25 de março de 2009

Ma France - Viaduc Millau



De tempos a tempos não resisto e tenho de me virar para um dos países “onde já fui muito feliz” parafraseando um conhecido apresentador televisivo – Ma France!
Pois bem hoje quis dar a conhecer, a quem disso não sabe, que em França existe a mais alta ponte do mundo. É conhecida pelo nome de Viaduc de Millau, dada a proximidade desta localidade, que por sinal não conheço.
O viaduto tem cerca de dois mil e quinhentos metros de comprimento e está a cerca de 350 metros do solo, no seu ponto mais alto.
Antes da sua construção, o tráfego de veículos tinha de descer até o vale do rio Tarn, causando pesados congestionamentos, principalmente na época das férias de verão. A ponte, inaugurada em 2004, atravessa o vale pelo ponto mais alto, formando a última ligação entre Clermont-Ferrand
, a região do Languedoc e a Espanha, reduzindo consideravelmente o custo de transitar por esta rota. Muitos turistas indo para o sul da França e/ou Espanha seguem esta rota por ser directa e sem portagem, excepto o da própria ponte. Três anos foi o tempo estipulado para a sua construção, acabando por atrasar um pouco devido às más condições climatéricas. Nada mau para aquilo que por cá, estamos habituados.
De derrapagem financeira, não ouvi falar.
La France! A ponte entre mim e o mundo!

10 comentários:

Sendyourlove disse...

"France" a terra do nosso Alain...
Como diria a minha Sarocas : temos de ir a França mãe, lá está a cidade do amor, a cidade luz... ( o que ela quer é a Eurodisney)...

Cristina disse...

Saudade de la France, Kim?!
Beijinhos, amigo.

Parisiense disse...

Já em tempos falei do Viaduc Millau, no meu cantinho.....mas tu ainda não andavas por lá....ahahahh

Eu conheço e por acaso esta região é lindissima....a Auvergne.

Oh la France.....quand ont a le mal du pays, cést dur, dur....

Bisous, mon anje.

Carla D'elvas disse...

eu. mulher. procuro uma ponte... que me ajude a entrar para dentro do peito de um apanhador de pérolas... ou vasculhador de maresias.
por razões de sanidade mental não tenho mais nada para vos dizer.

Beijo meu :)

Maria disse...

"Ma France"- O meu caminho para o sonho.

O Bicho disse...

Já andei por estes profundos vales mais ou menos perdido à procura das "Gorges du Tarne" - as paisagens desta região são perfeitamente fabulosas, dignas do imaginário de "O Senhor dos Aneis".

Je Vois La Vie en Vert disse...

"Douce France, cher pays de mon enfance" : é uma canção, não é uma frase minha porque sou belga...
Gosto muito da França , acho que é um lindo país e tirando o seu orgolhozinho um pouco apurado demais, também gosto dos franceses e vejo sempre a France 2 (canal televisivo) graças a uma parabólica de 2m20 !

beijinhos verdinhos duma francofona

Anónimo disse...

"Vous" entré an France"
Até a faixa para o "bus" é diferente!.....

Laura disse...

Oi. Conheço a França, fomos de autocarro, demoramos 24 horas a chegar a tuluse, anos depois fomos a Paris, à Eurodisney e representar para a cominidade Lusíada, ficamos lá 8 dias de cada vez, demos boas passeatas, mas andamos mais a pé que outra coisa...Bem, gostei, mas, ai a minha santa terrinha a que tem outros falares e sentires, e bora por ali fora, aqui é que me sinto em casa e de tantas terras por onde andei (Angola excluida) só me apetece voltar aqui, ao ninho..Beijinhos e achei essa ponte uma obra de grande envergadura..bisous a tu né?

Osvaldo disse...

Caro Kim;
Já por lá passei, rapidinho e sem olhar para as bermas, embora os rail's sejam altos e bem protectores,mas... é impressionante.
Quanto à beleza,... prefiro a nossa Vasco da Gama...

Um abraço, caro amigo
Osvaldo