10 de junho de 2010

Prahlad Jani - uma estória mal contada

Prahlad Jani tem 83 anos e está sob constante vigilância
(24h por dia), há já duas semanas consecutivas. Este Octogenário está a ser um grande desafio para os investigadores que não conseguem perceber como é que o asceta hindu sobrevive sem comer nem beber desde os seus oito anos de idade.

Desde que recebeu a bênção da deusa Amba Mata que diz passar-se de alimento e bebida, vivendo apenas de energia que recolhe do sol. Para os cientistas, a história é incongruente – estima-se que um homem, em geral, pode passar apenas alguns dias sem água (uma dezena no máximo) e, por exemplo, os grevistas de fome raramente conseguem exceder os 40 dias de jejum.

Entretanto, os médicos indianos debruçaram-se sobre o caso de Prahlad Jani, conhecido na Índia como Mataji, sob a égide da Organização de Investigação e de Desenvolvimento do Ministério da Defesa Indiano (DRDO). A equipa de investigação iniciou uma experiência
de 15 dias, em que o asceta foi filmado ininterruptamente durante 24 horas. Nesse período, não comeu, não bebeu, nem urinou ou defecou.

Entretanto, já 30 médicos o estão a seguir, no hospital de Ahmedabad e nenhuma alteração foi registada ao nível do seu metabolismo. Um dos neurologistas afirmou que Mataji possui uma capacidade de sobrevivência inexplicável ao nível fisiológico.

O DRDO espera mais resultados através de scanners, exames sanguíneos, medição da actividade cerebral e cardíaca – alguns elementos dos quais poderão tirar algumas conclusões, dentro de meses. Os médicos tentam perceber como é que se pode sobreviver sem alimento e bebida já que isso poderá ajudar para a resistência de militares e vítimas de catástrofes naturais.

Nota: Eu, que não sou nada céptico, não acredito em tal feito, até porque se isto fosse verídico não teria demorado 75 anos a ser do conhecimento do público e da medicina, mas ...

17 comentários:

Anónimo disse...

Seve disse...

Pero que las hay hay...

Laura disse...

Sob o ponto de vista da natureza, nenhum ser humano sobrevive ao que acabei de ler.
Mesmo com Deus ou deuses, é difícil de acreditar que isso aconteceu! Quem sabe o homem tem deficiências lá por dentro, células que trabalham mal e originam isso tudo, mas, continuo a acreditar que pode ser embuste...Ora vejamos qual a explicação cientifica para tal!
É que é passado dos diabos se for verdade!
O meu abraço de sempre muito apertadinho ao rapaz do meu coração, meu querido Kim..laura

Seve; lá que las hay las hay, nem haja dúvidas.
Já não te vejo há um ror de tempo.
Um beijinho para ti da laura

Anónimo disse...

KIM!

ESTOU COM VOCÊ, MAS A LAURA TAMBÉM TEM RAZÃO NO QUE FALA.

ENTÃO.... FICO EM CIMA DO MURO ...
KAKAKAAK

SPUK

Branca disse...

Olá Quim,

Concordo contigo, mas aguardo os próximos resultados.
Obrigada pela partilha da notícia, é um caso bem interessante e fora do comum. Gostei de conhecer, mesmo que se venha a mostrar enganador, houve muita "arte" para o conseguir.
Estou curiosa.
Beijos
Branca

Beijinhos

Laura disse...

SPUK; desce do muro e sentemos juntas a ver se descobrimos algo.
Bem, eu é que podia começar por experimentar viver sem comer nem beber e os kilitos a mais iam à vida!
Ele nem está assim tão mal para quem não come, não bebe e não mija, claro...Aparece cada coisa pelo mundo.
Um beijinho, laura

Maria disse...

Lá cara de maluquinho tem, mas não tem ar de passar fome. Não consigo acreditar nisso.
Beijinho
Maria

RS disse...

Qual a fonte desta notícia?

RS disse...

