cada um acredita no que quer!
É o caso dos desertos sem água, com terriveis tempestades de areia, mas eles, os tuaregues por exemplo, não a abandonam, eles gostam de viver assim...de lutar contra as tempestades do deserto, a falta de água, etc etc...todos temos de viver no lugar onde tem de ser. Eu, tu e muitos dos que por aqui passam, já vivemos em África, já visitamos imensos países, vimos viveres diferentes do nosso, mas, apraz-nos sempre regressar ao lar. é?..eles também. lamento por eles, mas são vidas e vidas e a nossa também tem por vezes, dores que cheguem!...
Grande abraço da laura..

Carla D'elvas disse...

__________________________________

jrom:

um beijo quente e macio como um chá de menta :)

__________________________________

Anónimo disse...

Jrom:
Obrigada pela tua resposta.
Esta Maria, sofre muito com o sofrimento dos outros e este frio não ajuda nada. Estou triste. É sempre assim no Inverno. Na Primavera, talvez esteja mais optimista e consiga transmitir alegria. Agora, com uma tia num Lar, outra com 96 anos, a apagar-se como as brazas das antigas brazeiras, não há sol nem aquecedores que me animem.
A única coisa que ainda me dá um pouco de alegria, são estes amigos, que me são desconhecidos físicamente, mas ajudam a passar o tempo e animam os meus dias.
Por isso, obrigada amigo.
Um beijinho
Maria

Je Vois La Vie en Vert disse...

Caro Kim,

Já recebi um mail com fotografias parecidas e só de revê-las, estou gelada.
Vou já fazer um saco de água quente...coisa que nunca tinha feito antes de vir para Portugal já lá vão taaaantos anos...!

Beijinhos verdinhos geladinhos

Anónimo disse...

Maria é sempre mais fácil quando não é connosco.É verdade, força para quem cuida dos seus,agora estou mais esclarecido.`
É doloroso eu sei que é, já me aconteceu por mais de uma vez.
Espero que alguma palavra minha te conforte.
Beijinho Maria e muita força.

Anónimo disse...

Jrom:
Todas as palavras amigas ajudam, amigo. Um dia destes o sol vai brilhar, vai estar calor e a velha Maria vai conformar-se com o inevitável. Eu reajo mal à mudança de estações, aliás, reajo mal a qualquer mudança. Depois este príncipio de ano, também não foi dos melhores. Tem sido um amontoado de pequenos problemas que, juntamente com os grandes problemas do mundo, acabam por me tirar o sono e a boa disposição.
Estou à espera que o tempo melhore, para fugir uns dias daqui, ir até Tomar, respirar o meu ar natal, ver correr o meu rio, ir ao Convento, procurar o rasto da Maria menina que lá foi feliz. Depois ficarei melhor.
Beijinho e obrigada pela tua preocupação.
Como já disse ao Kim, a Maria é feita de várias Marias. Às vezes vem esta, triste, magoada, mas pronta a colar os pedaços de todas as outras.
Beijo
Maria

Anónimo disse...

A propósito de frio,leiam que vale a pena TREBLINKA de Jean François-Steiner, um romance memorável sobre os campos de concentração nazis, de gelar até aos ossos.

Seve

Parisiense disse...

Só de olhar para lá já fico arrepiada......eu lá é que nunca irei, nem em sonhos.....ahahahahha

Logo eu que gosto tanto de quentinho.......e se quiser diamantes e petróleo vou para a minha terra, Angola.....hihihihihi

Beijokitas

Anónimo disse...

JRomano vai aqui uma grande baralhada, a Maria que não tem escrito sou eu a Maria das Caldas.Venho sempre ler,mas não tenho andado inspirada para a escrita, o ano de 2008 é para esquecer e este não está a começar nada bem, a familia toda com gripe até a pequenina não escapou,vamos lá ver se isto melhora.Desejos de um ano muito bom para todos,com saúde e muito amor.Quanto ao frio, é coisa que detesto,até fico mal disposta, a minha casa tem aquecimento central, senão não conseguia aguentar, este inverno tem sido horrivel.Beijos para o Kim e restantes Maria das Caldas

Anónimo disse...

