19 de dezembro de 2009

Conto de Natal

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los.
Passava os dias no laboratório em busca de resposta para as suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
Vendo que seria impossível demovê-lo, o pai procurou algo que pudesse distrair-lhe a atenção. Até que se deparou com o mapa do mundo. Com o auxilio de uma tesoura recortou-o em vários pedaços e, juntamente com um rolo de fita adesiva, entregou-o ao filho.
- Vou te dar o mundo para consertar. Vê se consegues. Faz tudo sozinho.
Pensou que assim se estava livrando do garoto, pois ele não conhecia a geografia do planeta e certamente levaria dias para montar o quebra-cabeças.
Uma hora depois, porém, ouviu o filho.
- Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho!
Para surpresa do pai o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como é que o menino tinha sido capaz?
- Tu não sabias como era o mundo, como é que conseguiste, meu filho?
- Pai, eu não sabia como era o mundo mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem. Virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e descobri que havia consertado o mundo.


Às vezes - sonho que o mundo podia ser consertado com pequenas coisas!

42 comentários:

silvi disse...

Kim adorei o conto votos de boas festas, bjs da amiga da Verdinha silvi.

Laura disse...

Belissímo texto, até eu já queria saber como é que o petiz conseguiu.
Olha para isso, se o Homem tivesse a inocência e a sagacidade de uma criança, decididamente, conseguiria consertar o Mundo em pouco tempo! ora volte-o do avesso e, continue!

Beijinhos com saudades de ti, mais vos vejo mais vos quero ver, ai esta vidinha que deixa quem se gosta, morar tão longe assim!... Tinha um amigo querido, pouco mais novo que eu, eramos amicíssimos desde Luanda, quando nos separamos por causa do 25 de Abril, eu 22 anos ele 19 ele foi para o Brasil, passados anos veio cá e, claro,veio de Lisboa,aqui, visitar-nos, quando estavamos os dois na cozinha, ele a cortar o pão, eu a carne, abraça-me e diz; laurinha, porque será que os seres que se amam tanto (amigos) têm de estar separados por tanto mar, tanta terra? Não sei Rui, mas dói, dói porque fizemos parte um do outro, na mocidade, no grupo de amigos que era a irmã dele e os primos, ah, que saudade danada dá, por vezes, infelizmente ele já faleceu!

E assim o digo, os amigos precisam de estar perto de vez em quando, já que não pode ser todos os dias...um xi apertadinho com aquele abraço desganar, de sempre, laura

Je Vois La Vie en Vert disse...

Realmente, consertando o Homem, se calhar conseguia-se consertar o mundo ! São pequenas coisas tão simples. Vamos sonhando, não é, querido amigo Kim ?

Aproveito para deixar aqui um grande abraço ás minhas amigas Silvi e Laurinha.

Para ti, Kim, os habituais beijinhos verdinhos às riscas encarnadas ou vice-versa....

Verdinha

Teté disse...

O problema é consertar o homem... sem ser numa folha de papel!

Um sonho que temo ainda vai levar muitos anos a concretizar, mas há que não perder a esperança...

Beijocas, Kim!

*Lisa_B* disse...

Querido amigo,
há o homem sem conserto...e há também os que vão fazendo a diferença e tu és um destes ultimos.
Quanto ao mundo...não sei que diga ou pense da forma como as coisas estão.
Ficam os votos de um feliz natal para ti e familia.
Beijinhos

Laura disse...

Mas qual é o Homem que se deixa consertar pelo Homem? ah maldito orgulho, maldita vaidade e maldito; quero, posso e mando!...

Laura disse...

Verdinha, obrigadinha pelos miminhos deixados aqui no espaço das produções Kim Kim...
e pela tua amiga querida a Silvy, quem, claro, ainda quero conhecerm, um dia num dia tão distante assim! laura

Laura disse...

Feliz Natal a ti e aos teus, aos amigos, o Blogador, o Jc, o Xl, o Seve, e por aí fora, ah, as amigas já não sei, ehhhhhh são mais que muitas..
a carla mar, essa dou eu, já que falamos imenso no chat, a Maria, também lhe dou, a Verdinha, tá visto e, por aí fora! a Branquinha da brancamar, idem idem escrevemos emails de vez em quando, e amigos amigos queridos que me escrevem de vez em quando, para todos BOAS FESTAS, FELIZES ENTRADAS, sejam Cristãos, de Javé, Batistas, Reformados (não me refiro á reforma ehhh)enfim, sejam lá o que forem e como forem, como pensarem, amo-vos a todos na alma...porque até com o mais resmungão, sou capaz de manter um diálogo, através do Amor!
Não tenho inimigos, e se os tiver, eles lá sabem, cá por mim; Não!
Laura

Bichodeconta disse...

