26 de janeiro de 2010

Miklos Fehér - seis anos depois

(Equipamento usado no fatídico dia)

Passaram ontem seis anos sobre a morte de Miklos Fehér. Em pleno jogo, no Estádio do Vitória de Guimarães, o jogador do Benfica caiu fulminado por um ataque de coração.
Mais que o facto de ser jogador do meu clube, Fehér foi apenas mais um dos que terminaram os seus dias terrenos em pleno campo de futebol, a exemplo de tantos outros.
Também ontem os meus olhos se deliciaram com a passagem de modelos que o tempo e a idade permitem, no desfile que os jogadores do meu tempo e alguns ainda no activo fizeram no Estádio da Luz, numa festa linda em que a finalidade era AJUDA PARA O HAITI.
O jogo de ontem, entre um misto de velhas glórias benfiquistas e de ex e actuais grandes estrelas do futebol mundial, fez-me pensar, que também o pontapé na bola pode ser um entretenimento, sem as guerras que o vil metal e a ambição desmesurada que todos conhecemos. Revi-me a jogar como eu gostava sem fazer da vitória um cavalo de batalha e dos adversários um bombo de fúria.
Foi lindo ver cabecear no chão e pontapear no ar os quilos que o tempo trouxe, numa mistura explosiva de quem já não dá uma para a caixa e de quem faz ainda da bola um momento de magia.
Foi lindo recordar que o futebol pode ser jogado entre amigos sem ódios viscerais nem cores clubísticas.
Foi lindo sonhar que poderei voltar a jogar ainda … um dia!

25 comentários:

Laura disse...

Kim; sem desprimor para ti, porque o post é lindo, recordações dos jogadores do nosso tempo de miudos, jovens,belos lances, bola, tudo bem...

Kim; agora é só Haiti! Aqui também há fome, aqui há crianças maltratadas e quem vive em casebres prestes a desmoronar, mas, como aqui Santo da casa não faz milagres, na tv ficam mais bonitos e carregados de Glória!... não são só eles, são todos os que se armam em vedetas e têm de passar no ecrã para sabermos do gesto solidário!

Fico assim a meios que desiludida, pois, se querem ajudar, comecem pela sua casa, a casa que todos sabemos andar desarrumada demais, fria demais e suja demais!
Ora, deviam filmá-los lá, a ver se retiram pedregulhos, se sujam as mãos, se não vão só dar nas vistas, e sendo assim! Fiquem por cá, e doem como sempre souberam doar, sem que vá parar às mãos erradas!... porque há muitos desses que para doar tem de apanhar um avião! e nem precisavam de ir tão longe, têm vizinhos aqui, que ignoram!
Enfim, ajuda para o Haiti sim, mas dos Países mais ricos que muito têm, o nosso está de sola de molho, como os da Nau Catrineta!...
Certo, nem refiles,laura... cada um faz como quer, hipócritas é o que é! Não é raro olhar para a tv enquanto ando nas lides, e ver em letras grandes que o fulano tal emocionou-se com a desgraça do Haiti, e já vai a caminho!, enfim!

Beijinho da laura

Parisiense disse...

Estes jogos deveriam ser feitos mais vezes para que o proprio futebol ganhasse uma nova vida, ou seja, fosse de jogar no relvado e não nas contas bancárias.

E quando é por uma boa causa, melhor ainda.

E é pena que na verdade tenham morrido e continuem ainda a morrer desportistas novos e em plena actividade.
Mas são coisas da vida.

Bisous mon ange.

Anónimo disse...

Seve disse....

Claro que, nesta alturas, é tudo gente muito bem, tudo gente muito boa, até os Bushs integram o Comité da Caridadezinha....

Depois voltará tudo ao mesmo para que, quando haja outra calamidade, continue a haver desgraçados para relembrar que afinal nós somos bons e ajudamos quem precisa...

Anónimo disse...

Seve redisse...

Mas atenção, não haja confusões: também eu acho que deveremos ser solidários, porque a solidariedade é de um calor imenso é uma das mais nobres acções do HOMEM. E só quem já a sentiu e quem já a deu poderá sentir a sua extrema importância.

