4 de junho de 2010

O Padre Zé Fernando

O Zé Fernando é um "gajo do caraças"!
Condenado há cinco anos a uma sentença de apenas mais quatro meses de vida, começou logo aí a lutar contra a doença da moda. É uma espécie de André Moa, com uma vintena de anos a menos.
O Zé Fernando segue à risca o que as medicinas, tradicionais e alternativas, lhe mandam já que a mente as deseja e os sentidos as aceitam.
Lutador de rija têmpera, o Zé Fernando é também um "motard" incorrigível e querido por todos, pois a batina e o cabeção que a sua condição de padre lhe conferem, são para usar noutro templo que não o do cidadão rebelde que desafia os ventos. No último fim de semana fez "Portugal de lés a lés" juntamente com um grupo de seiscentos "motards", sempre circulando por estradas secundárias e sem poder ultrapassar uma média de quarenta quilómetros/hora.

No seu sempre alegre sorriso nunca se denota um esgar de desânimo, um uivo de raiva, um gemido de dor. Bonacheirão e brincalhão, deixa em cada esquina um amigo. O Zé Fernando é o estereótipo do padre moderno, aquele que afinal veste a pele dum homem normal tão cheio de virtudes e defeitos.
De tempos a tempos vem a Portugal, onde o acompanhamento da sua doença se vai fazendo e aproveita para visitar o irmão e sacudir a saudade. É lá que a gente se encontra e devora comuns palmilhados caminhos.
Desde que lhe foi diagnosticada a doença passou a viver em Los Angeles, onde a esperança tem outro nome e onde tem um grupo de amigos que se juntou para ajudar a minorar o seu sofrimento e tentar debelar as metástases espalhadas nos pulmões.
Dizia-me ele há dias: - Como me sinto mais ou menos bem, a cada dia que acordo penso que ainda poderei ter mais quatro meses de vida, o que é muito bom!
Meu caro Zé Fernando, o teu calvário é um rio de esperança que corre para o lado da vida. Nele tentarei navegar ao sabor da brisa que vou enfrentando sabendo que chegará o dia em que estarei do outro lado da barricada e aí lembrar-me-ei de quão enome foi o teu querer, a tua garra, a tua esperança.
Podes calcorrear meio mundo, podes encurtar distâncias, qual luso Estrabão, podes adormecer nas Américas e acordar nas Beiras, mas é a força de que ti emana que eu desejo para mim.
Últimamente a vida tem-me dado exemplos de coragem como que pressagiando a lei natural das coisas. Com elas vou aprendendo e delas me vou finando.
O fastígio e a sublimação dos Deuses são aquilo que o homem quiser. Tu queres! Logo, os Deuses estarão contigo!

6 comentários:

Paula Raposo disse...

Mais um exemplo de Vida.
Beijos.

Laura disse...

Caramba, e que motard, amei ler-te Kim, e amei saber que os amigos são sempre os amigos que nos dão a força da amizade, amor, para que a vida percorra o caminho e dela não percamos o rumo,sabendo que ela um dia se esvai, mas o amor amizade perdura para lá desta vida, logo, se o seu caminho for para continuar, lógico que ele vai melhorar...lógico que todos torcemos por ele.
Espero um post de boas noticias mais para a frente, onde o nosso motard esteja a cem por cento livre dessa maleita que a tantos espreita...
Abraço apertadinho aos dois, desejando tudo de bom, tudo do melhor que a vida tem..laura

Laura disse...

Bom Domingo em amor, paz, alegria, da laura

Osvaldo disse...

Kim;

Excelente postagem sobre o Padre Zé Fernando a quem a proveito para enviar um grande abraço.
São estes exemplos de vida, como bem citas o Moa, que nos levam a creditar que afinal a amizade também faz milagres.

Um grande abraço para o Pe Zé, par o Metre Kim e bjs para L&L.
da Ana e Osvaldo

Andre Moa disse...

Passei por aqui, li e gostei.
Caro Zé Fernando, para ti amando um grande, laico e saudável abraço.
E força, que a vida é para ser bebida até à última gota, com gosto e alegria.

André Moa

Anónimo disse...

[url=http://louboutinshop.co.uk]christian louboutin[/url] Twisted strands for wicks were replaced (c.1825) by the plaited wick. [url=http://dkgoose.com]Canada Goose jakker[/url] Tirbcumsh http://canadagoosesweden.com
tpkppy 911817 [url=http://www.canadagoosestorontofactory.ca]canada goose prix[/url] 840771 [url=http://www.officialcanadagooseparkas.ca]canada goose jackets calgary[/url]