29 de novembro de 2010

André Moa - Parabéns Guimoa!

Meu Querido André!
Faz hoje setenta e um anos que ... a Fonte do Moa jorrou um ser extraordinário. Um homem!
Sobram-me as palavras para falar de ti. Mas, não é delas que hoje vou abusar para te abraçar nas manhãs da vida; aquela que tão estoicamente tens sabido prolongar, mesmo sabendo que nada é eterno.
Sabes que és o pólo das atenções duma certa brisa que sopra nas xistosas encostas do teu pátrio Douro, mas o que não vou nunca esquecer é a tenacidade, a persistência, a força, o crer, a luta, o exemplo que tu és.
Tive a pouca graça de tarde te ter conhecido, mas fica-me a ventura de ter agora mais um herói. O Guimoa! O meu! O nosso!

Parabéns meu velho!

26 de novembro de 2010

Raquel Welch - uma senhora de classe

Há muitos anos (quase trinta) em Nova Iorque, junto a um teatro da Broadway, reparei em dois enormes “gorilas” que de guarda- chuva em riste cobriam dos borriços uma senhora e a acompanhavam até uma viatura ali estacionada. Estava a menos de cinco metros dela e associei que devia ser a Raquel pois o teatro donde saía ostentava na fachada um cartaz enorme que dizia: Raquel Welch – the woman of the year. Quase sem ter a certeza que dela se tratava aproximei-me e pedi-lhe um autógrafo. Como não tinha qualquer papel para ela assinar, tirei do bolso o meu livro de cheques e ela assinou na capa do mesmo. Olhei para a assinatura e era mesmo ela.
Algo feliz mas decepcionado, nem queria acreditar. Afinal a Raquel era uma mulher normalíssima e muito distante da imagem que me foi passada através de filmes e fotos eroticamente mundanas. À minha frente estava uma mulher, de gorro enfiado na cabeça, relativamente baixa para aquilo que eu imaginava, sem maquilhagem, sem plumas, sem o biquíni pele de veado que vestia quando filmou “um milhão de anos antes de Cristo”.
Desiludido com a imagem que acabara de ver mas feliz pelo autógrafo senti ter morrido em mim parte da paixão que por ela nutria.
Quando regressei a Portugal mandei emoldurar o autógrafo ao qual juntei uma foto sua e pendurei-o no meu cantinho de recordações na sala da minha casa.
Há dias voltei a reencontrar a deusa do meu imaginário sexual.
No programa da Oprah foi ela a entrevistada do dia. Estava deslumbrante, esta senhora de setenta anos. Possivelmente cheia de plásticas, provavelmente cheia de maquilhagem, mas acima de tudo muito bonita. Erudita. Cheia de classe. Simpatiquíssima. Lindérrima!
A Raquel que me havia deslumbrado quando eu descobria o mundo voltara a mim, que há muito percebera estar a beleza onde a gente a quiser ver.

22 de novembro de 2010

Beira Baixa - meu amor!

Às vezes - é o retorno às origens e aos sabores que nunca esquecemos.
É também o regresso ao mundo que um dia quisemos deixar para trás e dele saudade temos. Ao calor da lareira que enrubesce a face e ao frio que a montanha sopra. Depois é a Gardunha a convidar-me à descoberta da ovnilogia e a caruma à protuberância dos cogumelos a querer romper por entre o húmus que dá vida à vida.

À noite chega então a gula dos míscaros com ovos e demais acompanhamentos, de queijos e azeitonas, que me alteram os valores dos colestróis.
Às vezes - é a apanha da azeitona que este já gasto corpo rejeita e mil tormentos padeceu e a relega duma mente plena de vícios na busca incessante de coisas simples.

Às vezes fica a vontade de lá não ter saído!

19 de novembro de 2010

Nato - cimeira em Lisboa 2010


Sabendo que o Pacto de Varsóvia “é finito” e o bloco soviético cremado foi, quem são os actuais opositores?
Não sendo apologista de quaisquer bélicas movimentações, e julgando-me o mais pacifista do mundo, alinho na pergunta que paira no ar:

- A Nato ajuda a manter a paz no mundo?
E será que o verdadeiro perigo não vem do próprio homem e da sua desmesurada ambição e ódio racial?
O que vai mudar?

17 de novembro de 2010

Parabéns Osvaldo - lá longe ... ao cair da tarde!

