15 de maio de 2009

Boby - leitura da sentença!

Finalmente chegou ao fim o caso do "Julgamento do Cão Boby"
Da "estória" que aqui postei em 5 de Dezembro de 2008, a juíza decidiu e leu a sentença:

- Noventa dias de prisão, remíveis a cinco euros por dia
- Dois anos de pena suspensa
- Pagar mil e quinhentos euros ao ofendido
- Pagamento das custas do processo

Pena muito leve, para quem merecia muito mais!
Quando não funciona a justiça dos cães, funciona a dos homens - às vezes!

12 comentários:

Osvaldo disse...

Olá Kim;

Fui reler a história que tinhas contado...
Tinha uma vaga ideia sobre o caso e, mesmo para os cães, como vêz, a justiça tarda, mas vem.
Claro que o Boby já não pode se orgulhar dos seus amigos mas os amigos do Boby sabem agora, que mesmo com todas as contrariedades poderão salvar muitos Boby's desse tipo de agressões...
Acredito que o Boby, pela amizade e carinho que distribui a quem o afagou, merecia uma homenagem !...

De qualquer maneira, parabéns a todos que se dignificaram ao defenderem tão nobre causa que foi a defesa de um animal indefeso.

Um abraço, amigo Kim.
Osvaldo

Zé do Cão disse...

Aleluia.

Só um ano para o julgamento é coisa estranha na justiça portuguesa.
Mas fez-se justiça à portuguesa.

Um abraço

Laura disse...

E lá andei eu a descer a escadaria do blogue, em busca da história de um canito querido...
Que bom que houve justiça e ao menos deviam tirar o cão ao outro senhor, já que ele é conflituoso, mas, sai-lhe da carteira e talvez pense duas vezes antes de instigar o cão dele, mas que raio de gente...
Um beijinho e um bom dia de folga, plas ruas da cidade...laura.

Carla D'elvas disse...

Bom dia moço :)

A defesa irá recorrer, certamente!
Existe um regime sancionatório chamado prestação de trabalho a favor da comunidade como alternativa às penas de prisão ou de multa.
Pagar 1500 euros ao ofendido?!... O falecido Boby deixou descendência?!... Tem família?! Juro-te que não percebo esta parte :(
Nada pagará o sofrimento do animal.

Beijo meu

Kim disse...

Só agora me apercebi que no post anterior sobre o Boby, omiti o facto deste dormir em casa de alguém que lhe dava guarida todos os dias. No resto, era um cão vadio. Então, num desses dias em que o Boby era atacado pelo outro, a pessoa que o acolhia em casa, foi mordida pelo cão agressor. A indemnização dos 1.500 € foi para este ofendido.
Tivesse o Boby descendência e os seus herdeiros teriam já garantida a reforma!!!
Pessoalmente penso que a pena foi pequena porque a juíza já estava farta deste processo e quando pronunciou a sentença já não teve pachorra para reler os autos.

jrom disse...

Muito teria aqui a dizer sobre algumas instituições de protecçao aos animais, por experiência própria,mas prefiro enaltecer este acto de cidadania de alguém, que conheço bem no seu lado humano.
Penso que o "julgado"é uma vítima dele próprio.
Melhor do que o seu julgamento, seria a sua mudança de comportamento social.

Maria disse...

Kim:
Até que enfim! Por uma vez fez-se justiça. Branda demais, mas dá um pouco de esperança que um dia seja a sério.
Parabéns, pela parte que tomaste neste caso.
Tu és mesmo um Homem de Causas, um Cruzado. (Esta do cruzado é influência de ter estado toda a manhã a ensinar História a uma amiguinha).
Beijinhos

Je Vois La Vie en Vert disse...

Olá Kim,

Pois é, a rectificação sobre a indemnização ao ofendido veio resolver aquilo que também não tinha entendido.
Felizmente fez-se justiça mesmo se a pena é um pouco fraca, sempre houve pena e dá para a pessoa sentir que levou um castigo por fazer alguma coisa errada !
Da justiça, tem muito que se lhe diga ... então dos crimes ditos menores.. que não levam castigos e que vão continuando até se tornarem crimes graves ! Há quem se manifesta contra isto, não é, amigo Kim ? ;-)

Beijinhos

Verdinha

P.S. acerca das mensagens programadas, é muito fácil, quando fazes uma postagem, por cima do PUBLICAR, encontrás OPÇÕES, se clicar em cima, verás aparecer a data e a hora, basta mudar para a data que desejares e clicar a seguir em PUBLICAR. Verás que a tua mensagem está Agendada.
Não gosto muito de fazer isto porque a mensagem nunca é publicada conforme a preparei, principalmente a paginação sem saber porquê (aliás isto me acontece sempre !) mas às vezes, quando tenho que sair de casa sem ter acesso à net, é o que faço.
Espero que gostaste da "aula". Gosto de partilhar o que sei e se tiveres outras dúvidas, terei muito gosto em te explicar...se eu souber !

*Lisa_B* disse...

Amigo Kim
Peço desculpa por andar algo afastada do blog mas...nos ultimos dias é por uma causa animal e de amor ao mesmo.

Acho que conseguiram as testemunhas fazer um bom trabakho normal geral ninguém quer perder tempo nem meter-se nessas coisas ainda que seja o dever de qualquer cidadão que se preze...quando eu precisei sempre que me ajudassem se eu metesse o caso do meu filho em tribunal e falamos de uma criança...nunca vi as ajudas e só queixumes de não poderem andar a perder tempo porque coisas de tribunais demoram muito tempo...pois leva...mas neste caso dou-te os parabéns a ti que te conheço e foste certamente uma testemunha justa e integra que defendeu o cão e quem o protegia o melhor que pudeste.

A justiça é branda em quase tudo amigo , quando alguém é violado , assaltado e traumatizado,por morte, etc...só não é branda em casos de alguma incorreção ou fraude ao fisco e coisas ligadas à papelada e ao governo aí a mão é mais pesada e não percebo porquê que isso é mais importante do que uma vida traumatizada ou uma vida perdida...

Quanto a mim a juiza devia ter pronunciado na sentença que o reu não podia ter mais animais...porque nada garante que ele não faça o mesmo com outro pode fazer parte da personalidade dele.

O Bobby onde estiver sabe que lutaram por ele...

Gostei muito de saber desta decisão que apesar de tudo podia ser pior "arquivada" por algum artigo etc...nós sabemos o que podem fazer aos casos...o meu pai e tios foram advogados e um faleceu em tribunal com 50 anos sincope cardiaca fatal...ele vivia demasiado todos os seus casos e cada um onde a justiça era do mais injusto que havia. Caso para dizer que lutar pela justiça deu "cabo"dele.

Beijinhos para ti,Luisa,Estrelinha de David :-) e filhotes todos.
Hoje andei a ver todo o blog todinho :-)lindo muito lindo. Parabéns...devias mesmo avançar com o livro.

Anónimo disse...

Eu por acaso não sou muito de pasteis de nata mas acho que já ia um.

Xl

RS disse...

Se em cada 100.000 portugueses houvesse 1 como o Mestre Kim Portugal seria um país muito melhor.

Anónimo disse...

Deixa-me triste apenas pela leveza da pena. Deveria ter sido exemplar, mostra o quanto ainda estamos atrazados na educação e no respeito pelos animais.
Valeu e bem a iniciativa e persistência para fazer queixa e tentar que se faça justiça. E vá lá que não ficou impune.
João Costa