17 de setembro de 2008

Humberto Miranda - Um vencedor








Era ainda uma esperança. Os seus vinte anos não deixavam adivinhar as malhas que o império tece. Augurava-se-lhe um futuro prometedor. Na sua cabeça rolava já a glória e quiçá a fortuna, mas …
Um brutal acidente na A1 perto de Leiria, atirou o Humberto para um estado comatoso que durou quatro meses e roubou a vida ao Mauro, seu pendura amigo-irmão, também este um promissor futebolista.
Ambos eram jogadores do Estrela da Amadora e naquela época jogavam por empréstimo no Tourizense.
Não sabe explicar como tudo aconteceu, nem vale a pena nisso pensar. O que sabe é-lhe informado por terceiros. Foi um dia que se apagou da sua memória
Dois dias antes do acidente, Humberto sportinguista ferrenho, esteve no estádio da Luz a comemorar com os seus amigos a vitória do meu Benfica no Campeonato Nacional. Tal atitude só podia vir dum verdadeiro democrata.
Depois de muitas operações, Humberto ganhou a partida da sua vida.
Hoje, passados quatro anos, encontro-o a meu lado nas manhãs recuperadas de esperança. Três vezes por semana entregamo-nos à terapia que nos impuseram, deitados numa maca de hospital, ao cuidado e dedicação da bonita e dócil anjo-terapeuta Maria João e duma equipa fantástica de médicas, terapeutas e assistentes, trocamos o passado pelo presente e falamos do futuro a sorrir.
Desde já, a minha homenagem a este fabuloso grupo de fisioterapia do Hospital Amadora-Sintra.
Jovem contagiante, educado e com uma vontade enorme de viver, o Humberto não se entregou e vai à luta com as armas que lhe restaram.
Naquele olhar existe uma certeza. Jogou a primeira parte e ganhou. Falta a segunda e ganhá-la-á também.
Força Humberto! Alea jacta est!

33 comentários:

Anónimo disse...

Hoje censurei-me. Queria escrever tanto, e escrevi, e depois apaguei.
Queria ter falado sobre este texto e não fui capaz de publicar.(apaguei a seguir). Hoje estou zangado comigo por isso mesmo. Porque não fui capaz de publicar sobre o que escreveste. Temos aqui um belo tema de conversa a dois.
Sobre o Humberto, sobre as pernas que se cortam na vida, sobre os caminhos e o andar. Abraço meu amigo Kim.
jc/.

Anónimo disse...

Como me senti pequenina, Kim!
Queria dizer muita coisa, mas como o jc., fiquei demasiado comovida para isso. Só posso dizer: Força, Humberto! Há pessoas que com as duas pernas não conseguem chegar a lado nenhum. Tu, irás longe.
Beijo para o Humberto.
Mais uma vez, Kim, mostras o ser humano que és. Com gente como tu, o mundo seria diferente.
Beijo
Maria2

Sendyourlove disse...

dá que pensar... e constatar que somos tão pequenos ao lado de pessoas assim!

Carla D'elvas disse...

sinto-me, infinitamente pequena, ao lado de um HOMEM que nunca desistiu de LUTAR e ACREDITAR.
já conhecia o DRAMA do HUMBERTO.
... e também, conheço o comportamento nojento do estrela :(

HUMBERTO = CORAGEM

Anónimo disse...

Mais um exemplo do homem matemático, chamado de civilizado, que confunde estas situações do usa e deita fora, como se de uma pastilha elástica se tratasse.
acompanhei este caso de perto,por conhecer a família do malogrado Mauro.
Pena que.não se levantem troféus nestas circunstâncias, senão por certo teríamos os abutres da imagem por perto, para se promoverem socialmente.

Anónimo disse...

Força Humberto a estrutura intelectual também se constrói no infortúnio.
Não lhes dês hipoteses

Kim disse...