Ora ai está a formula mágica para concertar o mundo.Essa tarefa tem de começar pelo homem.Parabéns Kim, que os dias que se apróximam sejam de paz e amor na família e no mundo.Que o novo ano seja de reflexão e de esperança. Desejo tudo de bom.Um abraço, Ell

Carla D'elvas disse...

para a minha vizinha, Laurinha:


Tu que dormes a noite na calçada de relento
Numa cama de chuva com lençóis feitos de vento
Tu que tens o Natal da solidão, do sofrimento
És meu irmão amigo
És meu irmão

E tu que dormes só no pesadelo do ciúme
Numa cama de raiva com lençóis feitros de lume
E sofres o Natal da solidão sem um queixume
És meu irmão amigo
És meu irmão

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da mulher

Tu que inventas ternura e brinquedos para dar
Tu que inventas bonecas e combóios de luar
E mentes ao teu filho por não os poderes comprar
És meu irmão amigo
És meu irmão

E tu que vês na montra a tua fome que eu não sei
Fatias de tristeza em cada alegre bolo-rei
Pões um sabor amargo em cada doce que eu comprei
És meu irmão amigo
És meu irmão

Natal é em Dezembro
Mas em Maio pode ser
Natal é em Setembro
É quando um homem quiser
Natal é quando nasce uma vida a amanhecer
Natal é sempre o fruto que há no ventre da mulher


Carlos do Carmo - quando um homem quiser


... e um XI-♥ :)

c

Laura disse...

Carlinha; mas que bem me sabe ser chamada de vizinha; ora pois, é isso o que somos, vizinhas de paz de amor de ternura... tão bom que me vejas assim; acredita que mal possa estou aí para irmos ver um espectáculo qualquer, ah, vai ser bom, se vai... Acho que um dia só não vai chegar...
Obrigada pela letra, agora vou sornar, comi que me farti (pra rimar) e o shakita já foi aquecer o ninho, enrosca-se e fica encostadinho a passar o seu calor.mas , mais logo vou ouvir e tenho a letra para me guiar..beijinhos mil a ti Martim, o do meio e a mais pequenina... da laura

Anónimo disse...

KIM, EU TAMBÉM, Às vezes - sonho que o mundo podia ser consertado com pequenas coisas!

O IMPORTANTE É NUNCA DEIXARMOS DE SONHAR, E DE TENTAR REALIZAR ESTE E TODOS OS DEMAIS SONHOS DAS NOSSAS VIDAS.

UM NATAL DE PAZ, AMOR E SAUDE PARA TE, OS TEUS FAMILIARES E AMIGOS DESTE BLOG.

SPUK

Maria disse...

Kim, meu amigo

Continua a sonhar e, a ensinar-nos a sonhar. Comoveu-me muito o teu conto. A verdade é que as crianças, na sua inicência nos dão lições. Se os homens tivessem conserto, seria fácil consetar o Mundo.
Obrigada por mais esta lição de vida.
Beijinho
Petite Marie

E. disse...

O mundo é simples, as pessoas é que o tornam complicado.

Boas festas**

Francisco rosa disse...

“A celebração do Natal antecede o cristianismo em cerca de 2000 anos. Tudo começou com um antigo festival mesopotâmico que simbolizava a passagem de um ano para outro, o Zagmuk. Para os mesopotâmios, o Ano Novo representava uma grande crise.
Devido à chegada do inverno, eles acreditavam que os monstros do caos enfureciam-se e Marduk, seu principal deus, precisava derrotá-los para preservar a continuidade da vida na Terra. O festival de Ano Novo, que durava 12 dias, era realizado para ajudar Marduk em sua batalha. A tradição dizia que o rei devia morrer no fim do ano para, ao lado de Marduk, ajudá-lo em sua luta. Para poupar o rei, um criminoso era vestido com suas roupas e tratado com todos os privilégios do monarca, sendo morto e levando todos os pecados do povo consigo. Assim, a ordem era restabelecida. Um ritual semelhante era realizado pelos persas e babilónios. Chamado de Sacae, a versão também contava com escravos tomando lugar de seus mestres.

