27 de abril de 2012

Sporting - A raça do leão!

Chegada dos jogadores ao Estádio de Alvalade, após a derrota.


Há dois temas sobre os quais não tenho muito o hábito de me pronunciar - futebol e política - mas ... às vezes acontece!
Foi demasiado gratificante o que se passou ontem à noite em Bilbau, com o convívio entre adeptos sportinguistas e bilbaínos, após o final do jogo Atlético de Bilbau-Sporting (... de Portugal). Isto sim, é desporto e são convívio, irmanados no mesmo espírito.
Infelizmente, a grande maioria dos desportos entrou por uma via de rivalidade que raia os extremos da provocação e da decência. Hoje há claques para tudo, até para chamar nomes às mães dos adversários, já para não falar nas dos árbitros. 
Vejo hoje, com alguma regularidade e ao vivo, jogos das várias modalidades do meu clube (Benfica ... só de Lisboa) e é sempre com tristeza que oiço as "bocas" dirigidas aos adversários. Lamentável! E sei que assim é em todos os campos.
Vem isto a propósito do jogo de ontem, onde o Sporting, apesar de derrotado, se bateu com galhardia! Mas, se o Sporting tivesse ganho, será que os bilbaínos tinham tido o mesmo fair-play?
Incrédulo fiquei quando um jovem adepto do Porto, entrevistado pela televisão, diz mais ou menos isto:
- Eu sou adepto do Porto, mas estou aqui a apoiar o Sporting, pois todas as equipas portuguesas merecem ser apoiadas, menos o Benfica! 
Sem comentários!
Qualquer adepto do Sporting ou Benfica também seria capaz de vomitar tal atoarda, relativamente a este ódio visceral instalado há muito, mas não sou eu quem vai mudar o mundo.
Sabendo quão vã é a glória e curta a memória dos homens, vou ficar na expectativa do dia em que, os ontem heróis, sejam miseravelmente enxovalhados pelos mesmos que primaram pelo fair-play e os aplaudiram à chegada ao estádio, nos relvados, nos aeroportos, nas suas vidas privadas, quando a sorte ou o engenho os abandonarem.
- Vocês são uma vergonha!!! Nunca mais!



16 comentários:

Unknown disse...

Para tristeza nossa, é realmente assim e, o desporto acaba por perder toda a sua beleza.

Beijinho,
Ana Martins

Teté disse...

Tal como tu, também sou benfiquista de coração. Mais do que amiga de bola, mas pronto! E uma das razões porque cada vez gosto menos de bola é precisamente as claques, as rivalidades, o mau desportivismo de todos. Para já não falar no vandalismo!

Ontem tive pena que o Sporting perdesse. E teria igualmente pena se fosse o Porto a perder. Torço por todas as equipas portuguesas quando jogam no estrangeiro, o que me parece evidente! Não sei porquê, infelizmente alguns bairrismos, clubismos e idiotia parecem tornar-se mais relevantes até que a nacionalidade e o patriotismo! Enfim...

Beijocas, Kim! E bom fim de semana!

Unknown disse...

Kimamigo

Sabes que sou Leão. Foi pena que o rei dos animais tivesse acordado tão tarde. Mas, há sempre uma adversativa na vida..., em Goa, ao longo dos maravilhosos três meses em que lá estive (e noutras Índias) fui vendo jogos através da RTPI, da Ten-Action (local) e pude aperceber-me de que o teu Benfica podia ter ido mais longe. Infelizmente, não foi.

A partida de ontem - um bom espectáculo - jogada com o coração e com todas as forças disponíveis, pendeu para os bascos. Que, aliás, mereceram ganhar.

Mas, concordo contigo: o público deu um grande exemplo de que é possível portar-se bem, com a rivalidade natural, mas com o fair-play absolutamente necessário e imprescindível.

Se as coisas tivessem saído para os de Alvalade, o comportamento do San Mamés cheio teria sido outro? Podia - mas não foi. O Sporting caiu de pé, as bancadas rejubilaram: isso éke importa.

E, já agora, deixa-me que te diga. Entre as saudades da minha gente (filhos, noras, neta, netos, amigos, afins & correlativos) e as que sinto de Goa... mon coeur balance.