Todos os acidentes são estúpidos. Este aconteceu numa lomba, no auto-estrada entre o nó de Fátima e Leiria.
Não envolveu mais nenhum veículo.
Sei que nessa zona, quando chove é costume acontecerem acidentes porque o piso faz aquaplaning.

Anónimo disse...

Força Amigos.
O.R.

Anónimo disse...

Um beijinho de admiração e força ao Humberto.
Outro para ti "Mestre".

Isabel

Anónimo disse...

As coincidências existem. Ontem, depois de ler o que escreveste sobre o Humberto, vi parte de um programa da Júlia Pinheiro, por acaso. Do pouco que vi, compreendi que uma mocinha muito nova, chamada Mónica, depois de um acidente, creio que com um cavalo, ficou totalmente paralizada. Os médicos, não lhe davam a mínima esperança de se voltar a mexer. Esteve muito tempo em Alcoitão e ninguém acreditava na possibilidade de melhoras. Ninguém, não. Ela acreditava. Ela sentia que alguma coisa se passava com o seu corpo que lhe dava indícios de que se puuderia voltar a mexer. Teve o apoio do pai e de um cunhado que acreditaram nela. Começou, à revelia dos médicos e terapeutas, a tentar fazer exercicios. Por vezes caía da cama, era repreendida, desiludida, porque à luz da medicina, o seu caso não tinha cura, nem sequer melhoras. Com a ajuda dos dois familiares, teimou. O facto, é que lentamente, começou a sentir que podia movimentar-se. Conveceu o pai, a pô-la em cima de um cavalo.
Foi melhorando, lentamente e, a esperança de voltar a andar, tornou-se a sua meta. Conseguiu. Eu vi-a ontem de pé. Vi-a, ajudar jovens e crianças com problemas, com o auxilio de cavalos. Tem uma escola, em que pratica a "Hipoterapia", (acho que é assim que se diz), tem ajudado muitos jovens, a ter uma vida mais normal. Tem dificuldades financeiras, mas não desiste. Uma mulher destas, nunca desiste.
Sei pouco da Mónica. Queria saber mais e, vou tentar sabê-lo. O que sei,é que esta jovem, de ar sereno, é uma Heroína, uma mulher de aço, que luta pelo que quer, com uma determinação enorme.
Ela, o Humberto e outros jovens como eles, mostram-nos que, afinal, esta não é uma geração perdida. Com jovens destes, há que ter esperança no futuro do mundo.
Para todos eles, o meu carinho, a minha admiração. Pena? Não. Eles não precisam de pena. São seres completos, perfeitos, com força para vencer. São exemplos, para quem passa a vida a carpir-se dos problemasinhos do dia a dia. São forças da Natureza. Ter pena, seria ofendê-los. Eles merecem é uma medalha de ouro, compreensão, amor e, reconhecimento do seu valor.
Para a Mónica, o Humberto e todos os outros como eles, um Beijo enorme. Para nós todos, um pedido: Não nos deixemos abater à primeira contrariedade, não baixemos nunca os braços.
É isso que eles nos estão a ensinar.
Beijos comovidos, para todos, um especial para o Kim que, nos tem mostrado tantos exemplos destes.
Obrigada, Amigo, por estares sempre alerta.
Maria2

Anónimo disse...

adilia miranda mae do jovem humberto o meu filho e um heroi vai conseguir alcançar algo ke e importante para ele ke e andar vou tar sempre do lado dele e dar lhe tudo o ke ele precisar um beijo da mulher da tua vida adilia miranda mae

Anónimo disse...