A Mesopotâmia inspirou a cultura de muitos povos, como os gregos, que englobaram as raízes do festival, celebrando a luta de Zeus contra o titã Cronos. Mais tarde, através da Grécia, o costume alcançou os romanos, sendo absorvido pelo festival chamado Saturnalia (em homenagem a Saturno). A festa começava no dia 17 de dezembro e ia até o 1º de janeiro, comemorando o solstício do inverno. De acordo com seus cálculos, o dia 25 era a data em que o Sol se encontrava mais fraco, porém pronto para recomeçar a crescer e trazer vida às coisas da Terra.
Durante a data, que acabou conhecida como o Dia do Nascimento do Sol Invicto, as escolas eram fechadas e ninguém trabalhava, eram realizadas festas nas ruas, grandes jantares eram oferecidos aos amigos e árvores verdes - ornamentadas com galhos de loureiros e iluminadas por muitas velas - enfeitavam as salas para espantar os maus espíritos da escuridão.
Os mesmos objectos eram usados para presentear uns aos outros.

Apenas após a cristianização do Império Romano, o 25 de dezembro passou a ser a celebração do nascimento de Cristo. A maior parte dos historiadores afirma que o primeiro Natal como conhecemos hoje foi celebrado no ano 336 d.C.. A troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos ao menino Jesus, assim como outros rituais também foram adaptados e cristianizados. As origens dos símbolos natalinos (renas, trenó, duendes, árvores, presentes, etc.) são seculares e possuem como fundamento, diversas lendas pagãs; representavam a forma das religiões não cristãs cultuarem suas divindades.”


COM ESTE DESCONSERTO QUE VAÍ POR AÍ, O MELHOR É MUDAR PARA UM MUNDO NOVO.

Sejam felizes, divirtam-se e bebam uns copos nas festas.

FR

mariana disse...

Pequenas e grandes coisas nos vão ensinar a acreditar na força positiva do universo criador.
Um acto de grande fé.
Uma fé, que entra no saber absoluto,tem o poder de mover montanhas.
Estamos aqui para conceber,criar, experienciar e nesta época de mudança explosiva com a ordem social existente a desmoronar-se. Já está a emergir no horizonte uma nova civilizaçao.
Quer o saibamos ou não, muitos de nós estamos empenhados em resistir ou em criá-la.
A sabedoria Divina irá ajudar cada um de nós a escolher a criação desta nova civilizão.
O universo está concebido para criar vida,sem que a vida seja um fim em si mesmo,mas um meio para permitir o desenvolvimento da inteligência e da consciência,os quais se tornarão instrumentos para viabilizar o endgame ultimo do universo:A criação de Deus.

Que o espírito natalício esteja connosco todos os dias.

FELIZ NATAL

Paula Raposo disse...

Um belíssimo conto!
Não deixar de sonhar. Jamais.
Beijos.

Je Vois La Vie en Vert disse...

Hoje, sonhaste e o teu sonho realizou-se : o Benfica ganha contra O Porto.
Parabéns, amigo Kim, eles mereceram a vitória !

Beijinhos

Verdinha

Laura disse...

FR, acredita que teria todo o gosto em sentar-me à lareira contigo (está frio, ora pois) e também acredito que nem me iria deitar, a ouvir-te, se escreves tão bem, tens tanta sabedoria, lógico que deves cativar o pessoal com o que dizes...
Um dia ainda hei-de dar-te aquele abraço apertado, pois, pareces ser um Ser à maneira!
Boa Consoada, porque consoar é partilhar a Ceia do dia que se para muitos é especial, para outros nada diz, mas, seja pelo momento familiar, pela fraternidade que há em cada um!... Que seja uma belissíma Ceia para todos e em todos os sentidos, pois Ceia não é só paparoca, é amor, treta, aconchego, carinho...
Abraço apertadinho, com carinho da laura

Laura disse...

Kim, já falei com o Osvaldo, ontem, finalmente... já vi montes de fotos, ainda faltam mais mas deu para recordar.
Vou à Sol daqui nada, voltarei à noite, e vou de combóio, nestas alturas levar carro para o Porto, é crime!... Beijinhos cheios de amor, amizade, e tudo de bom..laura

Zé do Cão disse...

Não acredito que exista conserto.

Nem o pai natal lhe valia.

abraço e boas filhós

Osvaldo disse...

Kim;
Simplesmente... belo, este conto.
Como tudo seria mais fácil se o homem conseguisse concertar sua mazelas antes de criticar o que vai mal no Mundo!...

Votos de Bom Natal extensivos à familia e em especial para L&L...

da Ana e Osvaldo

Parisiense disse...

Seria tão bom que assim fosse....

Belo conto de natal. Também eu gostaria que o mundo se consertasse pelas mãos de uma criança.