Lá na nossa Travessa há testículos com x dessa estadia pelo subcontinente; aparece, sff. És sempre bem vindo.

Abç

Maria disse...

Kim amigo:
Até eu, que não ligo à bola, gostei da atitude dos jogadores e do público.
Assim deve ser o desporto.
Beijinho
Maria

Je Vois La Vie en Vert disse...

Meu amigo,

Só vou comentar o teu título :

Claro ! assim são os leões e as leoas ... ficam felizes com a felicidade dos outros e gostam sempre de festejar seja lá o que for !
Coitadinhos dos jogadores, deviam estar abanados depois duma aterragem desta : ver aqui

Beijinhos da
Verdinha

Elvira Carvalho disse...

Para mim que sou portista desde a ponta dos pés ao cabelo, o apoio a qualquer equipa nacional quando se defronta com outra estrangeira é imprescindível, seja ela o Benfica o Sporting ou o Cascalheira Futebol clube. Para o meu marido que é do Sporting é igual Mas nós somos de outra geração. Para o meu filho que é do Benfica todas as outras devem perder e só o Benfica ganhar e só o Benfica deve ser apoiado. E que fazer? Não foi assim que lhe ensinamos mas ele é maior e pensa pela sua cabeça.
Um abraço e bom fim de semana

SEVE disse...

Foi realmente belo!

E deveria ser sempre assim, mas, infelizmente, há atrasados mentais em todos os clubes.

Curiosamente aceitei bem a derrota porque a minha equipa foi duma dignidade absoluta e os adeptos do SPORTING também o foram.

Saudações Leoninas

Anónimo disse...

A doença do Clubismo.
Não suporto fanatismos, e cada vez menos ligo a futebol, pois deixou de ser um desporto.
Somos portugueses acima de tudo.
Normalmente vejo os jogos das equipas portuguesas e torço por todas de igual modo.

Beijinho
Bom Domingo

Elvira Carvalho disse...

Boa o layout ficou bonito.
Amigo se puder passe pelo Sexta. Que hoje é aniversariante.
Um abraço e boa semana

BlueShell disse...

O teu comentário eixou-me inquieta- que se passa? aconteceu algo? Estpu preocupada...
por favo diz algo...
Bj Blue

Magia da Inês disse...

º°❤
°º✿ Olá, amigo!
BOA SEMANA!

¸.•°`
°º✿ Beijinhos.
º° ✿ ✿ Brasil

BlueShell disse...

Ahha!!! Mas é que eu sou do BENFICA; carago! De Blue s+o tenho a cor da concha,,,LOL...Pois...até tenho benfica TV e tudo , homem, "queredo"...pregaste-me um susto!!!

Viv'o Benfica...
SLB. SLB....

Shell
( retirei o Blue, prontosss)

Je Vois La Vie en Vert disse...

Meu caro amigo,

Eu ainda não respondi ao teu gentil comentário no meu blog na altura da minha "despedida" bloguista.
Não fechei as portas, só as encostei. Claro que ninguém sabe se voltarei ou não, nem eu ! Mas do que tenho a certeza é que continuaremos a nos ver porque esta amizade - que aconteceu aqui na blogosfera, onde, como bem o dizes, acontecem coisas impensáveis - perdurará além dos computadores !

Muitos beijinhos...vermelhinhos
Verdinha

Anónimo disse...

Apesar de ser portista, torci pelo Sporting, mas não deu... Faltou a pontinha de sorte que tiveram em Manchester.
Abraço amigo Kim

rosa-branca disse...

Olá Kim, embora seja do Benfica nada tenho contra os Leões. As atitudes ficam com quem as faz e se forem boas tanto melhor. Beijos com carinho

Hugo disse...

Resolvi deixar um recadinho desde aqui do Brasil, vi seu endereço no blog do meu sobrinho André.
Penso que por aí as coisas ainda estão amenas, deixei de ir aos campos desde a muito tempo, não se pode nem sair de casa com a camisa do clube do coração, é perigoso quando não matam aleijam.Sou São Paulino (tricolor),mas por aqui é melhor não espalhar nas vizinhanças.
Gostei de suas publicações.