Boa Noite... o meu nome é Joana e estava a ler esta "peça", e nao consegui evitar derramar lágrimas, tal como derramo sempre, quando penso na tragédia em que o meu IRMAO se ve "cruzado" à 3 anos e 4 meses!
Sempre nos demos muito mal, desde miudos, temos uma diferença de idade razoavel (8anos), pelo qual sempre quis assumir o papel de Pai... Que acabou por ser mesmo, ao longo dos quase 18 anos que piso o chão deste mundo!
Ele é uma força estrondosa da natureza... e que o conhece, sabe que ele vai conseguir TUDO aquilo que deseja na VIDA. Porque para mim, aquilo que era mais dificil, ele ja superou.... SOBREVIVEU! Portanto o que vem aseguir para ele, concerteza será irrisório!
O que custa mais... é vê-lo render-se a algumas dificuldades que se atravessam nesta longa recuperação!
Relativamente ao ele evoluir, ter uma vida minimamente autonoma... mas será que aqui, alguem tem duvidas depois de ler este documentario? Nao creio =)

O Humberto é sobrenatural, e a única coisa que realmente me irrita, é os amigos que eram tão entes antes do acidente, agora, sim, que ele mais precisa de apoio, é quando todos se descartam dele como se fosse uma fralda para bebes. ò minha gente... tento na memória passada e ponham a mão na consciencia! Ou será que ele só era bom quando era conhecido... jogador de futebol... tinha € para as saidas de grupo! POUPEM-ME, a falta de tempo, sao desculpas! nao sensuro ninguem, mas o tempo arranja-se... basta querermos!

Mano, tu és a estrela, a tua força interior, supera-nos! Continua com essa energia, nao te revoltes aos unicos que te apoiam e sente o dia-a-dia, sente o bom de conseguires respirares e ver o sorriso da mulher da tua vida diariamente (MAE)... tudo isso, é um motivo pra nao desistires! Pensa no teu sobrinho ue está mortinho por se ver a jogar futebol como tu! =)

Relativamente ao Estrela... Está mais ganho! Se a justiça tiver alento, creio que nao será dificil. O antonio oliveira concerteza ja alugou o seu canto no inferno!

Mãe, coragem! es uma mulher de força, tens aguentado aquilo que nunca penso, nem quero pensar vir a acontecer ao meu filho. O mano tem mesmo a quem sair! Quem sai aos seus nao desdanha! Agora à que ter MUITA paciencia e MUITA calma, é dificil lidar, mas tem que ser... Ambas somos as suas proteses... sem nos, ele nunca ira andar!

Beijinhos a todos!

Mais uma vez... FORÇA MANO, ESTOU CONTIGO... *

Anónimo disse...

Adília e Joana: com mulheres como vocês a ajudar, o Humberto vai vencer. Ele vai continuar a ser o vosso protector, vocês, as duas, as estrelas que lhe iluminam o caminho. Força, coragem, grandes mulheres, para vocês e para ele, um abraço solidário, de alguém que, sem vos conhecer, vai torcer por vocês e com vocês, para que o Humberto atinja a sua meta.
Maria2

Anónimo disse...

humberto....menino bonito,inteligente,imprevisivel...sonhador autoritario!!!sem duvida irreverente...
assim conheci eu o humberto o rapaz famoso na eskola pelos pes de ouro pelo sonhos de vencer e xegar mais alto...rodeado de amigos.....depois de 10 anos sem ver o humberto enkontro o novamente ao akaso.....
enkontrei um humberto mais sonhador,mais lutador,mais inteligente,mais bonito e ainda mais imprevisivel apenas menos rodeado de amigos...
km ixto kero dizer a todos os cobardes k se afastaram olhem pa voces propios e vejam na podridao em k se tornaram...
sim pk o humberto começou uma vida de novo melhorou kualidades konseguiu vencer mais uma vez e mostrar o kt forte e ate podem ser poukos os amigos k tem mas sao bns!
por isto tudo e mt mais humberto.... força pa frente e mostra a força k tens em ti e faz ver km e o humberto a km n tem fe em ti dakilo k tu es kapaz sim pk ate a morte vences te!!!!!e pk das koisas mais importantes k tens e a tua mumy k alem de linda tem a força de Deus dentro dela!grande Mulher!parabens!mta força a voces todos!!!!e um viva a km tem kolaborado km este grande exemplo de vida k e o nosso humberto!!!!

