8 de novembro de 2009

Muro da vergonha - 20 anos depois do fim

Passaram vinte anos.
Berlim deixara de ser uma cidade cinzenta e despertava para a incerteza do dia seguinte. Nada mais seria como dantes.
Em 1945, no fim da segunda guerra mundial, o que restava da Alemanha de Hitler foi dividido em duas Alemanhas. A democrática,(?) e a outra. A RDA e a RFA.
A capital, Berlim, ficou dentro da RDA e passou então a ser controlada pelas quatro potências vencedoras da guerra: Grã Bretanha, França, Estados Unidos e União Soviética. Três anos mais tarde, os soviéticos viriam a desligar-se desta aliança
Num dia de Agosto de 1961, alguém do governo soviético de Berlim, acordou mal disposto e começou a construir um muro para dividir a cidade,.
Desculparam-se dizendo que era necessário impedir a invasão de espiões na RDA, mas na verdade apenas pretendiam evitar a fuga maciça de alemães orientais para a Alemanha Ocidental. Em três anos haviam fugido da ditadura soviética para ocidente, três milhões de pessoas, logo havia que pôr fim a tal êxodo.
Um cordão de vinte e cinco mil soldados, fortemente armados e separados cinco metros entre si, impedia a passagem dum lado para o outro da cidade, até à conclusão do muro. Quem se encontrava do lado oriental lá ficou e de igual modo aconteceu do lado ocidental. Pais dum lado filhos do outro, maridos de cá, esposas de lá. E quem junto não estava, separado ficou.
Cento e quinze quilómetros de betão e arame farpado ficaram a dividir a cidade, durante vinte e oito anos, sem que os seus habitantes tivessem hipóteses de escolher de que lado queriam ficar. Milhares de tentativas de fuga foram metralhadas e outras tantas conseguidas.

Começara o declínio da União Soviética e a abertura do fechado mundo ao mundo. Para trás ficaram duas décadas, sem proibições, sem vergonha.
Que pena não se juntarem os homens e retirarem de cada um o quanto de bom existe nas suas mentes. Uns puxam para a esquerda, outros para a direita e outros ainda, empurrados por ambos os lados, não conseguem tombar para lado nenhum.
Entretanto, por esse mundo fora outros muros envergonham a mesquinhez dos homens.
Caiu o muro. Ficou a vergonha!

57 comentários:

spuk disse...

Sim KIM, tens razão

Existes muitos muros "invisiveis" da hipocrezia dos paises, tanto os ditos democratico, quantos os socialistas, os comunistas e assim por diante.

SPUK

O Encapuçado disse...

Lamentável que os outros Países nada fizessem, lamentável familias separadas sem poderem juntar-se de e
novo, imagino o quão terrivel foi e tanta a mesquiinhez humana, ainda a
hoje há mentes poluídas demais, ou em demasia, mas, como dizia Camões...Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.
E terrivel o que vamos assistindo,seja lendo ou não. em 1945, ainda não eramos nascidos..., em 61 tinhamos 10 anos...Lembro-me da queda do Muro e da alegria das familias a encontrarem-se de novo. Pena que levou tantos anos a que tudo ficasse bem. Maldita a vaidade do homem no quero, posso e mando...
Um abraço..laura

Teté disse...

Ora aí está um tema em que estou absolutamente de acordo! Aquele muro foi uma vergonha, o primeiro e mais visível sinal do declínio da URSS - não convencendo as pessoas da sua "bondade" há que as forçar ao ideal comunista, dê por onde der...

Beijocas, Kim!

Maria disse...

Kim:
Fui feliz nesse dia. Acreditei, que com a queda do Muro, o mundo ia mudar.
Ao fim de 20 anos, já não acredito que alguma vez deixe de haver "muros" a separar os homens.
Como queria acreditar!
Beijo

Je Vois La Vie en Vert disse...

Foi uma bela lição de história que não devia ser esquecida mas infelizmente, ela apagou-se das memórias e só ficou um bocado de betão que vi há uns anos e que passa despercebido. Foi, SIM, o muro da vergonha.
Mas ainda existem muitos muros que continuem a serem vergonhosos porque, como aquela recordação, passam despercebidos para muita gente !

Um beijinho da

Verdinha

Zé do Cão disse...