Beijinhos grandes

Maria Soledade disse...

Amigo Kim, maravilhoso texto!Tomara que o Homem se deixasse consertar!Mas não,o homem desconcertado tem o poder de desconcertar o Mundo apenas porque lhe dá jeito...

Kim, apesar de este ano eu não ter Natal, quero deixar a todos voçês que me acompanharam durante todo o ano um dia de Natal muito Feliz, com um sapatinho recheado de MUITA SAÚDE...

Beijinhos...MUUUIIITOS

MUUUUUAAAAHHH*****

Laura disse...

Ehhh Soledade, o homem nunca se deixa consertar para nos poder desconcertar, essa é que é essa não é?...
Beijinhos a todos...e continuação de felizes festas no lar de cada um, e que o amor more entre todos. laura

Unknown disse...

Olá, amiguinho.
Sabes que já tinha contado esta história aos meus pequenos?
Eles gostaram imenso e eu acho que eles aprenderam o que era essencial. Espero que um dia tb eles consigam consertar o mundo através das suas atitudes, eu pelo menos procuro ensinar-lhes isso.

Beijinhos e Feliz Natal

RS disse...

FR. Qual foi a fonte do texto sobre o o Natal e o Ano Novo?

Francisco rosa disse...

Para RS

Fontes

http://escv.drealentejo.pt/bib_esc/celeb_natal.html


http://rmtonline.globo.com/noticias.asp?em=3&p=2&n=368789


http://www.ufac.br/informativos/ufac_imprensa/2007/12dez_2007/A2007_M12_N28.html


http://www.acrenet.com/Artigos_Artigo.aspx?ArtigoID=45


http://aromadecristo.blogspot.com/2009/12/natal-antes-de-comemorar-saiba-o-que-e.html


http://www.terra.com.br/natal/origens.htm

FR

Branca disse...

Todos sonhamos Quim, mas o Homem vai repetindo os mesmos erros, enquanto outros tentam consertá-los. Muito lindo este texto!
Venho desejar-te um Feliz Natal, tempo de reflexão sobre os desconcertos do mundo e que o Novo Ano nos traga saúde e força para as pequenas-grandes coisas, aquelas que fazem a felicidade, como o nosso encontro a 6, com amigos tão interessantes.
Força Quim.
Beijinhos.
Branca

Dad disse...

♥☆♥
________ ♥ ▓ ♥ FELIZ NATAL e
_______ ♥ ▓▓▓ ♥ um óptimo ANO NOVO
______ ♥ ▓▓▓▓▓ ♥ Que esse novo ano
_____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓ ♥ possa vir
____ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ cheio de amor,
___ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ paz,
__ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ saúde e
_ ♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ muita felicidade...
♥ ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓ ♥ Que tu consigas
___________███ ________ todos os teus sonhos
___________███ ________♥ ♥ FELIZ NATAL! ♥ ♥
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~e óptimo ANO NOVO!

Anónimo disse...

Oi Bosssssssssss!!!

Beijocas da Sara e votos de boas festas.

Sara

Je Vois La Vie en Vert disse...

O tempo escasseia e agora venho te desejar :

JOYEUX NOEL ET TRES HEUREUSE ANNEE pour toi et tous ceux qui te sont chers et particulièrement pour ceux que je connais, le duo L&L et ta soeur !

Bisous pleins d'amitié

Verdinha

Um Abraço e votos de BOAS FESTAS do Leo.

RS disse...

FR. Nenhuma dessas fontes é credível. Nenhuma refere a obra ou obras de onde retiraram os dados apresentados. São todas cópias da primeira fonte: http:terra.com.br/natal/index.htm. A questão é que anda na "Net" muita coisa com muitos erros. Pelo facto de estar na Internet não significa automaticamente que é verdadeiro, a não ser que refira uma fonte fidedigna que se possa comprovar.
Abraço.

RS disse...

Um Bom Natal para toda/os. São os votos do Rui Salvador.

fogo disse...

meus senhores , minhas senhoras a todos umas boas festas ,muita saude, um ano 2010 cheio de coisas muito boas para todos!!!

Fogo

Anónimo disse...

Seve disse...

Boas festas para todos e um bom 2010.