Mas saibamos destrinçar as coisas.....

Laura disse...

Sei isso Seve, mas sei também que aqui há muito por onde ser solidário, não precisando da Tv para anunciar! é só isso, amigo!... Ser solidário é bom, é para mim das melhores coisas da vida! mesmo tendo tão pouco, consigo ajudar! Haja amor!e uns euritos a mais,seria ouro sobre azul, porque nem só de amor se vvie! Beijinho da laura

Carla D'elvas disse...

Agora que aconteceu o irreparável, somos todos solidários com o Haiti :)

... Antes, quando os haitianos eram só pobres e explorados pelas mais infames ditaduras, ninguém lhes ligava :(

Morreram sabe-se lá quantos, falam em 100 mil… porque as casas lhes caíram em cima quando a terra se mexeu. Casas mal feitas, com mais areia que cimento, sem requisitos técnicos para zonas sísmicas.

Noutros locais com mais sorte... mais afortunados, o mesmo sismo não teria provocado mais do que um pequeno incómodo. Na Califórnia ou no Japão, por exemplo, sismos de grau 6 ou 7 da escala de Richter já não estragam grande coisa. Cai uma ou outra parede e só os muito azarados levam com um tijolo na cabeça. Em países pobres, daquela pobreza imensa e endémica, morrem aos milhares.
... E, agora, já há dinheiro para ajudar, para dar de comer, para criar infra-estruturas, escolas, hospitais… dinheiro que antes nunca houve. E, por isso, o povo continuou ignorante, passivo, marginal, rebanho ao dispor da ganância dos outros. O subdesenvolvimento é tudo isto :(

a SOLIDARIEDADE... chega tarde e a más horas.

beijo meu*

c

Maria disse...

Kim
Foi um facto bem triste. Pobre miúdo! Faz-me muita pena a morte de jovens, seja de que forma for.
É terrivelmente injusto.
Beijinho, meu amigo
Maria

Laura disse...

É isso aí carlinha, porque vão aparecer na tv, olha o Ruanda, onde se matam e esfolam sem piedade! Ninguém consegue acabar com essas guerras tribais e porquê? há sempre quem saia a ganhar mas o sofrimento deles?

Essa do haiti, os governantes é que apanham as ajudas todas, e o povo, pois!
Lembro muito bem, há anos no Lesotho, fui a casa d euma amiga, riquissima diga-se, muito rica! e daqui de Portugal, sabes o que vi na despensa dela? dois sacos de arroz e até tinha bicharocos...com as letras de oferecido à povoação, não podia ser vendido! Comprou-o mais barato, acreditas? o governo não estava a dar aos mais pobres, estavam a vendê-lo!e ela,sem precisar, comprou-o por tuta e meia!...vês? fiquei baralhada, acredita que essa pessoa desceu na minha consideração! Enfim!...
Beijinhos. laura

Je Vois La Vie en Vert disse...

Já passaram 6 anos ? Parece que foi ontem ! Foi uma situação terrivel para quem ficou mas se pensarmos bem, mesmo se desapareceu cedo demais, foi uma morte no local que amava.
Quanto ao jogo a favor de Haíti, como te disse num email, gostei imenso de olhar para ele porque via-se boa disposição, luta para o jogo mas sem "patifarias" e estava todos empenhados para uma boa causa. Gostei de ver alguns atletas com alguma gordurinha, pneuzinhos, cabelos brancos esforçando na mesma e com sorriso !
Desconfio que o empate foi mais ou menos combinado... mas não importa !

Beijinhos, amigo Kim

Verdinha

SILVI disse...

Ainda recordo com saudade o seu sorriso quando lhe pedi um autografo para o meu sobrinho, quando ele foi visitar o Simão ao HOSA, QUANDO DO SEU INTERNAMENTO, NÃO ME DISSE QUE NÃO ASSINOU SORRINDO, MAS É PENA PERDER A VIDA NO AUGE DA CARREIRA, , MAS É A VIDA, E ELA TEM QUE CONTINUAR, LEMBRANDO AS COISAS BOAS QUE ELES NOS DEIXAM,BJS SILVI

Bichodeconta disse...