Kim. Nós estamos cheios de muros de vergonha. Aqui no nosso semi quintal são tantos que metem nojo.
De qualquer das maneiras, foi um acabar qualquer coisa, que ainda hoje os de lá se queixam de que estão pior do que estavam.
Palavras que ouvi hoje de manhã na rádio.
Um abraço

Parisiense disse...

Quantos mais muros ~da vergonha não temos por esse mundo fora.....

Mas ainda bem que alguns foram caindo...se ao menos conseguissemos derrubar os que temos mesmo perto de nós então sim o mundo comecaria a ser melhor.

Bisous mon ange

Anónimo disse...

NOTICIA DE HOJE no CM:
Se houvesse um muro, alto, entre Vara e Godinho, o primeiro não teria recebido o saco.
... e agora vou ao pastelinho :)
Abraços
jc/.

Osvaldo disse...

Kim;

Esse Muro foi uma verdadeira vergonha e um soco no estomago da humanidade, mas pior que esse são os Muros Invisiveis que proliferam um pouco por todo o lado e que levam à misèria grande parte deste dito Povo de Deus...

Um abraço, Kim,
Osvaldo

jrom disse...

A confusão cada vez é maior.
Os feitos do passado já não são as epopeias das descobertas.
São,o muro de Berlim,como fomos solidários com o Chile,a fome em África blá! blá!.
Nós porcá!.....deliciamo-nos a olhar a galinha do vizinho que está gorda,e pensamos cada um para si?....Quando aqui houver desabamento,quero ver se estou longe.
O Povo Unido está no salve-se quem puder.
Juntemo-nos todos e vai lá tu!
Porquê eu?Há quem esteja melhor do que eu!
Quem está pior que se lixe!
Basta ler os jornais e ler as entre linhas.
Claro que não excluimos um milagre.
Vamos ter fé?.....

Laura disse...

Viva, rapaz, rapaz do meu coração...

Os muros estarão sempre em todo o lado, quer queiramos, quer não, porque o homem não sabe viver sem eles! Enquanto o coração dele, não pensar apenas na verdade, honestidade,lealdade, amor, o homem precisará de ter sempre, um bode expiatório, nem que seja um simples muro... a escondê-lo dos demais! um muro que não deixe ver, para lá da sua alma, pois, a desilusão notava-se logo, nos demais. Abraço apertadinho, daqueles de esganar, laura

Laura disse...

Ah, o tal do abraço de esganar e, sem muros, caramba...era o que faltava, muros entre a genti... como te leria nos lábios? como falariamos assim? ah, mais uma braço, pelos vistos parece que é o dia dos abraços...
laura

Laura disse...

Querido Kim,rapaz do meu coração lá volto eu, desta vez depois de ler sobre o Muro, o malfadado muro que separou familias, bem me pus a imaginar o que seria se isso acontecesse aqui!... digamos, a meio do caminho, fechavam as portas, Lisboa desaparecia para os Nortenhos e vice versa...e não se poderiam ver durante anos e anos, nem sairem dali para fora, caramba,deve custar que sei lá. Pois há sempre familiares que se deslocama qui e ali, e no meio da barafunda...É mau e foi mau, muito mau, para todos.

A Neide explicou-me que os que ficaram do lado que construiram o muro, não estavam contentes com o derrube, pois a vida deles, piorou...
É pena, eu sempre tive cagaço dos russos,desde pequenita, bastava falarem nos Russos, e, uuuuuu que medooo...

Bom, mais um daqueles abraços desganar,apertadinho e, fica bem .
laura

fogo disse...

ui.....ui, não há muro que sempre dure, nem muro que não se acabe;).......

Anónimo disse...

Seve disse...

Viva o Santo Padre, Papa João Paulo II, o verdadeiro vencedor......ai dos vencidos.......

Anónimo disse...

Seve disse...

Já alguma vez se ouviu a voz da grande potência (Vaticano)-a grande vencedora da guerra fria-ou a do "Santo" Padre contra os muros que separam, por exemplo, o México dos Estados Unidos, Israel da Palestina, etc etc....tá quieto oh mau...e os seus "santos" (e beligerantes) interesses????? e não porquê? é que os seus interesses são os interesses dos donos do mundo são a voz dos poderosos!

Laura disse...

Seve, falou, tá falado. É isso e apenas isso. São eles que mandam e mais nada !... e enquanto não tiverem filhos nas confusões, oh, deixa-os andar...
Há tanto para remendar neste mundo, tanto, tanto...mas..

