Não que o reparo seja da minha lavra, mas como muito se tem especulado e abusado do termo PRESIDENTA e, já que é uma questão actual, vejamos.
A jornalista Pilar del Rio, viúva de Saramago, costuma explicar, que dantes não havia mulheres presidentes e por isso é que não existia a palavra *presidenta*... Daí que ela diga insistentemente que é *Presidenta* da Fundação José Saramago e se refira a Assunção Esteves como *Presidenta* da Assembleia da República.
Ainda nesta semana, escutei Helena Roseta dizer : «Presidenta!»,
retorquindo o comentário de um jornalista da SICNotícias, muito segura da
sua afirmação...
A propósito desta questão transcrevo uma belíssima aula de português, que foi elaborada para acabar de uma vez por todas com toda e qualquer dúvida
se temos presidente ou presidenta.
*A presidenta foi estudanta**?*
Existe a palavra: PRESIDENTA?
Que tal colocarmos um "BASTA" no assunto?
No português existem os particípios activos como derivativos verbais. Por
exemplo: o particípio activo do verbo atacar é atacante, de pedir é
pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é
mendicante... Qual é o particípio activo do verbo ser? O particípio activo
do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação
que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante,
ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta",
independentemente do sexo que tenha. Se diz capela ardente, e não capela
"ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não
"adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta
que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta.
Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta
dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não
tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".
Pelo amor à língua portuguesa, por favor!
Há versões que dizem existir o termo PRESIDENTA há mais de cem anos, e eu acredito, mas se atendermos à vernaculidade da mesma ...
As minhas desculpas Senhora Presidente!
20 comentários:
Olá querido Kim!
Já me proporcionaste umas belas gargalhadas, aqui e lá no meu canto.
Adorei esta lição de português!
O "sacano" do português realmente ´´e lixado, mas as pessoas ainda o complicam mais, quando querem associar as profiss~~oes ou cargos com os g´´eneros.
Olha Kim, lixada estou eu a ficar com a porcaria do meu computador que nao me coloca os acentos onde quero e os duplica. Raios parta isto!
Bem, Kim...quando li o teu comentário dei voltas ``a cabeça por causa da repetiç~~ao dos erres. S´´o depois me lembrei que Setúbal e a terra da sarrdinha e do carrapau.
Tenho que ver o que me aconteceu. Assim nao posso continuar a escrever.
Beijinhos Kim.
depois volto.
.
Que bela lição.
Qualquer dia, com as "bacoradas" que nos impingem diariamente na rádio e TV, (mais esta do que aquela)lá temos de alterar outra vez o dicionário L. brasileiro.
abraço
Kim amigo:
Estou cem por cento de acordo contigo.
Presidente, é que é! A palavra é feminina e masculina. Basta o artigo: A Presidente- o presidente e, todos os outros de que falas. Além de tudo, soa mal. Mas com o belo acordo que temos agora, não me causa admiração que, qualquer dia "o adolescente"e "adolescenta" digam presidenta. Olha o corrector não deu erro em presidenta. logo, existe. Estamos feitos!
Beijinhos
Maria
Tens toda a razão, caro amigo Kim !
Acho ridículo tentar feminizar uma palavra que é neutra. Também tentam fazer isso em francês. É fruto duma pressão de feministas que estão cheias de complexos de inferioridade quando não se justifica esta !
Já chega de massacrar a língua original ! Daqui em breve, vão mudar tantas coisas que teremos que falar a linguagem HTML... ;)
(Beijinhos
Verdinha)
Também não tenho dúvidas que é presidente, independentemente do sexo da pessoa de quem se fala. Há questões um bocado parvas! E a Pilar del Rio é espanhola, portanto pode ser que em espanhol se use, em português, NÃO! :)
Beijocas, Kim!
Amigo Kim, fartei-me de rir e realmente o português é tramado. Por mim façam as mudanças que quiserem eu escrevo como aprendi. Quanto à presidenta ê já passê dos cinquenta e nã comenta. Beijos com carinho
Por isso mesmo Maria de Lurdes continuou Pintassilgo quando chegou a PRIMEIRO MINISTRO não tendo, no entanto, tempo que lhe permitisse ter chegado a Presidente.
A Pilar del Rio, por quem até tenho admiração, tem, neste aspecto, um certo complexo de superioridade intelectual.
Detesto essa palavra, as mulheres parecem tolas se pensam que algum dia isso se tornará corriqueiro...
Estranhei, mas elas acham que assim é que é.
ó valham-nos, Presidente sempre..a fulana é Presidente de tal Instituição e tá feito!
Ou então sofrem do complexo das Presidentas...só pode!
beijinhos da laura
Concordo totalmente.
É rigorosamente errado dizer "Presidenta", aliás é mais uma das barbaridades que hoje em dia se ouvem a toda a hora e em todos os lados.
É estupidificante ouvir e ler esta gente, mesmo os locutores da TV dizem barbaridades a toda à hora.