Ora cá está um lugar para onde não desejo ir, nem de férias...

Um beijinho de sabor a Primavera

Isabel

Anónimo disse...

Maria das Caldas:
Desde que ao principio de escrever aqui, você esclareceu o facto de a Maria ser você, eu comecei a assinar Maria2. Às vezes lá me passa, mas geralmente é o que faço.
Não fique zangada. Além de tudo, a minha familia paterna era toda das Caldas e é uma terra de que gosto.
Estou-lhe de tal forma ligada que grande parte dos meus mortos estão aí, no cemitério.
Espero que fique esclarecido que não lhe quero tirar o lugar. Gostaria sim, de ser sua amiga.
Maria2 ou Maria dos "Alcatruzes da Roda"

Anónimo disse...

Esta é para a Maria 2.
Eu não fico zangada, eu até te conheço (eu sou a mulher do FIFI) o teu marido foi colega do meu, acho que já sabes quem sou,gosto muito de brincar, até fiquei contente, deu para arrebitar,por vezes fico aqui só a ler sem vontade de escrever, agradeço ao JRomano ter sentido a minha falta, foi o clique para eu saír da toca,não há nada pior do que nos sentir-mos a morrer socialmente.Um beijo para os dois

Maria das Caldas

Anónimo disse...

Maria das Caldas:
Nunca me passou pela ideia que fosses tu. Já nos fartámos de rir. Agora, depois de saber é fácil fazer a ligação.
Como estão vocês?
Qualquer dia, lá mais para o Verão, temos que nos ver.
Um grande abraço de nós os dois, para vós.
Até um dia destes e força amiga. Todos nós temos momentos maus.
Beijo
Maria2

Unknown disse...

LISBOA = PORTUGAL

Caro Kim

Yakutsk, cidade que rima com frio e que conhecia apenas de enciclopédias e mapas. Mas, da última vez que estive na falecida URSS falaram-me dela e até me ofereceram umas fotos. Isto, não sendo comunista. Que seria se fosse?...

Mas já estive em locais muitérrimo frioríssimos. Sheferville, no Québec, foi o mais. Apanhei 32 negativos, mas disse-me um Amigo que lá estava que chegava aos 47 abaixo de zero. Amigo de Angola, vê lá, transplantado para tais paragens. Na verdade os seres humanos habituam-se...

Entretanto

Seguidore(a)s precisam-se

Inscreve-te como seguidor(a) do meu blogue – e serás muito feliz. Não pagas nada. Nem taxa de inscrição nem quaisquer quotas. Tens a tua foto e o teu blogue aqui anunciado. Fazes novo(a)s Amigo(a)s. E passas a receber mensagens de muita gente e de muitos Países. E eu entrarei no Guiness das Listas de seguidores. É tudo benefício. E… sem truques. Bué da fixe!!!!! Verás que não te arrependes… Eu reciproque-te, juro pela minha virgindade (1941/09/20).

O meu blogue:
www.aminhatravessadoferreira.blogspot.com

O meu imeile ou imilio (primorosas criações cá do rapaz):
hantferreira@gmail.com
Espero por ti

Podes escrever em português, español, english, français ou italiano, keu falo. E até umas nicas de Deutsche, bem como umas pouquíssimas frases de Roman.

Se alguém dentre os destinatário já foi convidado ou se já o fez, mil perdões. E todos os que costumam visitar este blogue também o podem (e devem…) fazer. hahahahha
++++++++++++++++
Este é um texto tipo. De outra forma, não conseguiria chegar a todos. Peço-vos que compreendam e me desculpem. Não tenho (ainda) o dom da ubiquidade…