Ah, eu gostava e gosto ainda, muito, muito, doanto padre, mesmo quando ele metia o nariz onde nem era chamado...
Beijinho da laura

Kim disse...

Seve
Como de costume estamos em campos opostos.
Estou a falar do Benfica e tu estás a falar do Sporting.
Claro que sou contra todo o tipo de muros, apesar de eles existirem por motivos diferentes.
Falas no muro que separa o México dos Estados Unidos como se tivesse algo de parecido com o MURO DA VERGONHA COMUNISTA?
Então, tanto quanto sei, no México ninguém impede os seus cidadãos de sair. Os Estados Unidos é que os impedem de entrar, o que é totalmente diferente.
Por acaso sabes que um dos PAIS DO MURO e PATRÃO da RDA (O Presidente Eric Hoenecker) procurou refúgio na União Soviética donde veio a ser enxotado por Gorbachev? E sabes quem é que o acolheu depois? Por incrivel qua pareça foi o país que acolheu mais oficiais nazis, e que acabava de ser governado por outro assassino chamado Augusto Pinochet. E foi lá que ele acabou por morrer. Então porque é que não adormeceu no sono eterno, no berço dos camaradas?
Seve - a história é uma enciclopédia de contradições e nós somos apenas os peões de brega.
Os muros são todos uma vergonha e é isso que reitero.
Mas há uns mais que outros.

Je Vois La Vie en Vert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Je Vois La Vie en Vert disse...

O Kim é do Benfica e eu sou do Sporting e não existe muro nenhum entre nós, não é caro amigo Kim ?;D
LOL

Oh Seve, deixa là o Santo Padre, não vês que ele é velho e afinal, não temos que ter respeito pelos idosos ? ;D LOL

Kim, tens uma resposta minha no blog do Osvaldo ;D

HOJE só me apetece brincar ! Já deixei o meu comentário sério anteriormente.

Beijinhos

Verdinha

Anónimo disse...

MURO COMUNISTA?
OU MURO SOCIAL-FASCISTA?

Quanto aos muros, melhor que não tivessem existido, foram e são, uma vergonha para a humanidade.
É verdade que, os que actualmente existem, não têm o mesmo significado político e ideológico, que o de Berlim, mas todos eles têm motivações políticas.
Também é importante lembrar, que o muro de Berlim foi construído em 1961 e por essa altura o bloco de leste, já não era socialista, a URSS tinha-se transformado numa potência social fascista, embora fosse apresentada ao ocidente como comunista, o que era muito bom para propaganda ocidental.
Hoje temos o exemplo da China, que continuam a chamar comunista, porque tem no poder um partido dito comunista, quando toda a gente já viu que não é, e até os seus milionários já figuram nas listas internacionais.
Eu continuo a pensar que o socialismo é o melhor sistema político para os operários e assalariados de todo o mundo. Só o fim da exploração do homem pelo homem liberta o homem.
Podem dizer que estou fora de prazo, que estou fora de moda, mas continuo a acreditar que os homens são capazes de derrubar todos os muros, incluindo o da exploração capitalista.

FR

Kim disse...

Meu querido FR
Entendo perfeitamente os teus desejos, que são os meus também, mas ...
Conheces agum sítio NO MUNDO onde não haja exploração do homem pelo homem?
E se algum dia houver um país assim será que o homem não será explorado pelo Estado?
FR, a revolta ajuda, mas não basta.
Grande abraço amigo

mariana disse...

O Muro de Berlim separou famílias e fê-las sofrer,porque os interesses materiais dos homens são mais fortes que o Amor ao proximo!Pelos bens materiais constroem-se muros, outros derrubam-se e outros saltam-se.
Que haja sabedoria!Para todos viver-mos felizes!

OI LAURA!
Tenho que arramjar uma armadura bem
forte para colocar no jrom,(ou ele fica todo descomjuntado)
UM Abraço.

Unknown disse...

É verdade, não conheço nenhum sítio do mundo onde não haja exploração do homem pelo homem.
Mas se os teus desejos, são também os meus desejos, já somos dois, só faltam mais uns milhões.; mãos à obra.
Ouvi dizer que no comunismo não há Estado, mas como nunca houve comunismo em lado nenhum, também não sei.
O que eu sei, é que no capitalismo há exploração e milhões de homens são tratados abaixo de cão. Por isso sou anti-capitalista pró socialista. Reconheço que é uma coisa que agora se usa pouco, mas nisto sou conservador.