Esta senhora "Presidenta" bem podia ir fazer um cursinho das Novas Oportunidades. Lá teria garantidamente um diploma da certificação da sua total incompetência, ou não! Lá passam todos, God damn it!
É por estas e por outras que qualquer dia ninguém fala e escreve bem Português.
Que vergonha!
Já reparaste Kim, que são aos montes os que escrevem "estava-mos" e "continua-mos" e por aí fora!
Fico pasma.
Mas se educadamente e até por simpatia, vou junto da pessoa "amiga" e digo com todo o jeitinho que deve ter feito isso por engano, cai o Carmo e a Trindade.
Não tenho pretensões, mas francamente dói demais.
Adorei o texto.
Muito bem observado.
Beijo grande.
Ná
olá, desculpe invadir seu espaço assim sem avisar. Meu nome é Fabrício e cheguei até vc através do Blog Os & Degraus. Bom, tanta ousadia minha é para convidar vc pra seguir meu blog Narroterapia. Sabe como é, né? Quem escreve precisa de outro alguém do outro lado. Além disso, sinceramente gostei do seu comentário e do comentário de outras pessoas. Estou me aprimorando, e com os comentários sinceros posso me nortear melhor. Divulgar não é tb nenhuma heresia, haja vista que no meio literário isso faz diferença na distribuição de um livro. Muitos autores divulgam seu trabalho até na televisão. Escrever é possível, divulgar é preciso! (rs) Dei uma linda no seu texto, vou continuar passando por aqui...rs
Narroterapia:
Uma terapia pra quem gosta de escrever. Assim é a narroterapia. São narrativas de fatos e sentimentos. Palavras sem nome, tímidas, nunca saíram de dentro, sempre morreram na garganta. Palavras com almas de puta que pelo menos enrubescem como as prostitutas de Doistoéviski, certamente um alívio para o pensamento, o mais arisco dos animais.
Espero que vc aceite meu convite e siga meu blog, será um prazer ver seu rosto ali.
Abraços
http://narroterapia.blogspot.com/
Muito bem colocado!! Assim a presidenta do povo. Vai ter ;segundo regras; do bom português que ser dia a dia Presidente, embora ....deixa prá lá
Presidente, insisto e nunca direi "estória! nem as outras barbaridades que vieram com o "bendito" Acordo Ortográfico".
Olha amigo Kim, acredito que Ele tenha sido exactamente igual a qualquer um de nós... mais nada.
Beijão
Ná
Evidentementa...oh,...perdão evidentemente!
LOL
Um abração, meu bom e "velho"amigo"!
Pois estou absolutamente de acordo.
Andam sempre a inventar e cada cavadela cada minhoca.
Um abraço
Querido amigo. Estou fazendo uma Campanha de doações pra ajudar os jovens rapazes que estão internados no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos onde meu filho está interno também.Lá tem jovens que chegam só com a roupa do corpo,abandonados pela família. Eles precisam de tudo:roupas masculinas,calçados,sabonetes,toalhas,pasta de dentes,escovas de dentes,de um freezer, Roupas de cama,alimentos. O centro de recuperação sobrevive de doações,são mais de 300 homens internos.Eles merecem uma chance. Quem puder me ajudar pode doar qualquer quantia no Banco do Brasil agência 1257-2 Conta 32882-0
Kim cada vez estou mais confundido.
Fico sem saber como vou fazer.Até me tenho esmerado para me adaptar na nova ortografia,mas em que é que ficamos?
Se o Paulo Carvalho cantar a canção " Os Putos" com a nova lógica como vai ser? Se me dirigir a uma senhora que seja piloto,como é?: "piloto ou pilota"?
Bem! como na televisão já se lê em roda pé o obseno e o palavrão é constante....
Talvez tenhamos de voltar aos dialetos ou dialectos.
Abraço jrom
Boas, e agora a moda do espetador, caramba é espectador nem os nossos irmãos brasileiros escrevem espetador, quer dizer alguns escrevem, mas por favor é ESPECTADOR.
Quanto ao teu post, uma delícia.
Ôooohhhhhhhhhhhh, amigo Kim!!!!!!
Presidente ou presidenta... o quê realmente importa é a "vergonha na cara", não sei... se me entende!?...
Bom fim de semana!
Beijinhos.
Brasil
✿⊱╮
¸.•°`♥✿⊱╮
Kim, é a primeira vez que visito o seu blog "Às vezes-fim de semana".Como sou uma admiradora do nosso idioma o Português ( sou brasileira, temos as nossas diferenças)gostei bastante de sua crítica "Presidente ou Presidenta" muito interessante e muito lógica.Temos uma língua difícil, cheia de segredos, porém linda, sonora especialmente para a poesia. Tenho um Blog de Poesia e ali conto também a história de algumas telas, de como foram criadas.Tudo tem o seu momento de criação, não é verdade? Quando tiver um tempinho dê uma olhada no meu Blg : Marygoes13.blogspot.com. Também lá estão fotos de algumas dos meus trabalhos. Adorei seu blog, sinceramente. BoaS críticas, belas ideias.Parabéns. Um abraço. Mary Balth
Enviar um comentário