12 de fevereiro de 2010

As Escolhas do Seve 1

UM LIVRO PARA O FIM DE SEMANA

A partir de hoje e com alguma regularidade, o meu amigo Seve, leitor atento e compulsivo, aqui apresentará as Escolhas de Marcelo, aliás Seve!

Tal como diria o grande poeta português Alexandre O'Neill, uma obra não se explica, decifra-se. É por isso que hoje aqui VOS venho recomendar esta obra. Decifrem-na, desfrutem-na e leiam/vejam a alma humana.

Roseanne McNulty tem perto de cem anos e é a doente mais antiga do hospital de saúde mental de Roscommon. O Doutor Grene, o psiquiatra encarregado da avaliação dos pacientes, sente-se intrigado pela história daquela mulher, que passou os últimos sessenta anos da sua vida em instituições psiquiátricas.

Enquanto o médico investiga, Roseanne faz uma retrospectiva das suas tragédias e paixões, que vai registando no seu diário secreto, desde a turbulenta infância até ao casamento que lhe prometia a felicidade. Quando o Doutor Grene desvenda por fim as circunstâncias da sua chegada ao hospital, é conduzido até um segredo chocante. Um livro primorosamente escrito, que narra uma história trágica, fruto da ignorância e mesquinhez, mas ainda assim fortemente marcada pelo amor, pela paixão e pela esperança.
«... o que mais impressiona, para além da história, é a beleza lírica da escrita de Barry, a sua exactidão poética, o estilo quase inebriante, e o recurso sábio ao folclore irlandês, com as suas histórias de fantasmas e antigas tradições rurais. Este é um livro belíssimo sobre perdas, promessas e esperanças que não foram cumpridas. É, seguramente, um dos acontecimentos literários do ano.»José Riço Direitinho, Público, ípsilon

13 comentários:

Andre Moa disse...

Fui o primeiro a chegar.
Bambúrrio, sorte magana.
Quero apenas desejar
um belo fim-de-semana.

Aproveito a pedalada,
e não me leves a mal,
pra respeitar a quadra,
Um alegre carnaval

Abraço.
André Moa

RS disse...

Boa sugestão Seve.

Laura disse...

Quer-me parecer que o Seve deve ter uma enorme biblioteca e não cabendo todos os livros nas prateleiras, ainda os há amontoados por aí!
Pois adoro ter livros para escolher, ver alguns, outros, rever, porque tenho livros que me marcaram para sempre!Já fui senhora de uma grande Biblioteca. Hoje? hoje já não, já nem os compro, as lições que tive fizeram-me optar por isso! Mudar de País várias vezes, levou a que tivesse de dar imensos, deitar fora outros. Trouxe para cá, os que mais gostava, no fim? afogaram-se todos e , fiquei reduzida quase a zero livros!
Acredito que possa ser uma boa escolha o livro do Seve. Falaram tanto nos Cem Anos de Solidão, do Gabriel Garcia Marquez, a Neide ofereceu-mo, jesus, nem um terço li, desisti, ou sou muito burra ou?...

Beijinhos e um sábado feliz, estou no ciclo da felicidade, lembras-te kim?
Laura

Je Vois La Vie en Vert disse...

Então vamos lá estar atentos às escolhas do Seve, depois das do Marcelo e das da Sofia....

Bom carnaval ! Olé ! (sabes porquê, tu...)

Beijinhos

Verdinha ....que estará encarnadinha hoje...

Maria disse...

Boa ideia, Kim. É bom que as pessoas leiam mais. Como sabes, também eu sou viciada em livros, como o Seve. É um "vicio" muito bom. No dia em que deixar de ler, estou morta.
Beijinho para os dois
Maria

Cristina disse...

Bom fim de semana e boa festa do saint-Valentin,querido,amigo
Bisous.

Anónimo disse...

Seve disse...

Laura, então lê, também do GGMarquez, "AMOR EM TEMPOS DE CÓLERA" uma história de amor imperdível ou (atenção RS) "RELATO DE UM NÁUFRAGO"´uma impressionante história (verdadeira), de pouco mais de 120 páginas.

Laura disse...

Seve, vou ler sim, deixa ver se o encontro por aqui... Adoro histórias de amor, ou seja, vou ver se apanho os dois, ai Seve, não me metas a começar novo tesouro que o primeiro, foi-se...
Beijinho da laura.

Osvaldo disse...

Seve;

Se tu o aconselhas, acredito que seja bom...
Vou ver se tenho tempo de o ler no "pasto"!...

Um abraço.

Osvaldo

RS disse...

Um marinheiro herói que afinal era contrabandista a bem da nação (colombiana).

Anónimo disse...

Seve disse...

Exacto RS, (mas um bom livro)!

Amigos, atenção que eu sou um mero e simples leitor, isto de o meu amigo Kim dizer: as escolhas do Seve, será talvez demasiado ousado já que apenas tenho o gosto de indicar os livros que li e de que gostei, sem qualquer pretensiosismo, acreditem! Mas dá-me prazer em partilhar estas coisas.

Teté disse...

Bom, tenho uma imensa pilha de livros para ler, mas fica a sugestão, que assim à primeira vista me parece bastante agradável... :)

Beijocas!

Laura disse...

Osvaldo, então fico à tua espera, tu compras, lês e depois trazes quando vieres e leio eu, valeu? Assim fico cá c'uma cultura... beijinho da laura