Anónimo disse...

MANO NAO PUDE PASSAR AKI SEM DEIXAR UMA MENSAGEM DE COLEGA,AMIGO PA TODA VIDA.
ES A PESSOA CM MAIS CORAGEM K JA CONHECI E UM GRANDE GUERREIRO, POIS NUNCA VIRAVAS AS COSTAS A KUALKER DESAFIO. POIS CONTINUAS A PROVA-LO HJE EM DIA CONTINUA ASSIM MANO.1 GRANDE ABRAÇO
NBRITO

Anónimo disse...

Olá Humberto, com duas próteses assim, não tens hipóteses!! Vais andar, ai vais vais...

Juan

Anónimo disse...

Nao posso falar mto sobre o percurso de vida deste jovem, o HUmberto. O mundo net fez-nos conhecer e foi aqui que nos fomos conhecendo. Quando me sinto triste, penso logo em falar com ele pq os concelhos de vida dele acalmam..pq pessoa como ele e na situação em que esta da mtas lições de vida a muitas pessoas...e eu penso k os meus problemas ao lado DOSs que ele viveu e nos dias de hje ainda vive sou mto pequeno, ou melhor, nao sao nada.E uma pessoa alegre bem disposta e um grande amigo. A vida pregou lhe um partida, ms deu lhe vid apara continuar a viver e mostrar aos outros que o Mundo nao acaba por nao termos pernas, por nao termos braços, por perermos pessoas que amamamos...mas sim a vida da-nos oportunidade para que possam mostrar que podems er felizes À nossa mAneira. Omimportante e estarmos vivos e lutarmos pela nossa felicidade. O humberto mostrou-nos o qto podemos ser feliz com o que a vida nos reserva e so preciso lutar pela nossa FELICIDADE...

Anónimo disse...

Nao posso falar mto sobre o percurso de vida deste jovem, o HUmberto. O mundo net fez-nos conhecer e foi aqui que nos fomos conhecendo. Quando me sinto triste, penso logo em falar com ele pq os concelhos de vida dele acalmam..pq pessoa como ele e na situação em que esta da mtas lições de vida a muitas pessoas...e eu penso k os meus problemas ao lado DOSs que ele viveu e nos dias de hje ainda vive sou mto pequeno, ou melhor, nao sao nada.E uma pessoa alegre bem disposta e um grande amigo. A vida pregou lhe um partida, ms deu lhe vid apara continuar a viver e mostrar aos outros que o Mundo nao acaba por nao termos pernas, por nao termos braços, por perermos pessoas que amamamos...mas sim a vida da-nos oportunidade para que possam mostrar que podems er felizes À nossa mAneira. Omimportante e estarmos vivos e lutarmos pela nossa felicidade. O humberto mostrou-nos o qto podemos ser feliz com o que a vida nos reserva e so preciso lutar pela nossa FELICIDADE...

Anónimo disse...

Ola Humberto, pelo que tou a ver, es um Homem Cheio de forças..

Continua a lutar, porque vais conseguir tudo o que queres..

Um grande abraço, e um beijo para tua maravilhosa mãe a mana..

Ps: Marco_Peres_Slb@hotmail.com

Anónimo disse...

Hello Kim....altough i'don't know you personally..i like to wish you the very best in your recovery so at least you will be able to get on with life as easy as possible.I can imagine that you are going through a very bad time in your life but please make courage coz you still have plenty to offer to this world.I'm kevin from Malta and I'm an ex football player thats why I got interested in this article...God bless you and hope you recover as good as possible.

Anónimo disse...

Hello beto....altough i'don't know you personally..i like to wish you the very best in your recovery so at least you will be able to get on with life as easy as possible.I can imagine that you are going through a very bad time in your life but please make courage coz you still have plenty to offer to this world.I'm kevin from Malta and I'm an ex football player thats why I got interested in this article...God bless you and hope you recover as good as possible.