Já verifiquei a fonte. É o site "CiênciaHoje"
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=42606&op=all

Gostei particularmente de um comentário nesse artigo:

"Insano, em 2010-05-26 às 03:21, disse:
Tenho um amigo que não come nem bebe nada a uns 10 anos, e isso é comprovado cientificamente, é só verificar no atestado de óbito dele, lá está bem visível a data que ele parou de se alimentar e beber qualquer coisa!"

Abraço Kim!

Anónimo disse...

Isto a ser verdade, preparem-se..

É a unica hipotese do Povo Portugues vir a safar-se, e ao mesmo tempo corrermos com toda a corja de mamões que por aqui andam..:) :) :)

Ou será que o Socrates inventava um Imposto para o Sol?????

Pantas

Teté disse...

Eu que sou céptica por natureza, também não acredito na história tal como ela é contada: ou seja, não passou 75 anos sem comer ou beber.

Mas, lembro-me de em miúda ter lido um artigo sobre uma fulana qualquer brasileira que não comia há 4 ou 5 anos, limitando-se a beber um sumo de frutas de vez em quando. Era tão magra e escanzelada quanto este, mas fazia a sua vida normal.

Assim, com tantos olhos em cima dele, parece-me pouco provável que o homem esteja a mentir a 100%. Acontece que se calhar algumas raríssimas pessoas conseguem sobreviver sem se alimentar durante bastante tempo, sem fazer perigar a saúde geral do seu corpo. E como são casos tão raros, se calhar a ciência e a medicina ainda não os estudaram convenientemente.

Claro que lá a história da deusa também não engulo, essa é uma explicação em que o próprio até pode acreditar, mas aí podia-se perguntar porque teria sido ele o único "eleito"?

Beijocas, Kim!

Andre Moa disse...

Eu apenas acrescentarei à pergunta da Teté o seguinte: o único eleito e para quê?
Abreijos
André Moa

*Lisa_B* disse...

Olá Kim,
passei para desejar um bom fim-de-semana.
Tenho andado pouco por cá...
Quando ao post vi a noticia no telejornal onde o filmaram durante 15 dias e depois chegaram à conclusão que o sol pode ser a fonte de energia dele e acho que devem empregar nessa descoberta o tempo todo e dinheiro para descobrir atempadamente porque a crise que se segue...pode ser resolvida se a "gente" passar sem comer e beber durante uns 5 anos assim se equilibra o País.
Beijinhos e aperto de mão do Bruno

P.S O Bruno vai actuar dia 27 de Junho para umas 1000 pessoas:-) temos conseguido muitos progressos diria quase como P.Jani um autentico milagre.

Anónimo disse...

Parece-me que meus irmãos menores que andam a fazer comentários por aqui desconhecem por completo as potencialidades do ser humano.

Alguns ditos "milagres" que são aparentemente inexplicáveis, podem ser atribuídos ao que chamamos de "poder da vontade".

Unknown disse...

Que falta de fé que anda por este fórum! A nossa ciência ainda está nos primórdios, estamos longe de perceber e provar a existência das energias do espírito e do prana (energia universal). Por enquanto a resposta para este tipo de coisas está na fé, no interior de cada um de nós, e vejam a falta de fé que chega ao ponto das pessoas não acreditarem naquilo que vêm, vigilância 24 horas por dia...

Anónimo disse...

Sobre este senhor, tudo o que se tem notícia é de que ele realmente é o que aparenta ser...

Todos os estudos científicos feitos sobre ele demonstraram veracidade e concordância dos fatos com os resultados dos exames realizados.

Pelo que foi informado por uma médica que o acompanhou, parece que ele tem uma ´fenda´ no céu da boca que, quando ele entra em contato com a luz do sol, faz com que de dentro desta fenda solte uma espécie de ´pasta´, com alguns nutrientes, assim alimentando-o.


Antes de julgarem erroneamente, analisem as possibilidades, procurem não ser preconceituosos em taxar de farsa algo somente porque não foi explicado pela ciência.
A Ciência não pode fazer tudo, não é culpa dela, mas sim daqueles que acham que ela pode responder toda as questões.
Isto se chama mal-uso da Ciência.

Grato!

Anónimo disse...

KRSNA nos alimenta

Unknown disse...

Eu testei essa possibilidade e fiquei 15 dias sem comer nada.