3 de setembro de 2009

Éfeso - o sonho continua

uma das largas avenidas e anfiteatro para 25.000 pessoas
casas de banho (latrinas) públicas
avenida principal
ouvindo as explicações do guia
Deusa Nike

Esta é a segunda cidade mais bem conservada da antiguidade. Foi tão sublime aqui ter estado que guardarei para sempre a doce visão deste majestoso olhar do passado.
Éfeso é uma cidade bíblica situada na Ásia, no antigo império persa, actualmente Turquia e ficou profundamente ligada ao cristianismo, pois ali pregaram os apóstolos Paulo e João. Nela habitavam, há dois mil anos, duzentas e cinquenta mil pessoas.
É absorvente ouvir as explicações do guia tão bem documentado. Cada frase é uma descoberta.
Ali encontrei uma curiosidade, que desconhecia. O emblema da famosa marca de artigos de desporto NIKE, foi inspirado num dos folhos das vestes da Deusa Nike (conforme assinalo a vermelho)

Mais do que dissertar a história, aqui ficam alguma fotos dum quentíssimo dia de verão.

13 comentários:

Zé do Cão disse...

Kim. Tanta vez pensei dar uma volta por essa parte da Turquia.
Mas sentia-me inseguro e nunca me aventurei.
Perdi pela certa, coisas de que tanto gosto...
Parabéns, és sortudo...

Abraço

Paula Raposo disse...

Obrigada pela partilha destes momentos. Beijos.

mariabesuga disse...

Curiosidades!...

É sempre bem vinda a partilha do que vivemos...
Obrigada!
Beijinho Kim.

Laura disse...

Moço, estive em Istambul, Ankara, Bósforo, Corno de ouro e por ai fora, andamos 7 dias desde o amanhecer até anoitecer e por vezes chegavamos tardissimo ao hotel, cansados, mas, felizes pelo muito que vimos e aprendemos, e, como nada era e é por acaso, a nossa guia falava também um espanhol aportuguesado, ou português arraçado d e espanhol, sabia que eu não ouvia, e, virava-se para mim para que eu entendesse tudo. Adorei descer pelas profundezas, subir po onde nunca pensei subir, viste as chaminés das fadas? andaste de barco pelo Bósforo, mas que lindos lugares tão antigos e fui no tempo da neve e do ramadão... adorava comer yogurth e queijo de cabra ao pequeno almoço, e até na comida...adorei os mercados enormes, as compras de tapetes que ainda conservo, pratos pintados e vi os artistas a pintá-los em Ankara, lindo, trouxe muita coisa em pedra,a doro as pedras...quer dizer, gostei das igrejas que tinham as pinturas escondidas e agora se vão recuperando, entrei nas mesquitas enormes, lindas, estive no Palácio que vi no filme com o Peter Ustinov e a Melina Mercouri Topkapi...vi o tumulo do maomé, que impressão me faz aind amuita coisa, enfim, aqueles Povos têm tudo para viverem ricamente, mas há tanta falta de tudo, aos mais pobres...

Beijinhos e gostei das fotos..laura.
Beijinhos.

Parisiense disse...

Foi país que nunca me tentou muito, mas tu consegues abrir-me o apetite para visiatr muita coisa que desconhecia.

Obrigadinha amigão por nos dares a conhecer muita coisa.

Lindas fotos.
Bisous mon ange.

Maria disse...

Kim:
Belas fotos de um lugar lindo e conservado.
Pena que não haja este respeito pelas coisas belas do nosso país.
beijinhos

Pipinha disse...

Olá Kim,
Vim aqui parar através da Laurinha.
E gostei muito de ver estas fotos.
Adoro viajar e já visitei alguns países como se pode ver no Diário das Minhas Viagens, mas à Turquia ainda não tive a oportunidade de ir.
Obrigada pela partilha!
Beijinhos.

Laura disse...

Olha a Pipinha kida aqui, ó Kim, apresento-te a minha nina que veio cá a casa com a Soledade há coisa de um Mês, mais ou menos...ela é grande pa caraças, e tem um coração, enorme, também...
Beijinhos da laura.

Teté disse...

Eram civilizações muito avançadas para a época, mas duvido que já tivessem inventado o Brise. É que aquelas latrinas deviam ter cá um cheiro... de cair pró lado!

Achei piada a essa curiosidade do emblema da Nike!

Beijocas!

Susana Falhas disse...

Olá Kim!

Estou a ver que teve umas férias ecelentes! Primeiro a passar por terras de Almeida e agora por terras de Turquia! As baterias devem estar bem carregadinhas para mais um ano!

Que surpresa agradável a sua lá nas Aldeias Históricas de Portugal! Se gostou de ver esse blogue, vai adorar ainda mais a aldeia da minha vida, onde está adecorrer um passatempo, a propósito de Idanha. Convido-te a passar, para ter uma opinião sincera de um idanhense puro.

Abraço, Susana

antonior disse...

Olá Kim!
Apetece-me dizer uma vulgaridade: Já aprendi alguma coisa hoje. Primeiro, que o meu amigo frequenta locais muito recomendáveis. Segundo que quando se corre com uns sapatos Nike nos pés, conta-se com a ajuda do adejar das pregas do manto da Deusa.

Saúdo-te e agradeço.

E mando-te um grande abraço.

Osvaldo disse...

Kim;

Belas fotos de uma viagem que certamente foi agardável de visitas e culturalmente perfeita.

Uma verdadeira aula de História com visita audio-video grátis.

Um abraço e até breve.

Cristina disse...

Bom fim de semana e ate ano proximo:Bisous.