Anónimo disse...

humberto ola lindo
quero desejar-te ... tudo o que tu tens direito e ainda mais alguma coisa que possas tirar desta vida que as vezes é madastra,mas tu tens uma força e um amor incondicional como anjo da guarda, A TUA MÃE!!!!
e quando nos temos uma mae como tu tens, todas as nossas metas sao alcançaveis tenho a certeza que vais alcançar a tua
força lindo os Lopes estao contigo...alguns
beijinho pros dois
tia ana

Unknown disse...

amigo vais conseguir com a tua força e de todos que te amam grande abraço

Anónimo disse...

todos as manhãs acordamos, vestimo-nos e lá vamos à nossa vida, sem muitas x dar-mos valor ao q à partida parece vulgar... como o facto de andar! Só para dizer Humberto... q o nosso valor nunca é apagado por uma incapacidade fisica. Desejo-te muita sorte e que continues com essa tua força de viver! um beijinho...
DianaL.

Anónimo disse...

CONTINUA ASSIM

Anónimo disse...

Amigo Humberto!
Não te conhecia de parte nenhuma; tive e tenho o prazer de partilhar muitas das vezes a tua companhia nos nossos »TREINOS» na fisio e quando fiquei a conhecer a tua história de vida fiquei sensibilizado, não por pena, porque não precisamos que tenham pena de nós, precisamos sim que nos respeitem, ajudem, e nos integrem na vida social como qualquer outro ser humano, mas porque és um jovem e não merecias que isto te acontecesse, porém cabe a nós, a TI mostrar aos outros que somos tão iguais quanto eles, mas acima de tudo mostrar a ti próprio que és o HUMBERTO e que o infortúnio não passou disso mesmo.Quanto aquilo que eu penso já sabes, o convite está de pé vamos entrar na próxima maratona na ponte sobre o Tejo e vamos rebentar com eles (risos).Para ti amigo tudo em dobro daquilo que desejo para mim, cabeça erguida e coragem, pois a vida ainda agora começou tens muitos anos pela frente.

Um abraço daqueles.

Anónimo disse...

Primo quero deixar-te apenas umas palavras de apoio. Após o que li aqui vejo que te rodeias de pessoas fantásticas, nomeadamente a tua mãe e a tua irmã, mas o que me impressiona realmente é a tua força, és o exemplo de presitência e luta, a tua motivação não tem limites.
Bejinhos da tua prima...

Vera Pereira

Anónimo disse...

Olá, só hoje vi o teu blogue. Eu escrevi a reportagem e através dela conheci um ser humano excepcional, de grande coragem que passei a admirar muito. Sabes com quem podes contar e eu tentarei tudo para fazer o que estiver ao meu alcance para que concretizes os teus sonhos! A vida é dura, mas a vitória é muito saborosa. Um abraço. Germano Campos

Anónimo disse...

Se eu pudesse transportar mais do que a alma e o pensamento e tivesse a capacidade de invadir o teu espaço, neste momento, vivendo cada instante que ora vives. Não, eu não queria personificar-me diante de ti, agora. Gostaria de permanecer ao teu lado, como um anjo, permitindo, talvez, que tu sentisses a minha presença, mas não me visses, para que não alterasses nenhum dos teus gestos, nenhuma das palavras que quisesses proferir, nenhum riso, nenhuma vontade.


Eu ficaria em silêncio total, apenas contemplando o teu semblante, quiçá segurando a tua mão sem que tu percebesses ou tocar a tua pele fazendo com que imaginasses uma brisa suave a beijar o teu rosto. Eu sorriria a cada sorriso teu, concordaria, apenas maneando a cabeça, com cada uma das tuas frases, sorveria todos os goles do líquido que bebesses, afastaria qualquer tristeza ou aborrecimento que porventura tentasse aproximar-se de ti. Sopraria os teus cabelos suavemente, apenas para ver o teu rosto por inteiro, sem perder um único detalhe. Acompanharia cada um dos teus passos, impediria qualquer tropeço fosse no andar, no falar ou no pensar.