Se ainda não fizeram todas as compras aqui vos deixo algumas sugestões (livros, a melhor oferta que podem fazer a alguém de quem gostam):

-A NETA DO SENHOR LINH de Philippe Claudel
-ALMAS CINZENTAS-Philippe Claudel
-O COMPRADOR DE ANIVERSÁRIOS-Adolfo Garcia Ortega
-O RAPAZ DO PIJAMA ÀS RISCAS-John Boyne
-ESCRITOS SECRETOS-Sebastian Barry
-O ANO DA MORTE DE RICARDO REIS-José Saramago
-O CAPITÃO DAS ÍNDIAS-Ana Lígia Lira
-ANTÓNIO ALEIXO-O Poeta do Povo de António de Sousa Duarte
O TIGRE BRANCO-Aravind Aiga
INSTRUÇÕES PARA SALVAR O MUNDO-Rosa Montero
JESUSALEM-Mia Couto

Seve

Francisco rosa disse...

AMIGO Rui
SERÁ QUE ESTAS FONTES SÃO CREDÍVEIS?

A Enciclopédia Britânica edição de 1946, afirma: ” O Natal não era contado nas primeiras festa da Igreja…” ” Não foi instituída por Cristo, nem pelos apóstolos nem autoridades bíblicas. Foi adquirida mais tarde do paganismo.”
A Enciclopédia Americana edição de 1944, declara:
“O Natal… não foi, de acordo de muitas autoridades no assunto, celebrado nos primeiro séculos da igreja Cristã porque o costume cristão, em geral era celebrar a morte de pessoas importantes em vez do nascimento. A “comunhão” instituída por autoridades no Novo Testamento, é o memorial desse acontecimento ( isto é , o nascimento de Cristo) no século IV. No século V, a igreja Ocidental deu origem, para que fosse celebrada para sempre no dia da antiga festividade romana em honra ao nascimento do Sol, porque não se conhecia ao certo o nascimento de Cristo.”

BOAS FESTAS A TODOS COM OU SEM RELIGIÃO

FR

Parisiense disse...

Deseja que esta noite de natal seja cheia de amor, carinho e muita paz.

Beijinhos muito grandes para todos ai em casa.
E uma beijokita cheia de carinho para ti, amigão.

jrom disse...

Desejo um Feliz Natal a todos os amigos e amigas,que são a melhor dádiva que a vida nos pode dar para além da saúde.
Que o calor das famílias vos acompanhe, Bem Hajam!
Beijinhos e abra~ços do jrom

Laura disse...

Alleluia, Alleluia, Paz na terra entre os Homens de boa vontade, e as mulheres também!

Desejo a todos os amigos do Kim, alguns, meus são, amigos da alma e do coração, e, gosto muito de ler-vos, independente do nome o que for, porque através do Kim, já matei a curiosidade e perguntei como é cada um de vós, uns e outros, não todos, não é preciso...
Assim, amigos amigos, amigos do coração! Sou crente em Jesus, sou crente em Deus, que ao fim e ao cabo Ele dizia, Eu e o Pai somos UM!...
Não professo Religião, porque umas e outras nada me dizem, a única é a que tenho em mim, a minha forma de ser (bastante criticada por uns e por outros!) e é assim que quero ser, hoje, amanhã, na eternidade! Cada um foi criado para ser um Ser único, especial, e, assim me sinto; senhora digna de todas as benesses, mereçendo-as ou não!

Saí da cozinha agorinha mesmo, desde as sete da manhã, e já ontem deixei muita coisa feita, é um hábito, é uma comemoração que é mais nossa, porque quem papa as iguarias somos nós, Ele só recebe Pedidos, as tais das preces que nunca mais acabam, ((euzinha que nem sou pobre a pedir!) ah, amigos, já todos fosteis encomendados para o Ano todo...:)porque cada um não sabe reter em si, o AMOR que recebeu!...
Não me critiquem, deixem-me ser como sou, é assim que me sinto feliz, é assim que consigo funcionar, porque se a vida não for assim, nada mais me resta senão deixar-me ficar a um canto e morrer de inanção!

Amigos queridos, presentes ou ausentes, Feliz Consoada, Feliz noite de Paz e Amor!...
Obrigada a todos que desejaram também Boas festas e alegria..Laura

Kim, rapaz do meu coração, homem de ternura infinda, hei-de amar-te até que a vida deixe de ser vida, e do outro lado possamos continuar a amizade em nós, retida!...

fogo disse...

.........simplificando, porque afinal esta altura e para isso mesmo,e cada um e como cada qual, um ano cheio de paz para todos porque as verdadeiras intençoes de cada um so Deus conhece....essa e que e essa!!!

paz saude e bem estar em todos os coraçoes

Rafael Castellar das Neves disse...

Muito bacana estas homenagens que você presta e acabam nos servindo de ótimas dicas...

Abraço!