Ao chegar aqui emocionei-me!Não sendo Fehér jogador do meu clube(que de facto não tenho clube)Não seguro as lágrimas num misto de tristeza e revolta sempre que revejo aquela imagem..Um jovem que corre feliz atrás da bola, feliz porque no rosto leva um sorriso que abraça o mundo.E quando o vejo, ainda de sorriso aberto, voltar-se e cair para sempre.Paz eterna lhe seja dada, eu nunca esquecerei aquele sorriso !Um beijinho, Ell

RS disse...

Eu também vi em directo. É impressionante a fragilidade da vida humana!

Laura disse...

Vi na Tv quando cheguei de Guimarães, precisamente, tinha ido fazer a apresentação do Réstias de sol, o meu livro, e quando cheguei tinha acontecido há pouco, os meus ninos, benfiquistas, choravam que sei lá...é pena mas está a acontecer muito nos relvados, devem exigir demais deles, nos treinos, nos jogos!
Beijinhos rapaz do meu coração (KIM) laura.

Zé do Cão disse...

Kim. Ao homem não ao jogador do Benfica. Por sinal na altura do acidente, até estava tudo arranjadinho para ser despachado para o Boavista.

Também tenho saudades do tempo em que joguei. Por sina contra o Carlos Gomes, este na equipa do Barreirense.
Contra o Braulio, este na equipa do Amora.
Agora Zé do Cão, naquela altura. Zé Nabo.
Já recebi a encomenda. Mas...
Na Capa? Sem pagar direitos? ahahah


abraço

Anónimo disse...

Momentos inesqueciveis, uns fazendo recordar a nossa "Humilde" e Frágil condição humana, outros recordando o passado com um sorriso nos lábios... É isto a vida

Apenas salientar um facto Amigo Kim.. O Shéu.. tábem tá... Ainda dava umas lições a muito "Futebolista" no activo.. :)

Pantas

Anónimo disse...

Kim
Coincidência?

A propósito do teu post, ontem no campeonato Pernambucano em pleno primeiro tempo da partida, um jogador de 23 anos teve uma parada cardiorrespiratória e foi levado desmaiado para a UTI de um hospital onde permanece em estado muito grave e com grande risco de morte.
SPUK

silvi disse...

Kim adorei a surpresa, belo filme, e que grande grupo de amigos, tenho muita sorte em conhecer a Verdinha, e tenho a sorte de conhecer a sua mana Ribeirinho, com quem já trabalhei a dorei, bjs silvi.

Bichodeconta disse...

Pois é, mas não posso deixar de comentar o jogo de solidariedade entre grandes estrelas do futebol.Ali estava Zennadine Zidane , Luis Figo, Rui costa, Nuno Gomes e tantos tantos outros.Confesso que gostei de os ver, nota-se que já não tendo a mesma agilidade, continuam com o jeito de outrora o que confirma o ditado!Dizem que andar de bicicleta nunca se esquece, nadar também não, e nos passos de Fernando Chalana, talvez o mais idoso em campo, via-se a graciosidade com que driblava a bola .Grandes homens.E deixo aqui o meu louvor a Travolta que junto com a esposa levou o seu avião carregado de bens ecensiais para o Haiti.Não , não pensem que estas pessoas o fazem para ser badaladas, elas não precisam disso, e ajudam em qualquer parte do Mundo sempre que necessário como é o caso do Brad Piet e outros tantos que felizmente podem e querem.Bem haja a todos.Um beijinho, Ell

Branca disse...

