13 de novembro de 2007

São Martinho

A história de São Martinho perde-se na noite dos tempos!
Martinho era filho dum soldado romano e seguindo a tradição de família, cedo entrou para a Guarda Imperial.
Soldado romano, perseguidor de cristãos, era um homem insensível à religião pregada, três séculos antes, por um homem bom de Nazaré. Um dia aconteceu um facto que o marcou para toda a vida.
Numa noite fria e chuvosa de inverno, Martinho, ia a cavalo, quando viu um pobre com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola e Martinho, que não levava consigo qualquer moeda, num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa, que entregou ao mendigo para se agasalhar. Os seus companheiros de armas riram-se dele, porque ficara com a capa rasgada. Segundo a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de sol irromperam por entre as nuvens. Sinal do céu. Seria milagre?
Conta a lenda, que no dia seguinte Martinho teve uma visão e ouviu uma voz que lhe disse: «Cada vez que fizeres o bem ao mais pequeno dos teus irmãos é a mim que o fazes».
A partir desse dia Martinho passa a olhar para os cristãos de outro modo e transforma-se em apóstolo de Cristo.
Após a sua morte começou a comemorar-se o seu dia e reza a tradição que nessa data, o sol abre-se e a chuva desaparece, daí, o verão de S.Martinho.
Comem-se umas castanhas e evoca-se o santo para brindar a mais um copo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Engraçado…
Lembrámos o sol de São Martinho, as castanhas e água-pé e às vezes esquecemos a estória.

Mas temos o Kim que "ás vezes e muitas vezes" nos obriga a reflectir.

Obrigado Kim

Isabel

Unknown disse...

Mesmo não tendo conhecimento de que alguma vez lhe fosse atribuído algum milagre, parece-me que a filosofia de vida do Mestre Kim (no que já me foi possível percepcionar através dos seus actos, histórias, conjunto excepcional de amigo/as, princípios morais, éticos e humanos) não fica nada atrás da de muitos santos.
Palavra de agnóstico e sem ironias!

Anónimo disse...

Kim, tu me fais peur comme cela!!!
Bisous.

Anónimo disse...

........Bolas Kim, olha que o S.Martinho é mesmo parecido contigo!

Seve