19 de junho de 2013

Ainda o Acordo Ortográfico

Revejo-me inteiramente na revolta do Acordo Ortográfico.
Sendo adepto da mudança, sou-o também da moderação.
Assim ...



"O juiz Rui Teixeira, que conduziu a instrução do processo 'Casa Pia' e que agora está colocado no Tribunal de Torres Vedras, não quer os pareceres técnicos sociais com o novo Acordo Ortográfico", revela o Correio da Manhã na edição de hoje.

O magistrado enviou uma nota à Direcção Geral de Reinserção Social (DGRS) em Abril onde se podia ler, que esta "'fica advertida que deverá apresentar as peças em Língua Portuguesa e sem erros ortográficos decorrentes da aplicação da Resolução do Conselho de Ministros 8/2011 (...) a qual apenas vincula o Governo e não os tribunais'".

Ainda segundo o Correio da Manhã, a DGRS pediu um esclarecimento ao juiz, tendo este respondido que a "'Língua Portuguesa não é resultante de um tal «acordo ortográfico» que o Governo quis impor aos seus serviços', diz o juiz, acrescentando que 'nos tribunais, pelo menos neste, os factos não são fatos, as actas não são uma forma do verbo atar, os cágados continuam a ser animais e não algo malcheiroso e a Língua Portuguesa permanece inalterada até ordem em contrário'", escreve o Correio da Manhã.

10 comentários:

  1. ahahahah!Adoro!
    Eu qualquer dia volto ao "ph" :)))
    xx

    ResponderEliminar
  2. Eu não escrevo em português.
    Escrevo eu mesmo.
    Fernando Pessoa


    beijo

    ResponderEliminar
  3. Xi, já é o segundo post que vejo sobre a "voz" dada a Rui Teixeira, via CM! Não simpatizo com o sensacionalismo do jornal e o juiz parece-me dado a protagonismos.

    Mas esta discussão dura e dura, como as pilhas do coelho da duracell. Mais de 22 anos a bater na mesma tecla? Assinado por Santana Lopes em dezembro de 1990 e a culpa é do Sócrates? Pois é, há muito que perdi a pachorra de discutir este assunto. Muito menos se a a discussão é "levantada" por "gente" com vontade de armar mais confusão... :)

    Beijocas, Kim!

    ps - vou deixar o endereço do link de uma crónica, à qual achei piada, referindo o tema:
    http://www.ciberduvidas.com/textos/controversias/11083

    ResponderEliminar
  4. Não sigo o Acordo Ortográfico, mas também não me estou a ver a criticar quem o faz...

    ResponderEliminar
  5. Eu percebo que as línguas tenham que ser atualizadas. Basta ir a qualquer museu e verificar escritas antigas para perceber que ela foi evoluindo ao longo dos tempos. Mas há neste acordo coisas que a mim me causam alguma confusão. Por exemplo a retirada dos hifens. Porquê cor-de-rosa passou a ser cor de rosa e cor-de-laranja continua a ser escrita da mesma maneira. E depois há uma série de palavras que passaram a poder escrever-se de duas maneiras e as duas são corretas segundo o programa da RTP.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Efectivamente o caos linguístico instalou-se com este Acordo Ortográfico, eu próprio já fico com muitas dúvidas quando escrevo certas palavras, já não sei se estou a escrever bem se mal...é a confusão total

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Boa noite, o problema vai mais longe do que o AO, quando a média na prova de Português 2013, foi o que foi, a questão não é tirar uns "c" ou "p" e modificar outras palavras, o difícil é escrever bem e corretamente.

    ResponderEliminar
  10. Sou absolutamente contra o acordo ortográfico. Ando há 32 anos a ensinar gente a escrever e agora sou eu quem tem de reaprender?

    Abraço

    ResponderEliminar