Querido amigo,

O sonho comandaa a vida e como é bom ouvir-te falar assim da bola...como é bom que o futebol tenha este lado positivo e poderás sim um dia jogar.
E que tal um jodo homens-mulheres, com a Laura na baliza, é que ela tem uma nergia paradar e vender?!
Eu fico a apanhar as bolas, hihihi!
Recebi ontem a tua grande produção cinematográfica e como diz a Laura lá no Brancamar não quero outro cineasta.Já vi muito tarde, mas gostei tanto, que vou repetir hoje para matar saudades de todas as estrelas.
O Outdoor está um primor, quase que me convenci que era cabeça de cartaz, hihihi.
Muito obrigada, o teu trabalho foi imenso.
Mantém-se de pé o convite feito, quando vieres a Braga paras no Porto e podes trazer afamília toda.
Beijinhos
Branca

Zé do Cão disse...

Kim Recebi a encomenda.
Trabalho notável a demonstrar um profissionalismo que não conhecia.
Merece um almoço especial.

abraço

*Lisa_B* disse...

Lindo Kim,

foi com tristeza que também assisti a essa morte. Por coincidencia o meu filho jogava futebol e teve episodios de desmaios durante os treinos...caía para o lado e não se tendo descoberto o porquê eu retirei-o do futebol até investigar a causa. Descoberta que foi...ele actualmente voltou a treinar e novamente começou a ter episódios desta vez de quase desmaio...preocupada mas deixo-o continuar.
O nosso destino ninguém o pode mudar.
O deste brilhante jogador e pessoa era assim...e deixou a familia inesperadamente e todos que simpatizavam com ele de coração pulsante.
Que descanse em paz.
Quanto ao jogo das estrelas do futebol com e sem pneuzinhos eram todos lindos...juntos assim na fraternidade e depois porque ficam giros sem andarem ao murro e canelada. Deste futebol é que eu gosto de ver e com uma lágrimita nos olhos. A águia voou em solidariedade também, pois foi dos mais lindos voos que já fez (na m/ opinião).
Vais jogar sim e porque não devias jogar ? Devagarinho...não és da idade do CR pois não ? :-)


O povo Haitiano está a passar por uma catástrofe tal que muitas pessoas se deixarem de comer e beber durante um dia nem sequer se aproximarão da triste realidade de passar 12 dias sem água, feridos, a ver os filhos morrer, os pais , a familia soterrada pedindo que os salvem e assistir a tudo isto rezando e pedindo a n/ ajuda.
O Haiti tinha graves problemas que alguns Países incluindo o nosso no pouco que temos foram ajudando...perante uma catástrofe de tal dimensão é natural e humano que se ajude o quanto se possa.

Há vedetas que publicitam a ajuda que dão mas ... é para que os seus fás os sigam e façam o mesmo que é como quem diz: Maria vai com as outras.

Que Portugal nunca passe por mais uma situação destas, pois se pudessemos falar com os nossos antepassados eles nos diriam o mesmo que os Haitianos,pobres almas em desespero perdidos á fome e sede... de verdade.
Por vezes dizemos que estamos a morrer de fome e sede sem termos a real ideia do que isso significa.

Bem...e agora a parte das boas noticias ?

Em breve escreverei post actualizado sobre a evolução do processo, sobre o Bruno etc...a ver se trago boas noticias...espero que sim.

Desejando que todos estejam bem em familia deixo beijinhos para ti e todos os teus.

P.S Leio-te muitas vezes em silêncio e vou pensando...

Laura disse...

Zézito; ora poiss e merece, almoço lá no Bacalhau à Narcisa, mesmo fechado!... eu dou-vos o bacalhau e a Narcisa!...que bem se come, comia, e há-de comer, ali, minha nossa, com aquele copioso verde, tinto a brotar espuma que nem sei, saimos dali de alma lavada e cabeça turva!
Beijinhos, laura

Anónimo disse...

"Estou farto de dizer que o desporto faz mal à saúde !"
Morre-se de morte...e pronto.
jc/.

Laura disse...

JC/ ora nem mais, nem sabes como eu penso nisso, aqueles corações que param ali nos relvados é de se esforçarem demais, qual saúde qual quê! Tens toda a razão, sim senhora. Abraço da laura

Anónimo disse...

Seve disse...

Oh JC um dia perguntaram ao Churchill: como é que com 90 e tal anos, sempre a fumar, continua com uma saúde de ferro? é que nunca fiz desporto........