Parabéns Osvaldo! As tuas cãs dizem algo, mas é apenas mais um aniversário do sacrossanto cidadão.
É difícil falar de Osvaldo! Ou porque se gosta muito, ou porque se não conhece.
Já correu os quatro cantos do mundo, que eu pensava ser redondo. Logo aí nossas vidas convergem.
Quem se passeia pela blogosfera e com ele convive virtualmente não imagina o homem que está por detrás de cada palavra.
Osvaldo é um homem ligado à cultura, que viveu quase toda a sua vida no Brasil e na Suiça.
Conheci-o quando por aqui navegava entre mares de descoberta e salpicos de empatia. Os meus amigos da Net eram, na sua essência, quase todos amigos de infância e os restantes eram simplesmente mulheres. Depois passaram a ser as mulheres as confidentes dos meus desabafos e aos poucos foram entrando homens como o Osvaldo. Ele foi o primeiro dos amigos virtuais. Cheirava-me a cidadão do mundo, a companheiro de estrada, a peregrino da vida. Apeteceu-me descobri-lo, entrei no seu mundo, fui bem recebido e nele fiquei. E atrás da nossa descoberta, outras almas foram chegando e nada mais foi como dantes.
No seu blogue www.mautristeefeio.blogspot.com ressaltam todas as virtudes ora ditas.

Osvaldo! Eu que sou um homem de paixões eternas, fico emudecido pelo homem que és. Frontal, comedido, pacífico e amicíssimo quanto baste. Tens um mundo de pessoas que contigo vão falando e não te conhecem, mas sabem que há em ti um dom a partilhar. Conhecer-te foi o superávit que arrastou outros seres maravilhosos que acabaram por formar um grupo coeso. Essa foi a tua grande vitória. A minha. A nossa. De ti esperarei sempre aquilo que sei poderes esperar de mim. A reciprocidade é mútua.
E como por detrás dum grande homem há sempre uma grande mulher, um grande beijo para a Ana tua mulher, qual nome de minha mãe.


Meu querido Osvaldo! É difícil não se gostar de ti, mesmo que homem seja!

14 de novembro de 2010

Aung Sang Suu Kyi - Venceu!

Mais que a libertação duma mulher, um hino à liberdade!
A Mandela da Birmânia, resistiu, resistiu, resistiu e venceu.
Agora, esperemos pela futura presidente da República de Myanmar e novamente Prémio Nobel da Paz em 2011.

Contra a opressão, marchar, marchar!

10 de novembro de 2010

Tommy Hilfiger - racista?

A popular apresentadora de televisão e uma das mais poderosas mulheres da América, Oprah Winfrey, num dos seus programas mais recentes, entrevistou Tommy Hilfiger, o desenhador da roupa que tem o seu nome.

No show, Oprah perguntou-lhe se era verdade que ele tinha feito o seguinte comentário:
'Se eu tivesse sabido que os negros americanos, os judeus, os latinos, espanhóis, venezuelanos, cubanos, os argentinos, chilenos, mexicanos, bolivianos, peruanos, brasileiros e os asiáticos comprariam minha roupa, não a teria desenhado tão boa. Desejaria que esse tipo de gente não comprasse a minha roupa, pois ela é feita para gente caucásica, de alta classe... e preferiria dá-la aos porcos...'
Ante a pergunta de Ophra, se ele tinha feito tão crua afirmação, Tommy respondeu com um simples e sucinto SIM.
Admitiu ainda o seu ódio pelos judeus e a sua admiração por Hitler.
Imediatamente, Oprah exigiu-lhe que abandonasse o seu show.






Eu teria feito o mesmo, mas ... não acredito na notícia!

Às vezes - nem tudo o que se diz é verdade! E parece que esta notícia é mesmo mentira.

Todos sabemos que um boato é uma espada de dois gumes. Ou nos leva aos píncaros da glória ou nos arrasta para o mais profundo dos abismos.

Se esta notícia for mentira, as minhas desculpas por ter contribuido para a sua propagação, mas também contribuí com publicidade gratuita.

Se for verdadeira ela é dum despudor desmesurado e nem sequer merece que mais alguém compre as suas roupas, pois não é a cor da pele que define os sentimentos dum ser humano, mas sim a cor da sua alma.

E os humildes são sempre os portadores das mais lindas cores!

8 de novembro de 2010

BEM FICO

Às vezes - irreverência é preciso!
Ando aqui meio louco a finalizar um filme que me tem dado água pela barba. É que, os métodos são artesanais e o filme é longo, logo o PC não aguenta "coisas" tão pesadas.
Todos os meus momentos livres estão virados para a grande metragem. Assim sendo não estranhem se virem por aí um maluquinho agarrado ao PC em tudo quanto é sítio. Vivó o GT!


Entretanto vou lembrar-me de não me esquecer de me lembrar que já me esqueci do que não quero lembrar.
Entretanto, parabéns a quem merece e eu que sei ganhar da mesma maneira que sei perder, BEM FICO.

5 de novembro de 2010

Estádio da Luz - o palco dum leão!