FR

Anónimo disse...

CORRECÇÃO.
Não é Raquel disse mas sim Francisco disse

Anónimo disse...

Seve disse...

Oh Kim mas para falares nos outros é preciso lembrar-te, é que os teus inimigos de estimação são sempre os outros, nos quais só vens a falar por arrasto......

Anónimo disse...

Seve disse...

E o muro Palestina/Israel? claro esse é um bom muro; é como dizes há uns mais que outros....
Meu amigo, eu não sou do Benfica, sou do Sporting, frise-se!

Parisiense disse...

Meu amigo este teu post parece que virou um campo de batalha.....e depois como poderemos nós desejar PAZ neste mundo se um simples post desencadeia tanta confusão...

Eu só estava a passar para te dar uma daquelas beijokitas grandes e dar-te ( como a Laurinha ) um daqueles abraços bem apertadinhos quase a esganar.....mas....

Amanhã é um dia cheio de alegria e muuuuiiiita tristeza para mim.

É o dia em que a m/terra amada teve a tua esperada e desejada independência para com ela gerar uma guerra que durou mais de 30 anos.... e não foi preciso ninguém de fora para a fazer, não foram precisos sequer muros ......eles próprios irmãos contra irmãos a fizeram.... porque o egoísmo fala sempre mais alto.

Gros bisous mon ange pour toi et ta cherie.

Parisiense disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

A Parisiense devia ter conhecido o Painel, aí é que havia grandes batalhas.....quando o JC...pedia um prato de....pasteis... vinha a casa a baixo...até que um dia... saiu um...enfeitado com pickles.
Foi assim que ficamos a saber que o JC não gostava de pickles.
Tivemos batalhas em que o PINTOR corria tudo à paulada.

FR

Anónimo disse...

... chama-se a isto e também, a exploração do homem pelo dono da Sacolinha. Os pastelinhos estão cada vez mais caros.
Menos mal porque ando com problemas de tensão. Assim sendo é a tensão que se alia ao capitalista, dono da Sacolinha.
Logo: Há tensão no Capitalismo!
Venha lá mais um :)

fogo disse...

SRA MARIANA!!!!!
QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO!!
qual campo de batalha qual quê!!!

zzzzzzzzz......se há muros para partir, toca a DERRUBAR!!!

boas noites
PAZ PARA TODOS

fogo disse...

ó sra Parisiense, quer dizer......santa paciência, é o que dá quando se tem os olhos em bico.....valha me a santa!!vamos lá abrir a visão e olhar em todos os sentidos!!!

boas noites a todos!!

Anónimo disse...

Anónimo disse...
Salmos 79/4/5
Estamos feitos o opóbrio dos nossos vizinhos,o escárnio e a zombaria dos que estão à roda de nós.
Até quando Senhor? indignar-te-ás para sempre?Arderá o teu zelo como fogo?
The Priest

10/11/09 22:32

Anónimo disse...

......amen......

Kim disse...

Dico vobis quia unus vestrum me traditurus est

FOGO disse...

.......Truly, truly, I say to you, that one of you will betray Me.... o que não falta por ai são Judas...

Anónimo disse...

isto não deixa de ter a sua piada!!!hehehe

Kim disse...

Eu diria mesmo mais, FOGO!

Kim disse...

FR
A "estória dos pickles é deliciosa.
Ainda um dia vou meter um requerimento para me ser autorizado contá-la.
O Deferimento é sempre possivel.

FOGO disse...

boas noites para todos , foi boa a conversa!!!

foooooogo....;):)

Je Vois La Vie en Vert disse...

Olá Kim,

Ainda tens horas mortas ? Tens muita sorte. Eu já não tenho, além daquelas e que fecho os olhos (!!! ...só um tempinho...) e durmo e não dá para estar a ler naquela altura ou estar em frente ao computador...
Mas já me tem acontecido ter os olhos a fecharem a frente do PC (estava a falar do computador mas também os discursos do Partido Comunista também me fazem o mesmo efeito...).
Não só ainda tens horas mortas como ainda escreves em latim ! Eu bem disse que és um homem requintado ! ;D

O Seve fala tanto na igreja que tens agora um Priest para te deixar a boa palavra.

