20 de março de 2013

Francisco Rosa - um Homem!


(É isto que eu gosto de te dizer quando se repete mais um aniversário!)

Meu querido amigo! Parabéns!

Lembras-te Xico?
Eras tu um homem e eu para lá caminhava, quando os nossos passos tropeçaram numa qualquer análise mundana que a memória não reteve.
Não foi amor à primeira vista, porque as idades assim o ditavam, nem empatia forçada, porque a tua adiantada geração trilhava por outras veredas.

Ora à esquerda, ora à direita, íamos entrecortando as tardes de bailaricos, com as noites de pecado, que o desejo exigia. Ambos não éramos bailarinos e velhacos julgo que não, também.
Os anos que se seguiram foram olhados com a ideologia que a amizade aceitava. No fundo, os ideais eram os mesmos. Os nomes, bem diferentes.
Há pessoas que entram nas nossas vidas, como a brisa nos verdes prados. Entram ao de leve e deixam para trás um rasto de perfume que nunca mais se esquece. Foi assim que entraste na minha.
As vicissitudes da vida e um Tejo de largas margens, que nos separava, interromperam os diálogos mudos que algumas vezes havíamos tido.
És o talento enorme que as grandes plateias não puderam aplaudir.
A tua portentosa voz e aquele rasgar de gestos mais díspares, que a minha mente havia retido, navegaram no nevoeiro da memória, até ao retomar contínuo do teu convívio.
Contrariamente a todos os outros, foste um amigo em suspensão. Como uma vaga rebelde, a adversidade te levava, a recordação te trazia.
Hoje, que a poeira assentou e os ventos amainaram, tento aproveitar o estado de espírito que a tua presença me transmite e o coração devora.
Meu querido Xico, és o gigantopiteco que a amizade não extingue e ufana-se-me a alma com amigos como tu. 
Como eu gosto de ti!!! Grande actor, grande homem!!!
Francisco Luís Rosa! Xico Luís! Xico! XL!
Villaret, não desdenharia chamar-se assim. 

10 comentários:

Janita disse...

Ia fechar o estaminé e reparei em ti, Kim.

O XL, faz anos? Então, feliz dia de aniversário, um beijinho com votos que conte muitos.

Beijinhos também pra ti queriso,Kim.:)

Elvira Carvalho disse...

Não tenho a honra de conhecer o Francisco Luis mas é sempre um grato prazer saber que existem homens assim. Parabéns aos dois.
Um abraço

Anónimo disse...

Foi o Espaço o Tempo e o Modo que nos juntou. Foi o teu grande Humanismo que nos fundiu.
O Humanismo é como um rio que toca as duas margens e corre em busca da felicidade.
Obrigado por seres meu amigo. Obrigado amigo Kim.
XL / FR Xico

Anónimo disse...

Parabéns Xico
um grande Abraço
Marcelo

estouparaaquivirada disse...

Parabéns! Bonita homenagem, o amigo só pode ter ficado feliz!
xx

Teté disse...

Há amigos assim, que por alguma razão se afastam, para um dia regressarem como se nunca tivessem partido... :)

Beijocas, Kim!

Anónimo disse...

O meu obrigado a todas e a todos pelo vosso carinho e amizade.

Francisco Rosa

mム尺goん disse...

Os que atravessam os mares mudam seu firmamento, não sua alma.
Horácio

(linda homenagem)


abç

Catarina disse...

Bonita homenagem.
Abraço

SEVE disse...

O FRANCISCO ROSA é um daqueles que passou ao lado de uma GRANDE carreira; que grande ACTOR, que grande DECLAMADOR!