25 de setembro de 2012

Louseira de Canelas - Um museu ... de amor!

Fruto da carolice dum jovem casal, Manuel Valério e Lígia Figueiredo, nasceu há poucos anos, em Canelas, perto de Arouca, um pequeno museu, com a particularidade de nele se encontrarem expostos os maiores fósseis de trilobites conhecidas do homem. Em nenhuma outra parte do mundo se encontram fósseis desta espécie, com tais dimensões, sendo que o tamanho normal duma trilobite é de dois a dez centímetros e os ali expostos são bem maiores, indo até aos oitenta centímetros.



Algures em Portugal, na Serra da Freita.


Uma visita a não perder



A trilobite é um animal marinho, que viveu há quinhentos milhões de anos. Naquela época, Canelas e consequentemente o que é hoje Portugal, situava-se no Polo Sul. 
O choque das massas continentais, elevando-se aos céus, fez com que aquilo que já foi o fundo do mar, seja hoje o cume duma montanha, qual pináculo de catedral, tão sobejamente já conhecido de todos os que sabem como se formaram os fósseis.


À esquerda, o proprietário Manuel Valério e à direita, os simpáticos amigos, Vitor e Maria José, que, a mim e a um grupo de amigos comuns, serviram de anfitriões e cicerones, em terras da Rainha Santa Mafalda.

15 comentários:

Anónimo disse...

Mestre KIM, deve ter sido mais um belo fim de semana...
Spuk

Maria disse...

Amigo kim.
De Arouca digo-te que conheço bem, o Mosteiro e as morcelas. No tempo em que por lá andei, ainda não existia o Museu. Agora, ser-me-há difícil lá ir. Os problemas não me deixam afastar daqui.
Tenho pena. O João adora essas coisas.
Talvez um dia.
Beijinho
Petite Marie

Teté disse...

Bom, pela indicação do lugar, fez-me lembrar alguém da blogosfera... :)))

E não é que...? :D

Quanto for para aquelas bandas, a ver se visito o museu!

Beijocas, Kim! E para outra para os teus simpáticos amigos... :)

elvira carvalho disse...

A Serra da Freita é muito rica para passeio. Lá se encontram túmulos pré-históricos, o fenômeno geológico das pedras parideiras, a Frecha da Mizarela etc etc.
Mas esse museu eu não conhecia.
Um abraço

SEVE disse...

Portugal é belo, e se não fossem os portugueses a querer estragá-lo tal como o "outro" quer, à viva força, empobrecer-nos (o homem ganhou aquela fobia)....mas quando é que correm com estes incompetentes?

SEVE disse...

Portugal é belo, e se não fossem os portugueses a querer estragá-lo tal como o "outro" quer, à viva força, empobrecer-nos (o homem ganhou aquela fobia)....mas quando é que correm com estes incompetentes?

rosa-branca disse...

Olá Kim, desconhecia por completo que esse museu existia, mas não é de admirar, pois não conheço quase nada. Acho que me conheço a mim e mal...Obrigado pela partilha e pelas fotos que estão lindas. Beijos com carinho

Je Vois La Vie en Vert disse...

Foi muito interessante esta visita e claro, a nossa estadia em casa dos amigos, rodeados de amigos, foi um momento 5 estrelas !
Ainda há pessoas que se empenham em preservar o património sem ver os cifrões à sua frente e este museu é uma prova disso !
Beijinhos, meu amigo
Verdinha

Zé do Cão disse...

A vida é bela, nós é que damos cabo dela.


Abraço

Zé do Cão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
laura disse...

Longe lá longe ao cair da tarde, nasce uma saudade, e lá fomos nós os GT de alma limpa em busca das trilobites, maravilha ouvir as palavras do Manuel Valério, ah, que bem que ele explicou pois eu andava cá a pensar; se são do mar estão aqui no meio do monte?...
Ele foi o Cicerone perfeito, acho que se desdobrou para nós...e a mulher a mesma coisa..amei este encontro, mas quando é que não amamos estar juntos, todos como só nós sabemos fazer?

beijinhos da Dolce que te deu beijinhos para o resto dos meses que ainda faltam para nos vermos de novo...

Linda a reportagem aqui.

laura

Parisiense disse...

Só mesmo tu Kim, para me fazer voltar "ás vezes" até aqui aos blogues.
Sem duvida que apesar da chuva e vento foi uma manhã para grandes descobertas com o meu amigo Manuel Valério e esposa.
E a todos vós do GT o meu muito obrigado por mais este encontro desta vez em Canelas, Arouca onde se encontra este museu.
Abreijos a todos (relembrando sempre o nosso André Moa).

Anónimo disse...

check XFbBqxBj [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ - gucci online shop[/URL - at my estore xvmgHAzW [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ - http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ [/URL -

Anónimo disse...

get tuBJwQsO [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ - outlet gucci[/URL - to take huge discount ZYqDOkPe [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ - http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ [/URL -

Anónimo disse...

must check MpxMNYbt [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ - imitation louis vuitton[/URL - for more MwDTSnMN [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ - http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ [/URL -