19 de novembro de 2008

Nyon - voltarei




Num paraíso ilustrado onde as veredas dos bosques pareciam sair dum conto dos Grimm, calcorreei pedra sobre pedra, folha sobre folha, “biciclei” que nem doido em terreno plano e estendi-me numa praia sem areia, emoldurada de verde relva, para gáudio dos residentes.
Na lindíssima localidade de Nyon, algures perto de Genéve, deleitei-me com praias à beira-lago plantadas, onde a areia se transforma em relva e a ilustração dum qualquer calendário renasce.
Ao findar do dia, num barbecue emoldurado por reflexos de luar numa casinha de negra madeira, dei vazão aos gastronómicos desejos de petiscos que a guloseima teimava em acirrar.
Foi assim na Suiça dos encantos todos, no país que julgávamos não existir, no ronronar da consciência, pedindo para voltar.
Foi em 1989. Tinha acabado de cair o Muro da Vergonha, quando me virei para o outro lado, tentando adormecer na ondulação do Lago Léman.
Umas horas de carro mais à frente e esperavam-me Verona e Veneza onde um Capuleto vingava um amor proibido e Casanova fazia sonhar qualquer aspirante a cortesã.
Depois … prometi voltar!
Até lá Osvaldo!

6 comentários:

Anónimo disse...

Kim:
Não coneço a Suiça e tenho pena. Verona e Veneza, conheço. Assim como várias cidades Italianas. Mas, aquela a que hei-de voltar, é Florença. E é Paris. Essas, nem que me custe a vida, irei voltar, descobrir, redescobrir, lembrar. Não posso tardar muito. A idade não perdoa.
Beijo.
Maria2

Anónimo disse...

SIM KIM, EM 1989 TAMBÉM ANDEI POR ESSAS BANDAS. E JÁ VOLTEI VARIAS VEZES, E ATE HOJE CONTINUO UMA ETERNA APAIXONADA, PELO "VELHO MUNDO"

QUEM SABE UM DIA NOS ENCONTRAREMOS TODOD POR LÁ.

NÃO TENHO SANGUE ITALIANO, E SIM CIGANO!

SPUK

Carla D'elvas disse...

Fico, sempre, com a impressão de que todas as noites, na Suiça, saem à rua uns duendezinhos fantásticos e muito trabalhadores que limpam e arrumam tudo com extremo cuidado. E pareceu-me que isso é apenas a face visível de uma maneira de estar na vida :)

Beijokinha

Cristina disse...

Et sur ta route, n'oublies pas de faire un petit détours par bruxelles!!
Bisous.

Parisiense disse...

Não conheço Nyon, mas conheço algumas cidades da Suiça e a zona dos Alpes tem paisagens lindissimas......mas tambem gostei muito de Geneve.

Beijokitas e continua a relembrar e a sonhar.

Osvaldo disse...

Olá amigo Kim;
Desculpa lá só agora entrar, mas estive 4 dias em viagem e tive o prazer de encontrar o teu post em que mostras Nyon e o interessante é que domingo passado, eu e a Ana fomos lá almoçar e depois de um passeio, nas velhas ruas da cidade, resolvi tirar algumas fotos já em fim de tarde e que publiquei.
Parece que estamos em sintonia.
Quando quizeres lá voltar, é só passares aqui por casa e faremos a volta do Lac Léman e as Montanhas Alpinas e quem sabe, não encontraremos por lá a Heidi?!...
Um abraço.
Um abraço