Há muito que o meu amigo JC, velho leão, pensava visitar a nova Catedral.
Conjugou as coisas e deixou para mais tarde o estudo das falas da gravação da novela do dia seguinte.
Lá fomos então os dois.
O camarote esperava por nós, a carne assada fumava e o bacalhau assado cheirava a ataque iminente. Nem tanto era preciso. Os queijos e o presunto já nos chegavam e o prélio já havia começado.
Tudo se conjugava para uma noite perfeita. Não foi mau mas podia ser bem melhor. Ficou a intenção. O resultado não foi 4-4 como pode sugerir a foto, mas no momento o Benfica ganhava por 4-0.
Já regressado a casa e satisfeito com o que vira, JC (sportinguista convicto) desenhou o belo estádio aqui reproduzido e na sua página do Facebook escreveu:

Júlio César ‎... porque não confundo LYON com Leão fui à LUZ, pela primeira vez, assitir a um desafio de futebol e adorei o Estádio. Imponente!
Houve muitos remates e a bola entrou sete vezes. A rapaziada vibrou e eu gostei ! Parabéns Benfica ! :)) Obrigado KIM por me teres proporcionado uma visita guiada com jantar e golos. :)) Abraço verde.
Nota: Esta noite o Sporting não foi tão feliz, mas a passagem à fase seguinte é praticamente certa. Parabéns ao Braga, que venceu em terra alheia e ao Porto que se qualificou para a fase seguinte.

2 de novembro de 2010

Igreja - As bulas da vergonha

Desde sempre a Igreja enveredou por caminhos nada abonatórios relativamente àquilo que apregoa. Desde a evangelização forçada à espadeirada, no achamento de novos mundos, passando pelas fogueiras da Inquisição, até à pedofilia no seu seio, fico siderado com as vergonhas da Igreja.
Para quem não está familiarizado com o nome da palavra BULA e na linguagem mais simplória que me é permitida, apenas digo que BULA era uma autorização da Igreja para poder cometer pecado, a troco do vil metal, como é evidente.

Há quem diga que é um texto falsificado atribuido ao Papa Leão X, mas depois de todos os impensáveis da Igreja, acredito que isto possa ter algo de verdade. Quem não se lembra de na Quaresma se adquirir a BULA para poder comer carne? Eu lembro-me e também a paguei.
Transcrevo apenas alguns dos pontos desse texto.

Pai, perdoai-lhes que "não sabiam" o que faziam!!!
Transcrição do post "A taxa Camarae do papa Leão X" publicado no "Diário Ateísta"

A Taxa Camarae é um tarifário promulgado em 1517 pelo papa Leão X (1513-1521), destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados, a todos quantos pudessem pagar umas boas libras ao pontífice.
Como veremos na transcrição que se segue, não havia delito, por mais horrível que fosse, que não pudesse ser perdoado a troco de dinheiro.
Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem violado crianças e adultos, assassinado uma ou várias pessoas, abortado… desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.

Vejamos alguns do seus trinta e cinco artigos:

1. O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras, 12 soldos.

2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais e não com mulheres, somente pagará 131 libras, 15 soldos.

3. O sacerdote que desflorar uma virgem, pagará 2 libras, 8 soldos.

4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras, 15 soldos.

5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes, pagarão 76 libras e 1 soldo. 6. Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão em consciência 4 libras.

7. A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas, pagará ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com os seus filhos acrescentarão em consciência 6 libras.

11. O marido que tiver dado maus tratos à sua mulher, pagará aos cofres da chancelaria 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, pagará 17 libras, 15 soldos; se o tiver feito com a intenção de casar com outra, pagará um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes será absolvido mediante o pagamento de 2 libras.

12. Quem afogar o seu próprio filho pagará 17 libras e 15 soldos [ou seja, mais duas libras do que por matar um desconhecido (observação do autor do livro)]; caso matem o próprio filho, por mútuo consentimento, o pai e a mãe pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.

15. Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior terá de pagar 131 libras, 14 soldos e 6 dinheiros.

16. O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma só vez, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes.

17. O bispo ou abade que cometa homicídio põe emboscada, por acidente ou por necessidade, terá de pagar, para obter a absolvição, 179 libras e 14 soldos.

18. Quem quiser comprar antecipadamente a absolvição, por todo e qualquer homicídio acidental que venha a cometer no futuro, terá de pagar 168 libras, 15 soldos.

No entanto, para a historiografia católica, o Papa Leão X, autor de um exemplo de corrupção tão grande como o que acabamos de ler, passa por ser o protagonista da «história do pontificado mais brilhante e talvez o mais perigoso da história da Igreja».

(Fonte: Rodríguez, Pepe (1997). Mentiras fundamentais da Igreja
católica.Terramar – Editores, Distribuidores e Livreiros -(1.ª edição
portuguesa, Terramar, Outubro de 2001)