9 de agosto de 2008

Porquê Hiroxima?


Não costumo abordar problemas políticos, mas ultimamente tenho andado saído da casca e tem vindo a talhe de foice um ou outro caso pontual. Umas vezes, porque tenho alguma “estória” para contar. Outras porque se trata dum acontecimento esporádico e que por algum motivo me leva a expressar aqui a minha revolta.
Hoje achei oportuno lembrar a quem eventualmente não saiba o porquê da bomba de Hiroxima e não só.
Pois bem, a 07 de Dezembro de 1941, o Japão ataca de surpresa uma base aérea americana no Hawaii. Estive lá há poucos anos e a brisa sabia a massacre. Senti-me no meio da história e impotente para a alterar. A Baía de Pearl Harbor estava decorada de tragédia. Submarinos e barcos afundados e ainda um memorial aos dois mil e quinhentos soldados mortos, lembravam o que o mundo não devia esquecer.
Este ataque viria a provocar a entrada dos estados Unidos na Segunda Guerra Mundial
Como retaliação e vingança, a América lançou então duas bombas atómicas, uma em Hiroxima outra em Nagasaki, provocando a capitulação do país do sol nascente. E ficou-se por ali porque mais bombas não havia. Pouco tempo depois, a guerra adormeceu..
Não sou de rancores nem adepto da pena de Talião, mas percebi melhor o lançamento das bombas sobre o Japão. Percebi, mas não entendo. Pena é que, os cento e cinquenta mil inocentes mortos, mais os que se lhe seguiram, não tivessem tido tempo de dizer que nada tinham a ver com a contenda.
O homem sonha, o ódio quer, a morte chega!

4 comentários:

Anónimo disse...

SIM,CHEGAAAAAAA.
CHEGA DE ODIO, CHEGA DE GUERRA!

VAMOS DEIXAR DE SONHAR COM A PAZ E FAZER A PAZ, E VIVER A PAZ.

SKUP

Anónimo disse...

Pois é Kim. Talvez Hiroxima e Nagasaki, tenham sido a solução imediata, para acabar com a 2ª guerra. Mas... Há sempre um mas em tudo. Também foram o despoletar das múltiplas guerras, guerrinhas e outras coisas mais. Nunca mais houve paz. Nunca mais haverá. E eu, que tenho filhos e netos, tremo ao pensar, o que será daqui em diante.
Maria2

Anónimo disse...

Não entendo, como alguém toma uma decisão de matar assim, quando lançaram as bombas sabiam o efeito a morte. Quem mata é assassino... e, o efeito nocivo que teve nas pessoas?
Problemas politicos no nosso país
são estórias de bruxas e duendes,é
só imaginação, ás vezes...
bjssssss
bela

Anónimo disse...

tenho horror a violencia e a guerra de toda a maneira este mundo nao nos pertence