Os tempos eram os do desejo e da descoberta. Vivia-se com aquilo que se tinha e não com o que se desejava. Os passos eram mais ou menos calculados e cadenciados e neles morava a crença que o amanhã poderia ser uma certeza. E foi!
Não viraram a ocidente nem a oriente porque já estavam no caminho que os haveria de levar à glória dos seus desejos.
E aconteceu que estes dois amigos se juntaram um dia e formaram uma dupla artística,
Júlio César e Francisco Luís, assim se chamavam.
Não durou muito este duo, já que cada um quis seguir o seu caminho em direcções opostas.
Depois, ambos desafiaram os seus sonhos e ambos os venceram. O primeiro, na crista das ondas. O segundo, nas vagas alterosas dum mundo melhor.
No seu precocemente extinto blogue, Júlio César escreveu um dia:
O meu primeiro contrato como profissional de palco foi com o Casino Peninsular da Figueira da Foz. A dupla Francisco Luís e Júlio César, contava "estórias" de humor, anedotas, imitações, poemas e só não cantava porque não havia música. Fizemos sucesso! Ali, na Figueira, contratados pelo velho Mendes Pinto e num rigoroso exclusivo da Interartes de Carlos Pires, ganhámos o primeiro "cachet". 300 escudos, p'rós dois! Ou seja, ao câmbio de hoje... 1.50 euro. A foto, tirada à-la-minute na marginal, passou a ser cartaz. Cavalgámos muitos mais espectáculos, perseguindo o sonho de uma carreira que acabou por acontecer. O Xico seguiu outros caminhos e todos os anos, num almoço de velhos amigos, recordamos isso. Em Janeiro a DUPLA reencontra-se.
Já naquela altura eu tinha a mania de tirar fotos aos meus amigos
Eram assim este putos da minha idade, há muitos anos atrás.
Já naquela altura eu tinha a mania de tirar fotos aos meus amigos
Eram assim este putos da minha idade, há muitos anos atrás.
Hoje - JC e FR ou XL - o vosso fã continua atento!
14 comentários:
Que o sucesso continue para ambos e que se mantenha a vontade de sonhar.
Um abraço especial para o J.C.
Isabel
Pessoalmente, só conheço o Júlio, mas acredito sim que deve ter sido uma bela dupla de sucesso, e o melhor desta dupla é que apesar de separados continuam amigos.
Não sei qual o caminho seguiu o Francisco Luiz, mas sei que o Júlio Cesar continua a fazer sucesso,com a mulherada e na TV.
Ele esta ótimo "como sempre" nesta Mine Série.
Sucesso à ambos.
SPUK
Kim;
Confesso que em matéria de TV, só sei ligar a "caixa" e mudar de canais, mas o J/C conheço de algumas ver em programas que ele participava e participa. É um excelente actor e, acredito, muito bom profissional e ainda tem a vantagem de ser Leão, como eu...
O XL acredito que seja também um bom amigo e excelente pessoa de contrário não falarias dele, não é?!!!.
Para os dois, um grande abraço e que a amizade que distribuem pelos amigos seja uma constante, porque se são teus amigos, nossos amigos são.
Um abraço, Kim, e bjs para L&L
da Ana e Osvaldo
Grandes Amigos do Peito,
Um Grande Abração.
O.R.
Não conheço nenhum pessoalmente, mas Júlio César conheço de nome e de alguns trabalhos televisivos - embora hoje em dia veja pouca televisão!
De qualquer das formas as fotografias estão giras, retratando uma época...
Espero que os teus amigos sigam os seus rumos, nos palcos ou noutras profissões que abracem, com a mesma chama de sempre! :)
Beijocas!
Claro que, como todos os portugueses (mesmo se não parece pelos meu erros e o meu sotaque, sou PORTUGUESA !) , conheço e aprecio o grande actor Jc e também os seus queridos pasteis de nata !
Conheço o XL pelas suas passagens esporádicas neste blogue
do meu amigo Kim.
Sendo os 2 amigos do meu amigo, acho que posso considerá-los meus amigos também !
A vida artística pode não ter acabado. A "minha carreira artística" (fraca mas que contribui para a minha felicidade)começou há 2 anos só.
Ainda existe a possibilidade de formar um grupo coral de Tabuaço...
o que acham ?
Beijinhos, querido Kim, muito amigo dos teus amigos !
Verdinha
Vi o Júlio pela 1ª vez em Teatro, na peça de Agatha Christie, "A Ratoeira" e fiquei fã dele. Depois voltei a vê-lo em "Há petróleo no Beato" com Raul Solnado e, voltei a gostar. Nâo perco telenovela, onde ele entre, mesmo sem gostar de telenovelas. Aquele "Sherif", encantou-me. Até ando a ver a série da TVI, por causa dele. Acho-o um actor versátil, que entra nos papéis, com muita facilidade.
