11 de agosto de 2009

Alberto Vaz da Silva - Entrevista ao I

No espaço de pouco dias aqui me repito em alusões às mesmas pessoas. Primeiro, Raul Solnado, depois, Alberto Vaz da Silva.
Mas as ocasiões são como as cerejas e não podia deixar passar em branco, a entrevista ontem dada ao Jornal I, por esta sumidade por quem me apaixonei.

Às pessoas amigas, ou não, que aqui me vão suportando, deixo a voz e a presença cósmica que Alberto incute em todas as suas palavras.
A entrevista e o vídeo de Alberto Vaz da Silva!


http://www.ionline.pt/conteudo/17424-alberto-vaz-da-silva-era-importante-ensinar-se-astronomia-nas-escolas---video

12 comentários:

Anónimo disse...

Fascinante!
Sereno, expressivo, simples, claro e cativante.
Tens toda a razão. Apetece-me ouvir outra vez...

Isabel

Maria disse...

Kim:
Li e reli a entrevista.
Que grande lição de vida!
Agora compreendo onde foi o Salvador buscar toda aquela coragem.
Alberto Vaz da Silva é um homem de excepção.
Quem me dera ter metade daquela fé tão pura e inabalável.
Vou copiar a entrevista. Quando me sentir tremer nas bases, por pequenas coisas do dia a dia, irei relê-la. Talvez me ajude. Hoje ajudou e muito.
Obrigada Alberto Vaz da Silva. Obrigada Kim, pela chamada de atenção.
Um beijo grande.

Laura disse...

Caramba... E saber que ainda há Homens assim hoje em dia!... Juro que nem fazia ideia. e é pai do teu amigo, Homem cavaleiro, credo, estou admiradissima... se queres saber, nem sabia que existia isso das letras para isto e aquilo, o que se aprende!...

Claro que também acredito que amanhã todos os que se amaram,se vão reencontrar na altura mais oportuna... Acredito que sim, que todos, mas todos, teremos a nossa hora do reencontro sonhado com quem se amou, se gostou, simpatizou...
Um beijinho Kim, e que belissima entrevista.
laura

Kim disse...

Falei hoje com o Alberto ao telefone e disse-lhe que ...
Falámos, falámos, falámos!
Do universo e de nós!
(e também duma empregada doméstica que precisa urgentemente e ainda não arranjou)

Laura disse...

Pois, pode ser que alguém dos blogues saiba de alguém para ocupar o cargo na casa do Alberto...
Ora, há-de aparecer... e por falares em amigos, também falei de um que andava ha tempos para falar dele, um amigo de verdade que me acarinhava e adorava a nina laura como se sua filha fosse...
Beijinho meu querido Kim, sempre que te leio neste poema de dancei-te, rio com gosto pelo teu comentário..tens razão em tudo, ehhhhhh. beijinhos. laura.

Anónimo disse...

DN Hoje

Espaço
Colisão a cem anos luz da terra
por SUSANA SALVADOR

Dois corpos, um com o tamanho da Lua e outro com a massa de Mercúrio, colidiram a alta velocidade em redor da estrela HD 172555, localizada na constelação de Pavo. Provas do fenómeno que ocorreu nos últimos milhares de anos - há pouco tempo, segundo o relógio espacial - foram agora detectadas pelo telescópio 'Spitzer', da agência espacial norte-americana
Há mais de quatro milhões de anos, um objecto com o tamanho de Marte embateu na Terra, lançando para o espaço grandes quantidades de materiais que mais tarde formaram a Lua. Agora, um telescópio da agência espacial americana detectou uma colisão semelhante a cem anos-luz do nosso planeta.
"Este é um evento raro, crítico na formação de planetas semelhantes à Terra e de luas. Tivemos sorte em testemunhar um, não muito tempo depois de ter ocorrido", disse Carey M. Lisse, da Universidade de John Hopkins, principal autor do artigo do Astrophysical Journal. O impacto foi nos últimos milhares de anos - há pouco tempo no relógio espacial.
O espectrómetro a bordo do Spitzer permitiu aos astrónomos analisar a luz emitida pela estrela HD 172555 - que tem cerca de 12 milhões de anos e está localizada na constelação Pavo (pavão) - e analisar a sua composição química. "O espectro era muito estranho", afirmou Lisse, citado no comunicado oficial da NASA.
Os cientistas identificaram sílica amorfa (essencialmente vidro derretido), que pode ser observada na Terra em rochas de obsidiana (vidro vulcânico preto) e tectita (pedaços de lava dura que se formam no impacto de um meteorito). Além disso, os astrónomos detectaram monóxido de silício, resultante da vaporização de muitas dessas rochas.
Em resumo: lixo espacial resultante do choque a alta velocidade (10 km/segundo) de dois corpos. Segundo os cálculos, um deles devia ser do tamanho da nossa Lua (e ficou destruído) e outro teria a massa de Mercúrio. Os cientistas não sabem se desta colisão (que um artista imaginou nesta imagem) surgiu ou não uma lua.

FR

Laura disse...

Ufa, já estava a ver que iam dizer que daqui a uns anitos vamos todos plo ar...alto lá, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, mas que isso vai acontecer, claro que vai, só, é que não sabemos quando...
Gosteid eelr o artigo do comentário acima do meu... Mana do Salvador? Ah..beijinhos.

Anónimo disse...

Seve disse...

Bonito, bonito, mas vamos lá pôr os pés no chão..........

Não duvido que Astronomia fosse importante, claro que sim mas importante seria, antes de tudo o mais, que a cambada de analfabetos que saem das nossas escolas/faculdades/universidades primeiro aprendessem a ler e a escrever, e isto não é conversa de tabuada é a realidade!!!

Je Vois La Vie en Vert disse...

Tanta sabedoria e tanta serenidade sobressaia deste o teu amigo !

Ouvir as convicções dele sendo ditas com pura simplicidade e humildade foi um momento muito enriquecedor para mim. Vou voltar a ouví-lo de certeza.
Obrigada por me ter feito conhecer este grande senhor.

Outro rico momento foi um encontro muito descontraído e muito agradavel que tive com amigos numa zona que desconhecia (até me perdi um pouco...). Decidi voltar calmamente para a casa por um caminho mais comprido à beira do mar ouvindo e cantando músicas francesas e tentando compreender a tristeza misturada com a alegria de quem as escolheu. São belas lembranças duma vida e um relembrar de músicas de outros tempos !

Obrigada e beijinhos, amigo Kim

Verdinha

mariabesuga disse...

Por boas razões... vale sempre a pena repetirmo-nos.

Obrigada por partilhares como fazes aqui em relação aos teus amigos que fazes nossos através desta linha de sentidos...

Beijinhos do Oeste

mulher disse...

por amor de DEUS!!!

este post ,é do mais machista que tenho lido ultimamente!!

o que me deixa mais estupefacta é ver mulheres a aplaudirem este tipo de machismo!!!

....um dia caçador....no outro caça!!!

serenidade para todos

apenas mulher

MULHER disse...

lamento este coment que deixei em cima nao era para este post,
ficam aqui as minhas desculpas!
era para o post JUSTIÇA!!

MULHER