Brindaria a alegria e a felicidade que tu estivesses a sentir, exactamente no mesmo momento que tu brindasses. Não permitiria que a dor, por mais leve que fosse, aproximasse de ti. Viveria contigo cada preocupação que viesse à tua lembrança e procuraria mostrar-te a solução para cada problema que te perturbasse. Envolveria o teu coração e a tua mente com toda a minha ternura fazendo com que sentisses uma paz inabalável. Sem alterar em nada os teus sentimentos, o teu modo de ser e de agir, eu faria que sentisses a intensidade do meu amor.

Se eu pudesse transformar-me num anjo. Eu usaria as asas da minha paixão e voaria até ti, agora, para viver cada momento da tua vida que tanto completa a minha. Se eu pudesse dizer-te tudo k senti ao ler este blog...nao havia palavras para descrever tudo que senti....
ES UM HEROI
Eu estarei sempre aki pro k precisares....Vamos viver a vida a cada segundo, minuto, hora...e viver como senao exstisse amanha, vive hoje, vive o presente...
Que nunca fique nada por dizer...
N consigo dizer mais nada já tou quase a chorar...
BEIJINHO NA BOXEXA
ASS:Cristina OLIVEIRA

Anónimo disse...

MEU QUERIDO AMIGO HUMBERTO,O QUE DIZER...AS VEZES OS NOSSOS PROBLEMAS SÃO TÃO INSIGNIFICANTES,PERANTE TUDO AQUILO QUE QUE JÁ PASSASTE....QUERO TE DIZER MAIS UMA VEZ,QUE TENHO MUITO ORGULHO DE SER TUA AMIGA,É UMA HONRA PODER COMUNICAR CONTIGO,E QUERO QUE SAIBAS QUE TU ES UM VENCEDOR,DEIXASTE DE SER JOGADOR DE FUTEBOL,MAS ES UM GRANDE CAMPEÃO.
DEIXO-TE UM BEIJO DE MUITO CARINHO E RESPEITO POR TUDO QUE ÉS E SEMPRE SERÁS.
OXÁLA QUE HOUVESSE MUITOS LUTADORES COMO TU,O MUNDO SERIA MUITO MELHOR.
TUA AMIGA MARIA FARIAS

Marco Peres disse...

Ola amigo..

OLha tens que ter muita força..

Es um amigo 5*.

Estarei aqui para tudo..

Um abraço

Anónimo disse...

concordo com tudoo que foidito a respeito do Humberto mas é bom que não se esqueção que neste nefasto acidente se perdeu outro ser humano extraordinário que Deus levou para a sua companhia e a família sofre e sofrerá para sempre, pois eu conheço-os e principalmente aquela mãe também tem que ser uma mãe coragem para poder superar a falta do seu querido filho o Mauro.

Kim disse...

Descobri mais tarde que o malogrado Mauro era também uma excelente pessoa e apenas teve o azar de estar no lugar errado à hora errada.
É lamentável que dois jovens tenham perdido um sonho que perseguiam e certamente ganhariam.
O Humberto teve de arranjar forças para continuar, quem sabe se empurrado pelo Mauro, do outro lado da barricada.
Conheci o Humberto no Hospital Amadora Sintra, onde ambos fazíamos fisioterapia três vezes por semana e lado a lado íamos deambulando pelas ruas das recordações que, por motivos diferentes já deixáramos para trás. Quando escrevi o artigo que motiva estes comentários, deveria ter-me debruçado muito mais sobre o percurso de tal coragem.
Nunca mais vi o Humberto, mas jamais o esquecerei.
Do Mauro fica a minha admiração e o lamento duma vida interrompida.
Às famílias envolvidas tiro o meu chapéu pela coragem que vieram a demonstrar.