Todos o muros caiem aqui neste blog humanista !

Beijinhos, caro amigo !

Verdinha

Anónimo disse...

A Igreja e a Escola

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos condenou, em sentença, a exibição do símbolo de uma determinada confissão religiosa (no caso, o crucifixo cristão) em instalações públicas e “especialmente em aulas”. O Vaticano e a Igreja Católica portuguesa já reagiram, mal, a esta decisão. No que respeita à Igreja Católica portuguesa, que durante a ditadura fascista conviveu bem com a presença obrigatória da fotografia de Salazar ao lado do crucifixo, nas salas de aula, compreende-se que tal decisão não agrade. Pelos vistos, acha bem que se continue a impor a não crentes e a crentes de outras religiões a presença do crucifixo na escola pública. E o que faz o Estado português, dito laico?

(Jornal Popular – Mudar de Vida)

Mais um muro para derrubar!

FR

Anónimo disse...

Seve disse....

Eu finalizaria, parafraseando o Fogo, viagra pra cima deles....

Je Vois La Vie en Vert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Je Vois La Vie en Vert disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Je Vois La Vie en Vert disse...

Vejo muito paleio e não vejo actos ? E a solidariedade ?

Vão ao blog da Lisa e vejam o que é a generosidade. Está a decorrer um leilão para ajudar o David :

http://sercristal.blogspot.com/

Bjs e Paz

Verdinha

Anónimo disse...

Estai atentos aos falsos profetas e também com os vendilhões do templo.
Ama a ti próprio para poderes amar outrém.

The Priest

Anónimo disse...

Alguém pediu armadura do deschamps? arranjo do último massacre dos javés no campo do benfica, boas e baratas, ou seja a preço da castanha pilada! Mando entrregar no reino do Javé.Exclui preço bilhete.

enquanto malho o ferro asso castanhas. Bom S. Martinho pra todos.
E primeiro apregoam a Biblia depois dão-vos com ela na tromba, enfim, gostos nem se discutem.
Vai castanhita assada ó miúdas? miudos e tudo o que práqui anda.
Acompanha um bom Moscatel dourado, da cor das lágrimas do Cristo, esse mesmo Cristo que apregoais e matais a cada vez que blafesmais.Ele perdoou a quem o matou, mas nunca perdoou a quem o difamou!
Monsenhor Joaquim, ele, há cá cada uma.
the second priest.

FOGO disse...

boas tardes!

ó senhor padre, Deus, que vê tudo e sabe tuuuuudo, não aprecia que o invoquem em vão!!!
e até porque esta história dos muros nada tem a ver com Deus!!

sr Kim o seu blog é the best!
tenho de vir mais vezes


SEVE,acho que o viagra já não resolve meeeeesmo!!spoooooorting!!!!!

SRA PARISENSE: paz para si e para todos, não há más pessoas , há quem queira é contornar.......

Francisco rosa disse...

MIUTAS CASTANHAS E VINHO TINTO

BEIJINHOS

FR

Anónimo disse...

...o salmo 74:4:5 diz:

"os que te são hostis têm bramido no meio do teu lugar de reunião.
puseram seus próprios sinais por sinais.
a pessoa se torna notória ao ser igual áquele que leva para cima machados contra um bosque cerrado de árvores"

..... e que tal consultar a biblia???

Anónimo disse...

bem sei reconhecer quando meti água, e acabei mesmo agora de a meter, sr padre desculpe mas tem razão, é o capitulo 79 e não 74.
retiro me, pedindo ao sr padre DESCULPE...

Je Vois La Vie en Vert disse...

Oh, Kim,

Está na altura de mudar de post porque parece que estamos aqui numa reunião de anónimos...ou então tens que arranjar uma telefonista que diga "Às Vezes- Fim de Semana Anónimos, bom dia !"
;D

Beijinhos

Verdinha

Anónimo disse...

je vois la vie en vert, bleu, marron, orange blanc!!

mas é uma reunião porreira!!PÁ.....

Anónimo disse...

E que tal abrir a Biblia à sorte e ler; Minha é a vingança, eu lhes darei o pago!

O pároco da aldeia.

Dad disse...

E os muros que são colocados e que não se conseguem ver? Só sentir?

Anseio ver um mundo livre de muros de toda a ordem e que as pessoas sejam mais felizes!

Um abraço,