Gosto dele, pronto.
Agora, desde que exprimentei os pastéis da "Sacolinha", estou-lhe agradecida. Há anos que não comia um pastel de nata tão bom.
Por tudo o que nos deste (já estou a fugir para a "Canção Grata" do Carlos Queiroz), obrigada Júlio.
Conntinua.
Beijinho
Estes meus dois herois, estão presentes no meu imaginário desde puto muito pequeno.
Comecei a espreitá-los, escondido nos bastidores, quando eles representavam ainda nos espectáculos ensaiados pelo Sr. Rufino - é que sou sobrinho de um elemento do grupo cénico desse tempo. o Diogo Matos.
Mais tarde tive e imensa felicidade de poder privar esporádicamente com o JC e mais vezes com o XL, com aprendia sempre imensas coisas, de que me lembrarei sempre - gosto mesmo muito destes ilustres ex-habitantes da Porcalhota.
Júlio Santos (o Ruço)
"Amigos para sempre" e o "sempre" já tem uns anitos.
Vai ter mais porque a gente rega a amizade, sempre.
Abraços
jc/.
Ter amigos verdadeiros é muito importante e esses não desaparecem nunca. Estão sempre lá, sempre presentes.
Belos tempos, n'est-ce-pas!!!
Bisous mon ange.
Ai que já tardava euzinha, a festejar a amizade duradoura entre dois, e que dois!...Pelo que conheço do J.C. e vou vendo na tv...óptimo, e o jx (XL) eu já fui extra larga ehhhh, agora encolhi, deve ter sido da chuva...
A amizade é linda de se ver, mas, tu também és amigo deles há que anos, é que tiravas fotos,sempre tiveste o bichinho das fotos e graças a ele, estão aqui retratados, todos elegantérrimos, uau, mas que lindos rapazes, ó tempo volta pra trás!...
Tanto falas neles que um dia hei-de conhecê-los...
beijinho aos três, aliás, beijinho a mais um, o Seve, já faz parte daqui também e decerto é amigo de todos vós!...
E claro JC, regando-se a amizade e bem, ela nunca acabará, mas o produto da rega, sempre pode secar...Oxalá que nunca!...
Ji de mim, laura.
Obrigado Kim. Mexer no baú é sempre bom.
Apenas uma discordância; direcções opostas? Se tivesse sido assim provavelmente o nosso reencontro teria sido na Ásia. Eu prefiro caminhos diferentes.
Amigo, é o melhor que se pode dizer a um gajo.
Beijinhos e abraços
XL / FR
É mesmo XL, amigo é o melhor que se pode dizer a um gajo!...
Que frase mais linda, se bem entendida!...
Um abraço XL também. laura
Bom dia meu querido KIm, rapaz do meu coração! escreveste no meu blogue este cadinho que transcrevo abaixo, e, daí surgiu este arrazoado, que deixo em sinal de amizade, porque o tema é sobre os amigos, e!...
Que lindo meu querido Kim, este cadinho que me soube ao mais belo manjar!
Às vezes - acontecem essas coisas e descobrem-se os amigos, parceiros do tempo, da saudade, dos sonhos.(palavras que deixaste no meu blogue)
É mesmo, tão igual ao que dizes, tão belo e certo!...
Às vezes sonhamos
às vezes choramos
às vezes encontramos
almas afins no caminho.
Inebriamo-nos com o seu
perfume
chamamo-los de amigos
de amores de irmãos.
E a bondade fica lá dentro
latente
querendo melhorar
cada dia mais.
E não é que o vamos conseguindo
vamos amando e sentindo
que a amizade é outra forma de amar
que nem todos sabem expressar.
Mas cada um sente em si
esse maravilhoso Dom o Dom de amar
amar os amigos, os conhecidos
ou simplesmente quem por nós passar !...
E eu amo-te Kim, amo-te com todas as letras da palavra amor, porque já te conheço e de cada vez que nos encontramos, as minhas certezas aumentam, porque sei o rapaz que és, ah, és o amigo que todos querem ter, és o amigo que todos anseiam, um ombro para chorar,e um abraço para dar tu tens sempre para a cada um, ofertar! Bem hajas meu amigo, meu amor!...amor de amigo sim, sempre!...
E como isto tem a ver com o teu post sobre o JC e o XL, vou copiar, acho que fica ali bem...laura
Enviar um comentário